Como funciona o efeito Zenão?

Perguntado por: unogueira2 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

O efeito Zenão é o ato de observar/pensar/focar constantemente naquilo que desejamos, paralisando/congelando, dessa forma, o processo de materialização.

Aristóteles escreve na Física, 239b9 (DK29A25) que Zenão enunciou quatro argumentos contra o movimento, conhecidos como os paradoxos do estádio, de Aquiles e a tartaruga, da flecha voando e das filas em movimento.

Sua filosofia teve como característica principal a formulação de argumentos armados como aporias, ou seja, demonstração de paradoxos que não apresentam outra saída senão a concordância com eles.

Para Zenão os homens alcançam a plena felicidade no momento que renunciam as paixões, as contrariedades e os aborrecimentos. Para alcançarmos essa renúncia devemos viver na apatia, nos conduzindo pelo destino, sem temer nada e sem esperar nada. Sentenças: - O sentido da vida consiste estar de acordo com a natureza.

Zenão de Eleia (490 – 430 a.C) foi um filósofo pré-socrático discípulo de Parmênides e, portanto, integrante do eleatismo. A filosofia de Parmênides, em função da negação do movimento e da multiplicidade da natureza, angariou admiradores e detratores.

Apostolo Zeno (Veneza, 11 de dezembro de 1668 — Veneza, 11 de novembro de 1750) foi um erudito libretista italiano. Foi um dos responsáveis pela chamada "primeira reforma da ópera", iniciada por ele na virada entre os séculos XVII e XVIII e continuada por Metastasio.

Se a tartaruga está em e Aquiles em , Aquiles nunca alcança a tartaruga, pois no momento em que Aquiles chega em a tartaruga estará em algum ponto adiante, e quando Aquiles chega em a tartaruga estará em algum ponto adiante, e assim por diante ad infinitum, e a tartaruga estará sempre à frente.

Zenão buscava defender as ideias de seu mestre, atacando a ideia de pluralidade e de movimento. Sua estratégia era supor a tese que queria atacar, por exemplo a pluralidade de pontos em uma reta, e daí deduzir uma consequência que contradissesse sua suposição, levando assim a uma redução ao absurdo.

Zenão de Eleia, um dos pré-socráticos mais célebres, defendeu as teorias monistas de Parmênides, seu mestre. A escola eleática tem o seu nome derivado de Eleia, cidade ao sul da Itália onde se situaram seus principais pensadores: Parmênides, Zenão e Melisso.

O PARADOXO DE AQUILES E A TARTARUGA
Aquiles nunca pode alcançar a tartaruga; porque na altura em que atinge o ponto donde a tartaruga partiu, ela ter-se-á deslocado para outro ponto; na altura em que alcança esse segundo ponto, ela ter-se-á deslocado de novo; e assim sucessivamente, ad infinitum.

O filósofo pré-socrático Zenão de Eleia é conhecido por seus paradoxos que, por meio da contradição, buscavam desconstruir conceitos como o movimento e a pluralidade dos seres.

O Deus dos estoicos não cria o mundo em sete dias, não expulsa ninguém do paraíso, não muda de ideia e tenta afogar toda a humanidade, não sente ... O Estoicismo, baseado numa ética rigorosa de acordo com a leis da natureza, assegurava que o universo era governado por uma razão universal divina (Logos Divino) ...

O estoicismo foi fundado no século 3 a.C. por Zeno, um rico mercador da cidade de Cítio, no Chipre. Após sobreviver a um naufrágio em que perdeu tudo o que tinha, Zeno foi parar em Atenas. Ali, conheceu as filosofias de Sócrates, Platão, Aristóteles e seus seguidores.

Sobre a maneira como a filosofia foi pensada, Zenão dividiu o Estoicismo em três principais áreas do conhecimento: Física, Lógica e Ética. A Física seria a matéria que estuda a natureza. Não apenas as leis físicas da natureza, mas toda a divindade que a natureza tinha para os gregos antigos.

O PARADOXO DO ESTÁDIO
Por outras palavras, se admitirmos que o espaço é infinitamente divisível e que, portanto, qualquer distância finita contém um número infinito de pontos, chegamos à conclusão de que é impossível alcançar o fim de uma série infinita num tempo finito.

Para defender a doutrina de seu mestre. Com eles pretendia demonstrar que a própria noção de movimento era inviável e contraditória.

The Anti-Spiral ou também conhecido como o Rei Anti-spiral, é o lider e a consciência coletiva da raça Anti-spiral e o verdadeiro antagonista da série.

A história de amor de Aquiles por Polixena conta a paixão irracional do grego pela troiana, que aquele conheceu na altura do resgate do corpo do troiano. Aquiles, que tinha vingado a morte do amigo Pátroclos, com a morte de Heitor, recusava-se a devolver o corpo do troiano à família.