Como funciona a tabela de temperatura?

Perguntado por: ipadilha . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

A escala celsius é baseada nos pontos de fusão e ebulição da água pura, os quais ocorrem, respectivamente, nas temperaturas de 0 ºC e 100 ºC. Essa escala foi criada, em 1742, pelo astrônomo sueco Anders Celsius, e é largamente utilizada até hoje pela maioria dos países do mundo.

Celsius e Kelvin
Basta somar 273 ao valor atribuído na escala Celsius e obterá o resultado em Kelvin. No modo inverso, basta subtrair 273 da escala em Kelvin e poderá obter o valor em graus Celsius. TK = TC + 273, onde TK é temperatura em Kelvin e TC é temperatura em graus Celsius.

Essas graduações são as escalas termométricas, sendo que existem três: kelvin, graus Celsius e Fahrenheit.

No Sistema Internacional de Unidades (SI) a temperatura pode ser medida em três escalas: Escala Celsius (°C) Escala Kelvin (K)
...
Converter Kelvin em Fahrenheit ou vice-versa

  • Tc: temperatura em Celsius.
  • Tf: temperatura em Fahrenheit.
  • Tk: temperatura Kelvin.

A equação de conversão permite encontrar valores correspondentes nas diferentes escalas termométricas existentes. A temperatura é a medida do grau de vibração das moléculas que compõem um corpo. Se a vibração molecular estiver alta, o corpo estará quente.

Para efetuar o controle, a pessoa responsável pela leitura deve preencher a hora da leitura, a temperatura observada no momento atual (MOM) além das temperaturas de mínima (MIN) e máxima (MÁX) observadas. Após colocar a hora e a temperatura é muito importante que a pessoa responsável deixe a sua rubrica (RUB).

Exemplo: Quanto vale 5°C em °F ? Ou seja a temperatura de 5°C (5 graus Celsius) equivale a uma temperatura de 41°F (41 graus Fahrenheit). Também é utilizada a escala termométrica Kelvin, na leitura de temperaturas em instrumentos como o termômetro.

Para interpretar um climograma, é preciso levar em consideração que a coluna da direita e a linha que passa pelo gráfico indicam as variações de temperatura. A coluna da esquerda e as barras correspondem, assim, as variações de precipitação (índice de chuvas) medidas em milímetros (mm).

Para converter graus Celsius em graus Fahrenheit, multiplique por 1,8 e adicione 32. Para converter graus Fahrenheit em graus Celsius, subtraia 32 e divida por 1,8.

Um Kelvin é definido como a fração 1/273,16 da temperatura termodinâmica do ponto triplo da água. A magnitude do Kelvin é igual à do grau Celsius, mas a temperatura expressa em graus Celsius é numericamente igual à temperatura em Kelvin menos 273,15, isto é: ºC = K-273,15.

A escala Fahrenheit é muito usada em países de língua inglesa, principalmente Estados Unidos e Inglaterra. A escala Kelvin também é usada para fins científicos.

Essas graduações são as escalas termométricas, sendo que existem três: kelvin, graus Celsius e Fahrenheit.

As escalas termométricas mais utilizadas são a Fahrenheit, a Celsius e a Kelvin, sendo que esta última é a escala adotada pelo Sistema Internacional de Unidades (S.I.). Podemos verificar, na figura abaixo, a relação existente entre a escala Fahrenheit e a Celsius. Compare-as.

Fahrenheit é uma escala de temperatura proposta por Daniel Gabriel Fahrenheit em 1724. Sua unidade é ograu Fahrenheit (símbolo: °F). Nesta escala o ponto de fusão da água é de 32 °F e o ponto de ebulição é de 212 °F, com pressão atmosférica ao nível do mar. Uma diferença de 1,8 °F é igual a uma diferença de 1 °C.

No Brasil, a escala termométrica mais comum é o grau Celsius, simbolizada por ºC.

As escalas termométricas utilizadas para aferir a temperatura de um corpo são Celsius, Fahrenheit e Kelvin, sendo a última a mais utilizada em pesquisas científicas.

26,85 ºC

e) 300 k é igual a 26,85 ºC.