Como funciona a nota de corte da Unicamp?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

As notas de corte são a pontuação que o último classificado para a segunda fase alcançou em cada curso. As provas da segunda fase do vestibular 2023 serão aplicadas em 11 e 12 de dezembro de 2022, seguindo o formato tradicional, com dois dias de provas dissertativas.

Para ser chamado para a 2ª fase da Unicamp, o aluno precisa ter uma nota mínima (ou de corte) de 50, ou seja, acertar 50% das questões da prova. Até o ano passado, eram chamados para a 2ª fase todos os candidatos que tirassem essa nota.

Muitos alunos têm uma dúvida: É muito difícil entrar na UNICAMP? O vestibular é considerado difícil, pois abrange questões dissertativas além da prova objetiva. Mas é uma tarefa muito mais fácil para quem estuda e se prepara bem, começando por saber as matérias e o jeitão da prova.

O que é o Enem-Unicamp? O Enem-Unicamp é uma das formas de ingresso da instituição, que reserva 20% de suas vagas anuais para este processo seletivo. Nesta modalidade, os candidatos podem concorrer às vagas ofertadas por meio da nota do último Enem.

5,0

Para aprovação em disciplinas que exigem nota e frequência, é necessário ter média final maior ou igual a 5,0 (cinco) e freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento).

Artigo 9º - O limite máximo de créditos, permitido para matrícula em cada Curso, será fixado no Catálogo dos Cursos de Tecnologia. Artigo 10 - Ao aluno reprovado por três vezes em uma mesma disciplina não será concedida nova matrícula na Universidade.

A segunda fase é constituída de provas com questões dissertativas. As provas têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção (Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas, Ciências Humanas/Artes).

A nota de corte é a última nota (a mais baixa) dentro do número de vagas disponíveis e de pessoas classificadas. Por exemplo, se há uma graduação com 50 vagas disponíveis, 50 candidatos serão classificados e a nota do 50º candidato será a nota de corte.

A Unicamp está divulgando as notas obtidas pelos seus candidatos nas 1ª e 2ª fases do seu Vestibular de 2022 e a classificação nos cursos. Para ter acesso ao desempenho do candidato é preciso fornecer o número de inscrição e a senha (diferencie as letras maiúsculas e minúsculas).

O Vestibular da Unicamp terá mais 5 chamadas: 4ª chamada - 28 de fevereiro. Matrículas da 4ª chamada - 01 de março.

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando a lista de convocados em segunda chamada no Vestibular Unicamp 2023. Os candidatos deverão consultar a lista na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br).

*Os cursos com as menores notas de corte, na ordem, são: Música Erudita: Flauta; Música Erudita: Percussão, Música Erudita: Trombone, Música Erudita: Viola, Música Erudita: Violoncelo, Música Erudita: Contrabaixo, Música: Regência, Música Popular: Saxofone, Música Erudita: Clarineta.

Nos anos seguintes, entre 2019 e 2022, essa porcentagem ficou acima de 28%, sendo que em 2019 alcançou a marca de 35% dos ingressantes”, diz ele. Permanência – Para o pró-reitor de graduação, professor Ivan Toro, o processo de inclusão adotado pela Unicamp tem sido muito positivo.

A Unicamp confirmou que o valor da taxa de inscrição no Vestibular 2024 permanece congelado em R$ 192, o mesmo da edição anterior.