Como funciona o diagrama TTT?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Os Diagramas TTT são produzidos por meio do exame metalográfico de corpos de prova que foram mantidos durante determinado tempo em diferentes temperaturas entre os pontos de transformação microestrutural do aço.

Quando uma curva de resfriamento cruza a curva TTT a transformação ocorre na região assinalada por um serrilhado. A determinação da estrutura é feita analisando-se em região da curva TTT ocorreu a transformação.

Portanto, os principais fatores que podem modificar a posição da curva em C são: composição química; tamanho de grão da austenita.

Para resfriamentos contínuos, mais comumente encontrados que os resfriamentos isotérmicos, foram desenvolvidos os diagramas TRC. Neste diagrama, ao contrário do TTT onde a estrutura obtida é mais uniforme, o material apresenta uma mistura de microestruturas.

O diagrama de fases é composto por três partes. Cada uma delas divide os pontos onde podemos encontrar as substâncias nos estados físicos da matéria, que são o sólido, o líquido e o gasoso. Na maioria das vezes, o diagrama possui dois eixos.

O diagrama é dividido em três regiões, que representam o estado sólido, líquido e vapor. Os pontos das linhas que delimitam essas regiões indicam os valores de temperatura e pressão que a substância pode estar em dois estados.

O tratamento térmico provoca mudanças nas propriedades mecânicas do aço. Essas mudanças dependem de três fatores: • temperatura de aquecimento; • velocidade de resfriamento; • composição química do material.

Tratamento térmico pode ser definido como o aquecimento ou resfriamen- to controlado dos metais feito com a finalidade de alterar suas propriedades físicas e mecânicas, sem alterar a forma do produto final.

O principal objetivo do tratamento termoquímico é aumentar a dureza e a resistência ao desgaste superficial, porém deixando o meio da peça tenaz para que possa ter outras aplicações, como o aumento da resistência da peça à fadiga e à corrosão (SILVA e MEI, 2010).

A faixa de temperatura utilizada no processo de têmpera varia conforme o teor de carbono. Os meios de resfriamento mais usados são: água, óleo, solução salina aquosa e solução aquosa de polímeros.

As fases de tratamento térmico

  • aquecimento.
  • manutenção da temperatura.
  • resfriamento.

Definição: Consiste em aquecer o aço até o campo austenítico, manter durante certo tempo (encharque) e, em seguida, resfriar rapidamente visando a transformação Martensítica.

A Perlita Expandida Grossa é um aditivo mineral, um excelente condicionador de solo que permite maior oxigenação e menor retenção de líquidos em seus cultivos, mantendo ótimos níveis de umidade e temperatura, permitindo uma rápida germinação e aumentando a capacidade de aderência das raízes.

Conforme citamos, o tratamento térmico é um ciclo de aquecimento e resfriamento realizado nos metais. Tem o objetivo de modificar as propriedades físicas e mecânicas do produto sem interferir na sua forma.

A temperatura crítica do aço é o que permite o tratamento térmico de têmpera. Essa temperatura de transformação do aço é muito importante para nortear diferentes tipos de tratamentos térmicos e seus processos de aquecimento e resfriamento do metal.

Efeito do tempo no revenimento
O revenimento é um processo que ocorre por difusão e portanto o tempo tem função importante. Dependendo da massa da peça, uma vez fixada a temperatura de revenimento, o tempo terá que ser suficiente para que a peça seja revenida adequadamente.

O diagrama de fases é um gráfico que relaciona a pressão e a temperatura para determinar qual o estado físico de uma substância. Nesse caso, com um ponto cartesiano A(x,y) pode-se afirmar qual se o composto está sólido, líquido ou gasoso.

O diagrama de fases é um gráfico utilizado para indicar as condições de temperatura e pressão necessárias para obter uma substância em um determinado estado físico (sólido, líquido ou gasoso). O eixo x (horizontal) contém os valores de temperatura, e o eixo y (vertical) contém os valores de pressão.

Elementos básicos em um diagrama de seqüência:

  • Atores.
  • Objetos e classes.
  • Mensagens.
  • Linhas de vida e focos de controle.
  • Criação e destruição de objetos.
  • Iterações.

O ponto crítico (C) indica pra nós qual é a condição para que a divisória entre líquido e vapor desapareça, ou seja, a partir desse ponto teremos a substância no estado gasoso. Assim teremos uma única fase uniforme.

O diagrama de fases é um modelo gráfico utilizado para medir as diferentes temperaturas e pressões em que ocorrem as mudanças de estado físico. Com esse diagrama também é possível determinarmos as faixas de temperatura e pressão em podemos encontrar 2 ou 3 estados físicos em equilíbrio, chamado de ponto triplo.