Como funciona o detector de radiação?

Perguntado por: rresende . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Um detector de radiação consiste essencialmente na criação de um sinal eléctrico resultante da interacção da radiação com a matéria, neste caso presente no detector. Usado principalmente quando se deseja detectar uma taxa média de ocorrência de eventos (ex: Câmara de ionização).

Contador Geiger
Este é o detector de radiação mais conhecido. Também é chamado de Contador Geiger-Müller. Foi desenvolvido em 1908 por Johannes Hans Wilhelm Geiger (1882-1945), físico alemão, e aperfeiçoado pelo também físico alemão Walther Müller (1905-1979).

- 1.000: hemorragia. - 4.000: possível morte no prazo de dois meses, se a vítima não receber tratamento. semanas. - 20.000: danos ao sistema nervoso central, perda de consciência em questão de minutos e morte no prazo de horas ou dias.

O aplicativo, “Radioactivity Counter”, foi concebido com a finalidade de medir a taxa de exposição de uma pessoa à radiação. Com esse dispositivo é possível detectar, com precisão, doses em microgray por hora (uGy/h).

O gray foi definido, então, em 1975, pela Conferência Geral de Pesos e Medidas, onde 1 gray é definido sendo igual a 100 rad.

Resposta verificada por especialistas
A alternativa correta são os detectores e Geiger Muller é um dispositivo que permite detectar radiações ionizantes.

Geralmente a máxima profundidade de alcance desses detectores variam de 50 cm a 150 cm, dependendo somente da dimensão do objeto enterrado. Estes detectores de metais são chamados de Hobby ou Passatempo, pois procuram por objetos que deixaram cair, se deixaram cair, então estão rasos.

Emprega como dosímetro um material termoluminescente (TL) que, quando aquecido e após ser expostos à radiação ionizante, apresenta a propriedade de emitir luz proporcionalmente à dose de radiação que receberam ao longo de um determinado período de exposição, um fenômeno físico conhecido como radiotermoluminescência, ou ...

Há exatos 35 anos, em 13 de setembro de 1987, ocorreu na capital de Goiás o maior acidente radioativo da história do país — e um dos maiores do mundo.

Os raios gama são os mais perigosos. Atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer.

A descontaminação de pessoas que entram em contato com material radioativo é feita de acordo com o nível da contaminação. Se a contaminação não for alta, é realizado um processo de lavagem do corpo da pessoa com a utilização de água, sabão e vinagre.

Quais são os efeitos imediatos da exposição à radioatividade? Exposição a níveis moderados de radiação - acima de um gray (a medida padrão da dose absorvida pelo corpo) - podem resultar em náusea e vômitos, seguidos de diarreia, dores de cabeça e febre.

Embora celulares emitam radiação, as ondas de rádio, de TV e de fornos micro-ondas também são consideradas formas de radiação. Em comum, estes 4 tipos são o que a ciência chama de radiação não ionizante.

Por ano, a dose média de radiação natural é de 2,4 mSv (milésimos de Sievert, unidade que mede os efeitos biológicos da radiação).

Detector de radiação é um dispositivo que, colocado em um meio onde exista um campo de radiação, seja capaz de indicar a sua presença. Existem diversos processos pelos quais diferentes radiações podem interagir com o meio material utilizado para medir ou indicar características dessas radiações.

Detectores de radiação: recebem a radiação incidida e a transforma de forma que possamos quantificá-la. Monitor de radiação : A integração entre um detector e um sistema de leitura (medidor), como um eletrômetro ou a embalagem de um detector.

Limites de dose
Sem prejuízo, a autoridade competente pode autorizar uma dose efetiva que pode atingir 50 mSv num mesmo ano, desde que a dose média anual ao longo dos cinco anos consecutivos, incluindo os anos em que o limite foi excedido, não seja superior a 20 mSv.

O detector de metal pode pegar vários tipos de material, como moedas e jóias. E os modelos profissionais conseguem buscar até mesmo ouro e minério, por exemplo, e servem pra te ajudar a encontrar pepitas pequenas.

Ouro, prata e bronze são alguns dos 'tesouros' que o detector de metais pode captar, porém, há muitos outros. Entenda mais sobre as funcionalidades dos detectores e surpreenda-se!

Sempre lembrando que os detectores de metais podem detectar apenas objetos metálicos. Sejam metais ferrosos (os quais contem ferro – ex.: aço, ferro) ou metais não-ferrosos (ex.: ouro, prata, alumínio, cobre, bronze, chumbo).