Como funciona a tomada bivolt?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

O que é a tomada bivolt? A tecnologia bivolt significa que a máquina opera em duas voltagens, sendo que o aparelho pode ter uma chave seletora ou se adequar automaticamente à tensão da fonte de energia em duas faixas distintas, fixas e específicas.

Um aparelho bivolt funciona com um sistema de automatização da troca de voltagem, feita por um transformador interno presente no aparelho. Quando é preciso comprar qualquer tipo de aparelho eletrônico, sempre é necessário se atentar a algo muito importante: a voltagem do aparelho.

O ponto onde a tomada vai ser instalada deve ter dois fios de fase, um neutro e um terra. Isso significa que para a instalação dessa tomada bivolt, a alimentação da sua casa tem que ser pelo menos bifásica. Com os fios devidamente separados é só ligar os fios na tomada de acordo com a indicação dos bornes da tomada.

carregadores de celular, pilhas, notebooks e outros itens tecnológicos costumam ter sistema bivolt, alternando a tensão a depender do padrão utilizado na região do usuário. eletrodomésticos em geral: no Brasil existe uma lei, há quase uma década aprovada, que a totalidade dos itens comercializados devam ser bivolt.

Quando ligamos um aparelho de 127 volts, por exemplo, em uma tomada de 220 volts, o aparelho queima rapidamente, dado que não está preparado para aquela tensão elétrica. Caso seu aparelho seja de 127 volts e a única ligação disponível está em 220 volts, você precisa de um transformador de tensão.

Observe que na identificação do aparelho indica uma tensão entre 100V a 240V. Nesse caso basta ligar na tomada que o próprio aparelho se configura para a tensão que a tomada fornece, podemos dizer que este aparelho é um “bivolt automático”.

Bivolt é a capacidade de um equipamento ser ligado a dois circuitos com voltagens diferentes – ou seja, 127V e 220V.

Se ligarmos um aparelho 110V numa tomada de 220V, o aparelho vai receber o dobro de tensão elétrica e, como consequência, vai queimar, o que pode ser bem perigoso em muitos casos e também resultar em sobrecargas de energia.

No autovolt o aparelho irá suportar quaisquer tensões entre 90 e 240V na maioria dos equipamentos, portanto utilizar o termo "bivolt automático” é incorreto, pois a fonte bivolt suporta exclusivamente duas tensões 127V e 220V.

- Esta Fonte de Alimentação é chaveada, o que significa dizer que possui um circuito controlador interno, chaveando a corrente, de modo a alternar a passagem de energia, ligando e desligando rapidamente a corrente, de forma a estabilizar a tensão de saída e garantir maior estabilidade para funcionamento dos seus ...

A norma que rege as instalações elétricas não impede que vc tenha tanto tomadas de 110 quanto tomadas de 220V, a única ressalva é que elas devem ser muito bem sinalizadas para que vc não queime seus aparelhos (olha que, por experiência própria, eu já perdi aparelhos assim).

Se você precisa transformar a voltagem de um aparelho doméstico de 220v para 110v ou vice-versa, o autotransformador é o mais indicado. Uma dica: se você se mudou recentemente de casa e não tem indicação das potências nas tomadas, não passe apuro.

Monofásico, bifásico ou trifásico: não há um modelo melhor que o outro, mas sim aquele que se enquadra melhor em cada situação, portanto, examine corretamente a potência necessária dos equipamentos e converse com um especialista antes de realizar qualquer alteração na rede.

O aparelho bivolt é aquele com duas opções de voltagem. Geralmente, esse tipo de aparelho tem um pino, que permite que você mude a voltagem para 127V ou 220V. Com isso, dependendo do lugar que você estiver, poderá fazer o ajuste e evitar possíveis danos.

Para saber se um carregador é bivolt, você deve verificar a informação no carregador de parede, que vai na tomada. Através dele é possível saber se o carregador é bivolt ou não. O cabo USB ou o dispositivo que está sendo carregado não interfere nessa questão da voltagem.

Nos dias atuais, boa parte dos carregadores são bivolt, ou seja, funcionam tanto em tomadas 110V como em tomadas 220V sem nenhum problema ou risco.

Não há diferença técnica entre as duas tensões.
A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V. O consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas, sim, da potência e do tempo de uso do equipamento.

“Há diferença alguma entre recarregar o celular em uma tomada de 110 ou 220 volts?” A resposta é não. Isso porque os celulares não trabalham com essa tensão.