Como funciona o documento digital?

Perguntado por: inunes . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

O CRLV Digital é o atual formato de documento veicular no Brasil. Ele é emitido após o pagamento da taxa de licenciamento anual e tem validade de 1 ano, segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Em 2020, os Detrans deixaram de emitir o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) em papel moeda.

A identidade Digital (DNI) é um documento de identidade que possui uma versão digital. Essa versão digital é responsável por reunir outros diversos documentos em um único lugar, com o intuito de facilitar o dia a dia do cidadão.

Na prática, é bem simples, todo documento emitido de forma digital deve ser aceito pelas autoridades e estabelecimentos cuja apresentação de um determinado documento seja necessária.

Pode vir a blitz: versões digitais da CNH e do CRLV valem tanto quanto os documentos de papel. Imagine ser parado numa blitz e não estar com o documento do carro nem com a carteira de habilitação. Trata-se de infração com multa de R$ 88,38, mais 3 pontos na carteira.

Veja quais são:

  • Carteira Digital de Trânsito (CNH Digital) O aplicativo CNH Digital foi a primeira identificação civil com representação digital válida por todo o Brasil. ...
  • Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) ...
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital) ...
  • Título de eleitor (e-Título) ...
  • RG.

A CNH, o CRLV e o Título de eleitor, são alguns dos documentos que já podem ser usados digitalmente, facilitando o dia-a-dia do cidadão. Saiba mais sobre os documentos que já tem a sua versão digital e sobre o que ainda está por vir. A CNH Digital já está completando 1 ano.

Como acessar o RG digital no aplicativo GOV.BR
O cidadão deve baixar o app GOV.BR nas lojas de aplicativos disponíveis para sistemas operacionais iOS ou Android. Após inserir o usuário e a senha no aplicativo, aparecerá uma tela inicial com o ícone 'Carteira de documentos'.

A emissão do licenciamento será realizada em até 7 dias, após o pagamento da taxa de licenciamento e de eventuais débitos pendentes (IPVA, DPVAT e multas).

Afinal, caso você seja abordado e não esteja com o documento em dia, a consequência (conforme inciso V do Art. 230 do CTB) é multa, adição de 7 pontos na CNH e apreensão do veículo. Além disso, é fundamental não apenas fazer o licenciamento 2023, mas também estar em posse do CRLV-e enquanto dirige.

Já um documento digital é um documento eletrônico caracterizado pela codificação em dígitos binários e acessado por meio de sistema computacional. Assim, todo documento digital é eletrônico, mas nem todo documento eletrônico é digital.

Como acessar a carteira de identidade digital: Após inserir o usuário e a senha no aplicativo Gov.br, aparecerá uma tela inicial com o ícone 'Carteira de documentos'. A partir daí, basta clicar no botão '+', escolher 'Carteira de Identidade' e ir em "Adicionar Documento' para ter acesso.

Sim. O seu RG DIGITAL é um documento de identidade válido em todo o território nacional, conforme a Lei Federal 7.116, de 29 de agosto de 1983 e Decreto Federal n 9.278 de 05 de fevereiro de 2018, bem como da Portaria Dipol-109, de 10-08-2020.

Um documento eletrônico que possui Certificação Digital tem garantia de autenticidade de origem e autoria, de integridade de conteúdo, de confidencialidade e de irretratabilidade, ou seja, de que a transação, depois de efetuada, não pode ser negada por qualquer das partes.

Já sobre o CRLV, o órgão indica a Resolução nº 720, de 7 de Dezembro de 2017, que institui o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico. O Denatran também explicita que o agente fiscalizador é obrigado a aceitar ambos os documentos em suas versões digitais.

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo

A partir desta quarta-feira (1º), será iniciada a exigência do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) referente ao ano de 2021 será cobrado em fiscalizações de trânsito.

Proprietários de veículos registrados em Minas Gerais devem ficar atentos ao prazo de exigência do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). A partir de 1° de junho, o CRLV referente ao ano de 2021, será o documento válido para comprovar a regularidade do veículo durante as fiscalizações de trânsito.

A carteira de trabalho digital pode não ser aceita, já que é obrigatório a apresentação de um documento oficial com foto, na versão física pois no momento da prova não é possível utilizar o telefone celular.