Como funciona licença OEM Windows?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

A licença do Windows ou Office na versão OEM é o tipo de licença que precisa estar necessariamente ligada a um único computador. Na prática, isso significa que, se por algum motivo você não quiser mais usar aquele PC, você não poderá mais usar a mesma chave do Windows e/ou Office no novo computador.

Licenciamento FPP (Compra de software em caixinha a partir de 1 unidade) Licenciamento OPEN (Somente para empresas com 5 ou mais computadores) Licenciamento OEM (Economia na compra de Computador + Licença juntos)

As licenças digitais estão associadas ao hardware (computador) e vinculadas à sua conta da Microsoft (hotmail, live, outlook e etc). Sendo assim, não há nada que você precise encontrar no PC. Basta conectar seu computador à Internet e logar na conta Microsoft.

OEM é a sigla de Original Equipment Manufacturer , ou “Fabricante Original do Equipamento”, em português. OEM são produtos fabricados especialmente para grandes empresas, eles não são destinados ao consumidor final e por isso geralmente possuem um custo bastante inferior aos encontrados nas lojas.

Infelizmente isso não é permitido. As regras de licenciamento da Microsoft não permite a migração de licenças OEM para outro computador. Uma simples troca de placa-mãe já anula a licença.

Após clicar em “Baixe o Windows 10”, o usuário será levado até a Microsoft Store, onde irá conferir o valor e efetuar a compra – atualização para PRO está R$ 779,99. Após a compra, já poderá ser instalado o Windows utilizando a key original.

Suporte do Windows dura dez anos
Para cada versão do seu sistema operacional, a Microsoft oferece um mínimo de 10 anos de suporte. São pelo menos cinco anos de suporte mainstream e cinco de suporte estendido.

Essa mensagem aparece duas semanas antes da data para expirar. Se o usuário não fizer nada até expirar, o Windows não será mais atualizado, além de não inicializar praticamente nenhum serviço.

Iremos explicar abaixo algumas dessas modalidades:

  • Microsoft Open License.
  • Full Package Product (FPP)
  • Eletronic Software Delivery (ESD)
  • Microsoft Open Value.
  • Microsoft Open Value Subscription.

As abreviações querem dizer: OEM: Irá ser ativado automaticamente se instalar a mesma versão em um equipamento original. STD: vem de standard ou padrão. É um arquivo iso para quem possui sua própria chave de licenciamento.

Porém, NÃO é possível ATIVAR duas vezes a mesma chave do produto. Isso infringe os termos do acordo de licenciamento (EULA) e é caracterizado como pirataria. Por que não? Quando você ativa uma cópia do Windows, são coletadas algumas informações sobre o seu hardware.

É importante lembrar também que o Windows 10 é de graça, mas tem algumas limitações, como trocar o Wallpaper, por exemplo. Esse recurso só está disponível na versão paga.

2. O upgrade é realmente gratuito? Sim, para todos os usuários do Windows 10. Desde que seu computador seja compatível, você poderá atualizar o sistema operacional sem nenhum custo adicional de licenciamento.

OEM é uma sigla para "Original Equipment Manufacturer" que, em tradução livre, significa "Fabricante Original de Equipamento”. O termo é usado para designar fabricantes que montam e desenvolvem produtos para outras empresas, que os vendem com o seu próprio nome ou os adicionam aos seus próprios equipamentos.

OEM vem só o processador sem caixa. Nos AMD BOX é obrigatório usar o cooler incluso para usar a garantia, é oq está escrito na caixa.

A sigla OEM significa “Original Equipment Manufacturer”, que em português quer dizer “Fabricante Original do Equipamento”. Produtos com o “selo” OEM não são fabricados para a venda direta ao consumidor. Esses itens são produzidos especialmente para montadoras.

As chaves OEM do Windows não são transferíveis. Essas são as chaves utilizadas pelos fabricantes para incluir nos computadores pré-montados. Já as chaves "Full Packaged Product" ou Retail podem ser transferidas.

Como sei se estou usando software original do Windows? Procure as principais características de software original do Windows, como o COA (Certificado de Autenticidade), uma etiqueta de comprovação de licença e um holograma de uma borda à outra. Para obter mais informações, visite o site da Microsoft How to Tell.