Como funciona a verificação em duas etapas?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos

Com a verificação em duas etapas, também chamada de autenticação de dois fatores, você pode adicionar uma camada a mais de segurança à sua conta caso a senha seja roubada. Depois de configurar a verificação em duas etapas, você vai poder fazer login na sua conta com: sua senha; seu smartphone.

Além da senha, a verificação em duas etapas adiciona um segundo passo rápido para confirmar sua identidade. A verificação em duas etapas é uma maneira comprovada de evitar ataques digitais generalizados. Ative-a sempre que oferecida para proteger todas as suas contas on-line.

Um dos principais motivos que justificam o uso da autenticação de dois fatores é o fato de as senhas serem recursos de segurança vulneráveis. Embora sejam muito importantes para utilizar os serviços digitais, elas não oferecem uma proteção robusta contra os cibercriminosos.

A confirmação em duas etapas é um recurso opcional que adiciona uma camada extra de segurança à sua conta do WhatsApp. A tela de confirmação em duas etapas será exibida após você confirmar seu número de telefone no Whatspp.

Aplicativos de autenticação para Android e iPhone (iOS) permitem proteger os dados de usuários com a verificação em duas etapas. O recurso é um procedimento de segurança recomendado para impedir o acesso não autorizado a contas mesmo caso a senha seja exposta, já que é preciso inserir um PIN para realizar o login.

Desativar a verificação em duas etapas

  1. No dispositivo, abra o app Configurações e toque em Google. Gerenciar sua Conta do Google.
  2. Na parte superior, toque em Segurança.
  3. Em "Como fazer login no Google", toque em Verificação em duas etapas. ...
  4. Toque em Desativar.
  5. Confirme tocando em Desativar.

No caso da autenticação em dois fatores no login do site Gov.br, é preciso instalar o app móvel Meu Gov.br em seu celular. É ele quem exibirá o código de autenticação de sua conta todas as vezes que entrar no site, e não é possível usar aplicativos gerenciadores de códigos de terceiros com a plataforma.

Para isso, o usuário precisa indicar o número do celular para, então, pedir uma ligação ou SMS do WhatsApp e receber um código de verificação. Como os golpistas não estão de posse de seu aparelho ou de seu chip, eles precisam conseguir esse código com o dono da conta, do contrário, não será possível clonar o número.

Entre em sua conta do Google, faça o login e clique em Segurança no painel esquerdo. Agora role para baixo até "Como fazer login no Google" e clique em 'Verificação em duas etapas'. Isso abrirá novamente a tela de login. Entre novamente na sua conta e desative este recurso de segurança.

Veja alguns motivos pelos quais você pode receber uma mensagem de texto (SMS) do Google. Se você adicionou um número de telefone de recuperação à sua conta, o Google pode enviar uma mensagem de texto com um código. Esse código pode ajudar você a redefinir sua senha e recuperar sua conta.

Por Tech Tudo

  1. Verifique as atividades da sua conta. A principal dica para descobrir se seu WhatsApp foi clonado é estar sempre de olho. ...
  2. Confira as sessões ativas. ...
  3. Atente-se a aplicativos espiões.

Meu WhatsApp foi clonado? Como saber e o que fazer em 2023

  1. Recebimento de SMS de verificação de acesso. Reprodução/ WhatsApp. ...
  2. Atividades suspeitas. Encontrou mensagens que não se lembra de ter enviado ou itens visualizados que não abriu? ...
  3. Recebimento de chamadas ou mensagens de desconhecidos. ...
  4. Apps desconhecidos.

mSpy

No entanto, sem dúvidas, a melhor opção presente no mercado hoje é o mSpy. Uma vez que se trata de um programa que não somente clona o WhatsApp, mas todo o celular da pessoa. Sendo assim, você terá acesso a tudo que essa pessoa faz online. Portanto, para instalar esse aplicativo, você irá precisar comprá-lo.

Para dispositivos Android funciona assim:

  1. Acesse sua conta Google. Para ativar a verificação de segurança em duas etapas, primeiro é necessário acessar a sua conta Google. ...
  2. Segurança. Na tela de gerenciamento, role para a direita até encontrar a opção “Segurança”. ...
  3. Verificação em duas etapas.

Nível de segurança necessário
Para sistemas críticos e dados confidenciais, por exemplo, é recomendável optar por métodos de autenticação mais seguros, como a autenticação biométrica ou a autenticação de múltiplos fatores (MFA).

Quando você configura uma Conta do Google com um e-mail que não é do Google, enviamos um código de verificação para o endereço de e-mail usado para criar a conta. Se o endereço não for verificado, não será possível criar uma Conta do Google.

A autenticação de dois fatores ajuda a evitar que outras pessoas acessem a conta do seu ID Apple, mesmo que saibam a senha. Certos recursos do iOS, iPadOS e macOS exigem a segurança da autenticação de dois fatores.

Para ativar é preciso acessar o aplicativo no seu smartphone. Na página de perfil, onde aparece a lista de posts do feed, você deve clicar no menu no canto direito superior onde aparecem três linhas. No menu, clique na opção Configurações, depois em Segurança e então em “Autenticação de dois fatores”.