Como funciona o anticoncepcional Siblima?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Siblima é um contraceptivo oral que combina dois hormônios, o etinilestradiol e o gestodeno. Os contraceptivos orais combinados, que possuem dois hormônios em sua composição, agem por supressão das gonadotrofinas, ou seja, pela inibição dos estímulos hormonais que levam à ovulação.

Siblima® (gestodeno, etinilestradiol) é indicado na prevenção da gravidez. Embora tendo eficácia bem estabelecida, há casos de gravidez em mulheres utilizando contraceptivos orais.

Vaginite (inflamação na vagina), incluindo candidíase (infecção causada pelo fungo Candida); alterações de humor, incluindo depressão, alterações de libido, nervosismo, tontura, náuseas (enjoo), vômitos, dor abdominal, acne, dor das mamas, aumento da sensibilidade das mamas, aumento do volume mamário, saída de secreção ...

A menstruação não veio na pausa
Se a menstruação não descer no intervalo do anticoncepcional, isso não é motivo para se preocupar. Aliás, muitas mulheres nem fazem a pausa, emendam uma cartela na outra (depois de conversar com o médico sobre isso, claro).

Na verdade, a pílula pode ser iniciada em qualquer momento do ciclo.

Quais são os sinais de que o anticoncepcional faz mal à sua saúde?

  1. Alterações no fluxo menstrual. ...
  2. Perda de libido. ...
  3. Redução na lubrificação vaginal. ...
  4. Inchaço e sensibilidade nas mamas. ...
  5. Anticoncepcional faz mal ao sistema cardiovascular. ...
  6. Diversos sintomas físicos. ...
  7. Aumento na quantidade de espinhas. ...
  8. Alterações no humor.

Não há sintomas que assegurem que o anticoncepcional esteja fazendo efeito no presente. O ideal é não esquecer das doses e utilizar outros métodos contraceptivos caso haja esquecimento, passe mal ou e tome algum remédio que possa cortar o efeito do anticoncepcional.

Lista de anticoncepcionais com baixa dosagem hormonal

  • Norestin.
  • Cerazette.
  • Nactali.
  • Juliet.

Para uma minoria de pessoas, anticoncepcionais hormonais podem causar um aumento de peso. Para a maioria das pessoas pílulas hormonais combinadas, adesivos e o anel não parecem causar aumento de peso e o DIU também não causa aumento de peso.

Se a paciente se esquecer de tomar um comprimido de Siblima® e lembrar dentro de até 12 horas da dose usual, deve ingeri-lo tão logo se lembre. Os comprimidos seguintes devem ser tomados no horário habitual.

Os 4 comprimidos verdes não contêm substâncias ativas e são chamados de comprimidos placebo. Sua chance de engravidar depende de quão bem você segue as instruções para tomar suas pílulas anticoncepcionais.

Mudanças nos níveis de estrogênio podem explicar porque algumas pessoas apresentam sintomas depressivos com mais frequência na fase pré-menstrual, pós-parto e pré-menopausa (6). Os anticoncepcionais hormonais podem alterar o nível natural dos hormônios no seu corpo e possivelmente causar mudanças na sua saúde mental.

Gestodeno + Etinilestradiol Cifarma 0,075mg + 0,03mg, caixa com 63 comprimidos revestidos.

Em geral, você precisa tomar a pílula por um período ente 7 e 19 dias antes de estar realmente protegida. E isso vale para o primeiro ciclo, porque se você toma certinho, todos os dias no mesmo horário, a partir do segundo ciclo você estará protegida até durante a pausa do medicamento (se for do tipo que tem pausa).

como saber se a menstruação vai descer? confira 6 sintomas

  • 1 - dor de cabeça. ...
  • 2 - mudança repentina de humor. ...
  • 3 - inchaço nos seios e retenção de líquido. ...
  • 4 - aparecimento de espinhas. ...
  • 5 - cólica e seus efeitos colaterais. ...
  • 6 - mudança na cor da secreção natural.

É possível engravidar na pausa do anticoncepcional se o medicamento não for utilizado de maneira correta ao longo do mês. Quando a mulher faz o uso correto da pílula anticoncepcional, a ovulação é bloqueada, reduzindo quase a zero a possibilidade de uma gravidez.

Será que é possível engravidar tomando anticoncepcional? E para surpresa de quem usa esse método bem eficaz a resposta é sim! Quem toma anticoncepcional pode sim engravidar1. Claro que quem toma religiosamente em dia e tem condições normais de saúde não engravida com anticoncepcional.

O sangramento de privação é geralmente mais leve e ligeiramente diferente da menstruação que você tinha antes de tomar a pílula. Algumas pessoas sofrem apenas um sangramento muito leve ou não sangram durante os dias de pílulas de placebo. É provável que o seu sangramento durante a pílula mude ao longo do tempo.

O que pode ocorrer são nos casos em que é feita a troca de método contraceptivo ou até mesmo de medicamento devido a preferência e adaptação do organismo. Nessa fase pode haver um tempo para o corpo se identificar com a nova maneira de prevenção, e com isso é recomendado o uso do preservativo”, explica a ginecologista.