Como funciona a transmissão e recepção das ondas de rádio?

Perguntado por: vjaques4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

A vibração mecânica do diafragma do microfone gera uma corrente elétrica que varia de acordo com a frequência e a amplitude da onda sonora. Essa corrente, depois de devidamente processada, origina uma onda eletromagnética correspondente, que é transmitida pela antena da estação radiofônica.

É o Processo pelo qual as ondas se chocam com obstáculos, prédios e grandes construções, por exemplo, resultando em absorção e conversão das ondas em calor ou em outra forma de energia.

O transmissor de rádio é composto por um circuito amplificador e um circuito de saída. Mediante um transmissor de rádio é possível comunicar com outra pessoa que tenha um receptor de rádio e cujo receptor de rádio esteja sintonizado na mesma frequência de transmissão.

Rádios analógicos
Os rádios comunicadores analógicos, também considerados como amadores, são aqueles dotados de frequências e canais abertos. O que isso significa? Durante a sua transmissão, qualquer outro usuário pode acessar o seu canal, causando interferências e ruídos.

ionosfera

A ionosfera exerce influencia na propagação das ondas de rádio para lugares longes da Terra. Por conter íons e elétrons, as ondas de rádio são refletidas a partir da ionosfera.

Ambos os programas de rádio AM e FM são transmitidos pelo ar através de ondas de rádio, que fazem parte de uma ampla gama de ondas eletromagnéticas, que incluem: raios gama, raios X, raios ultravioleta, luz visível, infravermelho e microondas.

As ondas do tipo AM (amplitude modulada) possuem amplitude (altura da onda) variável enquanto se propagam. Já as ondas FM (frequência modulada) propagam-se pelo espaço alterando seu valor de frequência.

Existem duas formas principais de transmissão: a radiodifusão e a radiocomunicação. Apesar de funcionarem da mesma maneira, ou seja, por meio de ondas de rádio, a diferença está nas vias de comunicação. "A radiodifusão é a propagação de ondas para um grande número de receptores, sem que haja diálogo.

Os principais mecanismos envolvidos na transmissão e também na recepção de imagens são as ondas mecânicas, sonoras e também as ondas eletromagnéticas, que são responsáveis por repassar sons, imagens e outras informações necessárias.

Radiação solar
Sendo assim, são mais bem propagadas e a maiores distâncias em dias mais quentes. No inverno, como a ionosfera fica menos carregada eletricamente e absorve menos as ondas de rádio, permite que elas sejam refletidas, atingindo longas distâncias.

Período de transmissibilidade:
A transmissão da doença pode ocorrer diretamente, pelo contato com pessoas infectadas, ou indiretamente, pelo contato com superfícies ou objetos utilizados pela pessoa infectada. Evidências atuais sugerem que a maioria das transmissões ocorre de pessoas sintomáticas para outras.

Formas de Transmissão
Tosse; Catarro; Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

A transmissão do som é possível porque a maioria deles nos alcança em razão da influência do ar, ou seja, o ar age como agente transmissor do som. Os sons não se propagam no vácuo pelo fato de exigirem um meio material afim de que sua propagação aconteça.

O transmissor tem sempre uma bateria de algum tipo. O receptor é a "caixa" que se liga ao sistema de som. Um receptor tem tipicamente duas antenas externas; em alguns sistemas, as antenas estão escondidas dentro da caixa.

Os transmissores são instrumentos que convertem um sinal qualquer, de um sensor ou transdutor, em um sinal padrão para ser enviado a distância. Outras funções de tratamento e condicionamento dos sinais (como a filtragem, a linearização, a amplificação, o processamento, etc.)

O sinal captado e sintonizado pelo receptor é misturado com um sinal gerado no oscilador local no misturador. O produto obtido no misturador é composto de dois sinais, resultado de um fenômeno conhecido como batimento. Um sinal tem frequência que é soma das frequências do sinal sintonizado e do sinal gerado localmente.