Como funciona o aplicativo 190?

Perguntado por: omoura . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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O aplicativo 190 da Polícia Militar ganhou uma funcionalidade para agilizar o atendimento em escolas. Agora, quem acessar o aplicativo encontra um botão chamado “segurança escolar”, que serve para denunciar uma ocorrência que esteja acontecendo em uma unidade de ensino.

Onde solicitar: No Batalhão de Polícia Militar responsável pelo policiamento de sua cidade. Para encontrar o endereço do Batalhão mais próximo à sua casa, acesso o site.

  1. POLÍCIA MILITAR. 190.
  2. BOMBEIROS. 193.
  3. POLÍCIA CIVIL. 197.
  4. DISQUE DENÚCIA. 181.

Por uma lei federal de 2008, o cidadão não poderia esperar mais do que um minuto na linha. As empresas que descumprirem as normas estarão sujeitas a multas que podem ir de R$ 200 a R$ 3 milhões, conforme a gravidade do caso.

III – COMO DENUNCIAR:
As denúncias podem ser feitas pelo telefone 156, pelo Portal SP156 ou nas Praças de Atendimento das Subprefeituras.

Aplicativo que, a partir da seleção de um serviço da Polícia Militar do Estado de São Paulo, fornece a localização e traça rota para as unidades mais próximas, com respectivos telefones e e-mail, levando em consideração a localização do usuário ou um endereço informado.

Toda vez que a pessoa tiver uma emergência, ela terá que enviar um torpedo para o 190. Os atendentes do COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar) irão responder que a mensagem foi recebida e pedir para que a pessoa aguarde instruções.

Como acionar
Basta ligar para o número 190 e relatar o ocorrido; Por aplicativo: Baixe o app nas lojas Play Store (Android) e App Store (iPhone)

Dicas: Aconselha-se não exigir da Polícia Militar (do policial) a identificação no “calor da emoção” ou durante a ação Policial. Espere alguns instantes até que seja concluída a abordagem por parte da PM. - As interjeições para dirigir-se a um representante do BPM em ação podem ser “policial” ou “soldado”.

O agente não pode atirar contra quem foge de blitz, salvo se em legítima defesa. Todo policial deve estar identificado por meio da farda, com nome visível na frente. Qualquer pessoa abordada tem direito de saber o nome do policial e o motivo da abordagem. Não há lei que proíba filmagem em abordagem policial.

Serão dois aplicativos, o "190 SP" e "Bombeiros Emergência 193". Para utilizá-los, é preciso fazer um cadastro com nome completo, telefone, email e CPF. Após a validação, o cidadão já poderá informar ocorrência e conformar a localização para carros da PM ou dos bombeiros.

Basta ligar para o número 190 e relatar o ocorrido; Por aplicativo: Baixe o app nas lojas Play Store (Android) e App Store (iPhone)

Caso você esteja acessando o serviço 190 da chamada rápida experimente digitar o número manualmente, ou vice-versa. Se isso não funcionar, olhe nas configurações de chamada do seu celular se por acaso está ativa a função 'Chamada fixa'. Essa função permite o usuário limitar chamadas apenas os números que ele permitir.

Este serviço centralizado permite que qualquer pessoa forneça à polícia informações sobre delitos e formas de violência, com absoluta garantia de anonimato. As denúncias também podem ser feitas pelo serviço telefônico 181.

OCORRÊNCIA POLICIAL NÃO ATENDIDA – INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. Comprovada a omissão do Estado pelo fato de a Polícia Militar não ter adotado as providências necessárias para evitar o cometimento de crime, impõe-se o dever de indenizar.

As denúncias podem ser feitas através do Centro Integrado de Operações (Ciop) pelo 190 ou, em casos de denúncia anônima, pelo Disque-Denúncia pelo atendimento convencional, 181 ou pelo WhatsApp 91 98115-9181, além do formulário e chatbot presentes no site segup.pa.gov.br.