Como funciona o cérebro de uma pessoa introvertida?

Perguntado por: lguterres . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Parecem existir algumas diferenças no cérebro; os introvertidos têm uma menor ativação dos circuitos de recompensa no cérebro do que os extrovertidos e uma maior sensibilidade a estímulos aversivos, o que explica serem menos interessados pelo mundo exterior e aprenderem melhor as regras sociais.

Segundo a especialista, uma pessoa introvertida é alguém que tem uma preferência por ficar sozinha. “O indivíduo acaba tendo uma disposição maior para atividades solitárias, como ler livros, por exemplo. E isso não é porque ele tem algum problema em estar com outras pessoas ou tenha medo de socializar.

Os introvertidos tendem a pensar nos problemas, processar seus afetos e resolver desafios antes de interagir com os outros. Além da preferência por atividades solitárias em vez de sociais, é mais auto-suficiente. As pessoas geralmente ficam surpresas quando se encontram com um introvertido.

Segundo ele existem quatro tipos de introversão: social, reflexivo, ansioso e contido. E muitos introvertidos são uma mistura dos quatro tipos, em vez de demonstrar um tipo sobre os outros.

Ser introvertido possui suas vantagens, como: Facilidade de ter foco e concentração. Atenção nos detalhes, fazem um trabalho minucioso e preciso. Capacidade de observar e ouvir com atenção.

A pessoa introvertida costuma fazer auto-análises, observar as suas reações diante de acontecimentos e repensar suas atitudes. Em geral, são pessoas que dão muita atenção aos seus pensamentos e sentimentos e à maneira como se sentem diante das situações que vivem.

Ser introvertido não é um problema
O que acontece é que algumas características podem ser predominantes, razão pela qual podemos nos classificar como introvertidos ou extrovertidos. Ninguém precisa mudar ou alterar sua personalidade, principalmente por qualquer tipo de pressão da sociedade.

Os 5 segredos de introvertidos felizes

  1. Crie um cronograma amigável para Introvertidos. O cérebro de um introvertido é diferente de um extrovertido. ...
  2. Cultive algumas amizades próximas. ...
  3. Arranje tempo para pesquisar e pensar. ...
  4. Trabalhe de acordo com sua personalidade. ...
  5. Aprenda a estar confortável em sua própria pele.

Imagine que você é uma pessoa que se sente tímida em situações sociais. Ou seja, você sente uma ansiedade antecipatória, quando chega perto de uma situação social, mas também prefere fazer coisas sozinho. Aí seria o caso de você ser um tímido e introvertido.

Não fique em nervos caso ele não responda a um estimulo social seu, de uma forma que diferente da que esperava. Eles adoram um tempo sozinho e caso ela queira passar um tempo com outra pessoa, pode saber que ele realmente quer. Não acredite que ele está sendo obrigado ou coisa do tipo.

O cérebro das pessoas introvertidas funciona de outra forma. Por isso seus relacionamentos amorosos costumam ser mais delicados: com muito menos palavras, mas com alguns “amo você” mais sinceros e profundos. São personalidades capazes de se conectar com o ser amado de uma forma muito mais intensa, quase mágica.

Mudar de introvertido para extrovertido pode ser extremamente difícil (ou até impossível), mas há coisas que os especialistas acreditam que você pode fazer para fazer mudanças reais e duradouras em aspectos de sua personalidade.

Para se relacionar com uma pessoa introvertida, escolha temas inteligentes e profundos. Sem dúvida, o ideal é comentar com essa pessoa sobre interesses em comum de vocês, como livros, série de televisão, metas, projetos… Valores que possam uni-los.

Introvertidos sabem o que eles gostam e não gostam. Eles estão profundamente conectados com seus valores e sabem o que eles querem da vida. Essa auto-confiança forte os torna mais atraentes, sofisticados, e desejáveis.

"A timidez está ligada ao medo, enquanto que a introversão é apenas uma preferência por ficar só, não implica nervosismo ou ansiedade", diz ela.

A principal diferença entre ser um introvertido e ser antissocial é que os introvertidos são engajados socialmente (de uma forma que se sinta confortável para eles), enquanto aqueles que são antissociais preferem não ser.

A maior desvantagem de ser introvertido está relacionada ao julgamento do outro. Por possuir facilidade em ficar sozinha, ser mais introspectiva e reflexiva, a pessoa introvertida é, muitas vezes, julgada como arrogante, estranha, antissocial, coisa que, definitivamente, ela não é.

Pós-pandemia: como se socializar novamente se você for...

  1. Faça no seu próprio ritmo. ...
  2. Faça um plano e cumpra-o. ...
  3. Abrace novos limites. ...
  4. Diga como você está se sentindo. ...
  5. Repensar as obrigações pré-pandêmicas. ...
  6. Prepare-se para ter melhores conversas. ...
  7. Abrace o constrangimento.