Como funciona a memória virtual?

Perguntado por: afelix4 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Já a memória virtual, como o próprio nome sugere, é apenas virtual. Ou seja, não existe uma peça dentro do PC. Esse tipo de memória entra em ação quando a RAM física está com pouca capacidade. Nesses casos, o sistema operacional “rouba” uma parte do disco rígido para atuar como RAM.

Lembre-se: aumentar o tamanho da memória virtual não melhora o desempenho do computador, pois o HD possui velocidade de leitura e gravação reduzidas. No caso do SSD, que conta com velocidades razoáveis, a memória virtual pode diminuir a vida útil do disco.

R: Os principais benefícios da técnica de memória virtual são possibilitar que programas e dados sejam armazenados independente do tamanho da memória principal, permitir um número maior de processos compartilhando a memória principal e minimizar o problema da fragmentação.

Desse modo, se um segmento ocupa muitas páginas, seria possível dizer que se estamos acessando um certo número delas num dado instante, então nos manteríamos acessando-as por mais algum tempo, não necessitando portanto que as demais páginas estivessem na memória. Esse é o princípio de memória virtual.

Memória virtual é uma técnica que usa a memória secundária como uma cache para armazenamento secundário. Houve duas motivações principais: permitir o compartilhamento seguro e eficiente da memória entre vários programas e remover os transtornos de programação de uma quantidade pequena e limitada na memória principal.

Possibilita a execução de processos parcialmente na memória: Portabilidade: programas podem ser escritos sem limitações de memória disponível; A quantidade de memória disponível afeta somente a performance, não o programa.

Em Desempenho, clique no botão Configurações. Clique na guia Avançado e no botão Alterar abaixo de Memória virtual. Desmarque gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação para todas as unidades e selecione Tamanho gerenciado pelo sistema se ela não estiver selecionado. Essa é a configuração padrão.

Fotheringham

A idéia básica da memória virtual é permitir que programas muito maiores que a memória disponível possam ser executados. Para isso, em 1961 Fotheringham criou o método conhecido como memória virtual.

E a resposta para isso é: em alguns cenários e dependendo de quanta RAM você tem, sim, adicionar mais memória RAM ajuda a dar mais FPS. Os jogos requerem uma certa quantidade de memória para serem executados. A quantidade de memória que os jogos exigem para serem executados pode variar de jogo para jogo.

Geralmente, quanto mais RAM o computador tiver, maior será a contrapesa digital na qual você precisa trabalhar e mais rápido seus programas serão executados. Se o seu computador estiver funcionando lentamente devido à falta de RAM, você pode ficar tentado a aumentar a memória virtual porque ela é mais barata.

1960

Memória virtual foi concebida na década de 1960 para contornar as limitações de uma memória RAM escarça e cara.

Na paginação, uma página lógica pode ser carregada em qualquer página física que esteja livre. Dessa forma, não existe fragmentação externa. Como a unidade de alocação é a página, um processo sempre ocupa um número inteiro de páginas físicas, introduzindo assim uma fragmentação interna.

A memória virtual também é chamada de arquivo de paginação.

De uma forma bastante simplificada, memória é um dispositivo que possui a função de guardar dados em forma de sinais digitais por certo tempo. Existem dois tipos de memórias: RAM e ROM.

Virtualização é a tecnologia que você pode usar para criar representações virtuais de servidores, armazenamento, redes e outras máquinas físicas. O software virtual imita as funções do hardware físico para executar várias máquinas virtuais simultaneamente em uma única máquina física.

Os sistemas de arquivo são os elementos responsáveis por gerenciar como os dados são escritos, armazenados e recuperados. Eles mantêm diversas informações (metadados) sobre onde os dados estão alocados nos dispositivos de armazenamento e como o espaço livre será utilizado.