Como funciona a roda e o eixo?

Perguntado por: oantunes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Quando ligada a um eixo, é capaz de transmitir a força realizada por uma pessoa ou um motor, fazendo-a girar (rotação). A facilidade de deslocamento possibilitada pelas rodas propiciou maior intercâmbio de ideias, pessoas e mercadorias. Ao utilizar uma roda, o movimento ocorre sem deslizamentos.

O que é um eixo:
O eixo é uma linha central que divide um plano longitudinalmente. É uma linha que divide ao meio algumas figuras geométricas. Em Mecânica, eixo é a peça de madeira ou metal, em cujas extremidades giram as rodas de um carro ou de uma máquina.

O eixo dianteiro tem como sua principal função o acoplamento das rodas dianteiras direcionais do veículo e todo o sistema de freio.

A carreta de quatro eixos permite transportar cargas mais pesadas do que outros tipos de veículos. Isso permite que as empresas de transporte possam transportar mais carga em um único veículo.

Eixos são elementos mecânicos utilizados para articular um ou mais elemen- tos de máquinas. Quando móveis, os eixos transmitem potência por meio do movimento de rotação. A maioria dos eixos são construídos em aço com baixo e médio teores de carbono.

Na verdade, a energia que movimenta as rodas vem do processo de combustão. Dentro do motor acontece uma reação química chamada, combustão, conhecido também como Ciclo do Fogo! Para acontecer a combustão é preciso de 3 elementos: oxigênio, calor e combustível.

Em suma, as rodas são acopladas a eixos para transmitir movimento de rotação e torque.

O que pode ocorrer é um desgaste dos parafusos, que podem se romper durante o movimento das rodas. “Se a força aplicada for muito superior ao torque necessário, pode ocorrer desde o rompimento do parafuso até a impossibilidade de soltar as rodas com uma chave tradicional no caso de um furo de um pneu.

Se tratando de um eixo simples, ele possui um par de rodas, isto é, 2 rodas. Já um eixo duplo tem dois pares, totalizando 4 rodas. Enquanto o eixo triplo dispõe de duas rodas em cada extremidade, somando 12 pneus.

Os eixos, assim como os planos, também são linhas imaginárias. Contudo, estes eixos ficam perpendiculares aos planos em que ocorrem os movimentos. Eixo Longitudinal: É uma linha vertical que fica perpendicular ao plano Horizontal.

A junta homocinética de um carro é a peça articulada que liga o semieixo à roda, permitindo a transmissão da força do motor às rodas quando elas estão esterçadas ou anguladas pelo trabalho da suspensão.

A ponta de eixo permite que o veículo tenha uma maior estabilidade no seu funcionamento . Com isso, a ponta de eixo proporciona assim maior conforto ao motorista e aos passageiros.

A função principal do semieixo é transmitir a rotação e o torque que saem da transmissão para o cubo das rodas do veículo.

Quatro ou mais eixos em tandem, com distância entre-eixos igual ou superior a 1,50 m e 4 (quatro) rodas por eixo: até 10 toneladas; Quatro ou mais eixos em tandem, com distância entre-eixos igual ou superior a 1,50 m e 8 (oito) rodas por eixo: até 12 toneladas.

Caminhão 3/4 ou caminhão VUC
2 eixos, um frontal e um traseiro; Capacidade de até 4 toneladas; Medidas de até 2,2m de largura por 7,2m de comprimento.

Os três eixos de competência que líderes precisam desenvolver são a autoliderança, liderança de pessoas e liderança do negócio.