Como funciona o Coringa no pife?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Cada rodada é um jogo, ou seja, quem completou a sequência ganha e recomeça a partida. E outra regra: o curinga é exclusivo da Cacheta. No Pife, essa carta deve ser retirada do baralho.

Obs: Curinga somente nas sequencias, valendo também 2 curingas e uma carta normal. Bater o Jogo: O jogador que primeiro conseguir montar jogos com todas as suas cartas ganhará a partida, devendo sobrar uma carta, além das 9 cartas, para descarte.

Além das temáticas, existe, no baralho, o Coringa. O Coringa pode substituir qualquer carta, sendo que só é possível utilizar um deles por trinca.

Curinga. Carta que pode substituir qualquer carta em uma sequência ou trinca. Só pode usar um curinga por jogo.

O objetivo do jogador é formar jogos com as cartas que receber ou comprar e descartá-las todas antes dos demais jogadores. Os jogos podem ser combinações de três ou mais cartas, em trincas (três cartas do mesmo valor e de naipes diferentes) e seqüências (três ou mais cartas seguidas, do mesmo naipe).

Curinga ou jóquer, também conhecido como coringa ou melé em algumas regiões, é a carta do baralho que, em certos jogos, muda de valor conforme a combinação de cartas que o jogador tem em mãos.

O Joker não possui um valor predeterminado no baralho, podendo adotar diferentes usos dependendo do jogo em que seja utilizado. Um baralho regular pode apresentar dois curingas, três nos baralhos alemães ou nenhum em outros casos.

Para além destas 52 cartas, baralhos comerciais geralmente incluem dois coringas. Em muitos jogos, os coringas não são usados. Os coringas são geralmente distinguidos pela cor.

Uma sequência é constituída por 3 cartas do mesmo naipe, mas com valores em sequência (é permitida também a sequência Q K A). Por exemplo: Após a distribuição das cartas, cada jogador analisa e organiza as suas e aposta uma “vida”. Ao final de cada rodada, o vencedor recolhe as duas “vidas” apostadas.

As cartas +4 não podem ser combinadas com outro +4 para somar oito cartas a serem compradas pelo o próximo jogador. Desta maneira, se você tiver a infelicidade de receber um +4, só lhe resta aceitar, comprar suas quatro cartas e esperar até que possa jogar de novo.

O curinga ou curingão jogado na mesa (lixo) tranca o jogo. Cada jogo baixado na mesa aceita apenas um curinga, mas, poderá ser colocado no mesmo jogo um curinga do mesmo naipe, valendo como a posição 2 (dois) e, somente neste caso, aceita colocar mais um curinga ou curingão neste jogo.

- Após a quarta ou quinta rodada (conforme o número de jogadores), o jogador com o menor número de pontos será o vencedor. CORINGA = 20 J Q K = 10 2 a 10 = Valor correspondente ao mesmo número da carta Ex: 3=3, 9=9 e 10=10.

O coringa pode ser colocado em cima do monte do jogador para protegê-lo de ser roubado, e dura até que outra carta seja colocada por cima do monte.

Artigo 8º - O jogador só poderá trocar os 3 vermelhos do morto caso hajam cartas na mesa para comprar. Não havendo cartas suficientes, o jogo acaba e os 3 vermelhos que sobrarem na mão do jogador serão contadas como cartas normais. Artigo 9º - O 3 preto tranca as cartas da mesa.

O coringa pode ser descido a qualquer hora na vez, menos em jogo que já tenha coringa. O descarte do coringa não tranca o jogo, e poderá ser aproveitado pelo jogador seguinte desde que o mesmo possua nas mãos um par ou uma sequência.