Como funciona a recuperação no Ensino Fundamental?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

A recuperação escolar é um recurso pedagógico utilizado pelas escolas para os alunos que não tiveram um desempenho de aprendizagem esperado no fim do ano letivo. Apesar de acontecer perto das provas finais, o recomendado é que esse processo seja colocado em ação meses antes.

Nota de recuperação específica (com valor de 1 a 10). Soma das etapas ou recuperação específica (utiliza a maior nota) com valor de 1 a 10. Média das etapas ou média das etapas com recuperação específica (utiliza a maior nota) com valor de 1 a 10.

Como já ressaltamos, a maioria das escolas só aceitam que o aluno realize recuperação final em três disciplinas, por isso, se após realizar suas contas perceber que não atingiu a média em três disciplinas ou menos, que dizer que ainda há tempo.

A Lei 9.394 Proíbe A Reprovação.

Recuperação Final
A nota mínima desta avaliação é 3,0 (três).

Resposta: Quando você tira uma nota baixa em uma recuperação acontece o seguinte, exemplo na prova valendo 10 você tira 6 e na recuperação 5 neste caso a nota maior vai ficar como nota final no caso do exemplo seria 6.

A Média Bimestral com a Recuperação Bimestral será calculada da seguinte maneira: Média Bimestral com Recuperação Bimestral = (Média Bimestral Original x 7 + ARB x 3)/10 A Média Bimestral com Recuperação Bimestral substitui a Média Bimestral Original correspondente, no cálculo da média anual.

São considerados APROVADOS no Ensino Fundamental e no Ensino Médio os alunos com frequência igual ou superior a 75% e com média igual ou superior a 6,0 (seis).

Com a alteração, mesmo se o estudante tiver reprovado em até três disciplinas, a aprovação será permitida. Porém, é obrigatória frequência igual ou superior a 75% do total de horas letivas para a aprovação. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, os alunos também não reprovam.

Se a nota final for inferior a 7 pontos, o aluno deverá realizar a avaliação de recuperação da disciplina em que não alcançou a nota mínima para aprovação.

A prova de recuperação corrigida de 0,00 a 10,00, valendo no máximo 6,00 Se o aluno obtiver nota 8,00, o sistema automaticamente converte a nota para 6,00, a média que era 4,66 passa a ser 6,00, mudando assim a média final de 5,75 para 6,25.

10 dias

Todos os anos, geralmente entre final de novembro e início de dezembro, as escolas brasileiras entram em fase de recuperação, que costuma durar aproximadamente 10 dias para os alunos que tiveram rendimento abaixo das médias previstas.

Segundo o último Censo Escolar, é entre o 6o e o 9o ano, no ensino fundamental 2, que alguns dos maiores “palavrões” da educação começam a ganhar robustez estatística, tais como reprovação, distorção idade-série e abandono escolar.

Reprovação apenas a partir do terceiro ano
Depois, começa outro período da educação, que abrange o quarto e o quinto anos - observa Ferreira. Ele enfatiza que o papel da escola é educar e não reprovar.

Hoje, os alunos só podem ser retidos ao final do 5º e do 9º anos, séries que finalizam os ciclos atuais. O mesmo acontece na rede estadual. A proposta é que os ciclos passem a terminar na 3ª, na 6ª e na 9ª séries (com possibilidade de reprovação) e que possa haver retenção também na 7ª e na 8ª.