Como funciona a regência do verbo visar quais os sentindo possíveis?

Perguntado por: ofurtado . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Com o sentido de ter por fim ou objetivo, ter em vista, use preferencialmente como transitivo indireto, com a preposição a. Antes de verbo no infinitivo, porém, evita-se a preposição.

Conjugação do verbo "visar"

  1. Presente (Indicativo) eu. viso. ...
  2. Pretérito Perfeito (Indicativo) eu. visei. ...
  3. Pretérito Imperfeito (Indicativo) eu. visava. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito (Indicativo) eu. visara. ...
  5. Futuro do Presente (simples) (Indicativo) eu. ...
  6. Futuro do Presente (composto) (Indicativo) eu. ...
  7. Futuro do Pretérito (Indicativo) eu.

Durante a faxina, aspirei o pó dos tapetes. Quando o verbo aspirar possui o sentido de “pretender”, “desejar”, é transitivo indireto e possui como complemento um objeto indireto introduzido pela preposição a (ou por).

Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.

Pode-se observar que nesse caso que a oração é totalmente diferente, com relação ao significado, em virtude da preposição “a”. Quando um termo, seja ele verbo ou nome, exige a presença de outro, ele se chama regente. Já os que completam o seu contexto são chamados de regidos.

b) Quando o verbovisar” possuir o sentido de “dar ou pôr visto (em algum documento)”, ele será também transitivo direto e, portanto, acompanhado de um objeto direto: Exemplo: Era necessário visar o passaporte antes do embarque.

Significado de Visar
Etimologia (origem da palavra visar). Do francês viser. verbo transitivo direto Ocasionar a validação de alguma coisa, através da aplicação de um visto, acompanhado pela assinatura ou rubrica; colocar visto em: visar um contrato.

Conjugação do verbo visar. Que tem algo em vista, que almeja alguma coisa. Ele visa entrar na universidade no ano que vem.

Verbo querer
Com sentido de desejar = transitivo direto = regência sem preposição.

Resposta. Explicação: O verbo "aspirar" pode ter diferentes regências verbais que alteram seu significado. - Quando o verbo "aspirar" é transitivo direto, significa "sugar", "inalar" ou "absorver pelo nariz".

Quando se apresentam nas formas pronominais, os verbos "esquecer e lembrar" são transitivos indiretos, pedindo a preposição "de". Exemplos: "Com a pressa de sair de casa, eu me esqueci do fogão ligado."

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito.

A regência pode ser classificada em regência verbal ou regência nominal, conforme a natureza do termo regente:

  • Na regência verbal o termo regente é um verbo;
  • Na regência nominal o termo regente é um nome.

Eles podem ser transitivos diretos e indiretos. Os transitivos diretos são acompanhados por objetos diretos e não exigem preposição para o correto estabelecimento da relação de regência.

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

Estudar regência envolve vários outros tópicos, como transitividade verbal e uso de pronomes oblíquos que exercem função de objeto. Procure estar atento à matéria, inclusive quando estiver lendo sobre outros temas. Você vai perceber como a regência constrói uma linha coerente entre as palavras no texto.