Como funciona a mente de quem trai?

Perguntado por: sveloso . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

O infiel facilmente se torna agressivo, controlador, inventa coisas que não existem. Isso só mostra o conflito mental que o infiel tem em sua cabeça e acaba por expressar emocionalmente. O infiel, de repente, passa a depender de que sua parceira lhe diga o quanto ela precisa dele, o quanto ela o ama.

O principal motivo pelo qual as pessoas traem seus parceiros é a raiva e a vingança: trapaça após ser traído ou para se vingar após uma discussão de casal. Entre outras causas, muitos relataram trair o parceiro por falta de autoestima (querer se sentir desejável, independente), falta de amor e falta de compromisso.

Uma pesquisa realizada pela Ashley Madison, plataforma líder em relacionamentos extraconjugais, tentou mapear o que motiva os adúlteros e traírem seus parceiros. Realizada com 1.080 usuários entre 22 de novembro de 2018 e 21 de janeiro de 2019, a pesquisa apontou que quem trai se sente mais feliz.

A infidelidade não é um desvio de caráter, mas um comportamento-padrão a evitar, afirma um psicólogo após estudar milhares de casais. Não engane a si mesmo: traições acontecem, o tempo todo e desde sempre.

O traidor também pode sofrer, algumas vezes sofre mais do que a pessoa que foi traída. O traidor pode avaliar como um ato improdutivo e pode se reavaliar mediante o ocorrido.

Uma das razões mais comuns para a infidelidade por parte dos homens é a rotina sexual. Quando isso acontece é muito comum que eles não deixem suas parceiras para não perder a estabilidade econômica, social e emocional que já conquistaram. Em resumo: eles já têm o que precisam. Passar por um divórcio não é fácil.

Para a especialista, o ato de romper ou continuar o relacionamento após uma traição nunca pode ser definido como certo ou errado. Segundo a psicóloga, algumas pessoas conseguem superar, enquanto outras não, e a decisão deve ser respeitada. Apesar disso, Iliani pondera que perdoar é diferente de permanecer junto.

Qual o perfil psicológico de quem trai compulsivamente
– Compulsão por mentir: com essa característica, a pessoa tem necessidade de enganar as pessoas e, para sustentar uma mentira, está sempre criando outras. É algo tão natural para ela que pode ser bastante convincente.

Sensação de baixa autoestima, insegurança e incapacidade; Sentimento de tristeza e depressão, principalmente quando há falta de esperança em relacionamentos no futuro; Problemas relacionados à ansiedade, traumas ou TEPT (transtorno de estresse pós-traumático), por exemplo.

Como iniciar uma conversa e tornar os momentos sociais mais confortáveis?

  1. Castigue o seu parceiro infiel com a ajuda de um amigo. ...
  2. Aproprie-se das coisas dele, como castigo.
  3. Castigue-o sendo sexy.
  4. Conte tudo à mãe dele.
  5. Ignore as mensagens dele.
  6. Seja criativa. ...
  7. Apaixone-se.

Há muitas emoções pelas quais uma pessoa passa quando descobre que foi traída. Estes sentimentos vão da raiva à depressão, mágoa e até mesmo desejo de vingança. Provavelmente, uma das emoções mais importantes que você sentirá será a raiva. Há muitas emoções pelas quais uma pessoa passa quando descobre que foi traída.

O resultado final é que homens se sentem mais culpados quando protagonizam a traição física, enquanto nas mulheres o peso na consciência é maior quando ocorre uma infidelidade emocional.

Thiago de Almeida, psicólogo da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em relacionamentos amorosos, verificou em uma pesquisa realizada com 45 casais que o ciúme desperta a infidelidade: quanto maior o ciúme maior será a infidelidade do parceiro, esse efeito é conhecido como autorealizador.

Estão envolvidos a confiança e inúmeros sentimentos que a alma vivencia através desse laço. Quando a traição acontece, a pessoa perde o chão. Dói tanto que elas se sentem estilhaçadas. É dolorosa porque há o rompimento de uma aliança, seja em um relacionamento amoroso, ou uma amizade.

Baixa autoestima
O perfil do traidor compulsivo também costuma implicar que a autoestima dessa pessoa depende, em grande parte, da busca de aprovação externa nesse jogo de sedução que nasce a partir do desejo de agradar e sentir-se desejado nos olhos dos demais. Portanto, isso esconde uma segurança pessoal frágil.

Um traidor pode apresentar diferentes comportamentos, como coragem repentina, arrependimento, apreensão, excitação, vaidade, falta de comprometimento com a família, entre tantas outras características.

Traiu uma vez, trairá sempre
Ao final do experimento, os participantes que reportaram serem infiéis no primeiro relacionamento tinham três vezes mais chances de serem infiéis na segunda relação. E ser traído parece que é uma constante também.

Adultério é uma injúria grave, com conseqüências no direito de família e cível. Provada a traição, a mulher ou o marido que traem perdem o direito a receber pensão. Se a traição se tornar pública e notória, o cônjuge traído poderá entrar na Justiça para pedir indenização por danos morais.

Definitivamente, não é porque uma pessoa é infiel com a outra que ela não a ama. Porém, esse é um ato de falta de respeito com a pessoa que está sendo traída. Outra dúvida comum relacionada a esse assunto é se a pessoa que ama trai mais de uma vez. Na verdade, isso vai depender muito de cada situação.