Como funciona a memória eidética?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.1 / 5 12 votos

A memória eidética é a habilidade de ver um objeto em sua mente logo depois dele ser retirado de seu campo de vista. Acredita-se que a memória eidética é mais comum em crianças e pré-adolescentes, e que ela pode durar um pouco mais que um segundo.

Aliás, o nível de dificuldade é tão alto que pouquíssimas pessoas – apenas 1% da população – consegue respondê-lo com sucesso. Será que você está entre essa minoria que consegue se lembrar, com detalhes, das imagens vistas?

Memória fotográfica é a capacidade de se lembrar de algo visto uma ou poucas vezes em alto nível de detalhes. Sendo assim, pode ser uma soft skill considerada como um diferencial em diversas profissões, afinal, torna algumas das atividades do dia a dia mais assertivas.

O estudante de Belo Horizonte Maike Anthony dos Santos Silva, 17 anos, contou à CNN neste domingo (21) sua técnica para vencer o Guinness World Records de memorização. Ele conseguiu se lembrar do maior número de casas decimais, com 10.122 dígitos.

Quando os conceitos são distinguidos, a memória eidética ocorre em um pequeno número de crianças e geralmente não é encontrada em adultos, enquanto a verdadeira memória fotográfica nunca foi demonstrada.

Para saber se você tem memória eidética, basta aplicar um teste simples. Pegue uma imagem, olhe para ela por alguns segundos. Depois disso, guarde a imagem e feche os olhos. Se você conseguir ver a imagem completa em seu consciente, sem que ela se mexa ou troque de cor, então é possível que você tenha memória eidética.

1% da população passa neste teste de memória fotográfica | Exame.

Mas a mulher australiana de 27 anos não tem uma memória comum - ela foi diagnosticada com uma síndrome rara chamada "Memória Autobiográfica Altamente Superior", ou HSAM na sigla em inglês, também conhecida como Hipertimesia ou Síndrome da Supermemória.

O jeito mais fácil e rápido de conferir informações básicas de memória no Windows é através do Gerenciador de Tarefas. Para acessá-lo, basta pressionar as teclas Ctrl + Shift + Esc simultaneamente. Clique em "Mais detalhes" para ver a janela com informações completas e, em seguida, acesse a aba "Desempenho".

De acordo com o professor, se fossemos comparar com um computador, nossa capacidade seria de algo em torno de 2,5 petabytes (ou 1 milhão de gigabytes).

De acordo com os cientistas, o excelente desempenho em conservar lembranças não é devido a alterações físicas ou anatômicas – o único segredo para isso é o treino, capaz de ampliar as conexões da mente. “Depois do treinamento percebemos que o desempenho em testes de memória melhora consideravelmente.

Ter uma memória fotográfica é algo muito desejado, porém, bastante raro e, grande parte das pessoas que a tem já nasce com ela. No entanto, segundo o site eHow, é totalmente possível treinar a mente para lembrar de detalhes em fatos do dia a dia.

Habilidades de memória eidética
Atualmente, o personagem Sheldon Cooper (interpretado por Jim Parsons) de “The Big Bang Theory” é um exemplo de memória eidética. Sheldon se lembra com grande precisão de acontecimentos de sua vida e ainda cita a data completa, com mês e dia.

Hipertimesia ou Síndrome da Supermemória é uma condição em que o indivíduo tem uma elevada memória biográfica.

Maike Anthony dos Santos Silva é um estudante de 17 anos que entrou para a edição de 2022 do Guinness Book, o Livro dos Recordes, após quebrar um recorde de memorização.

A memória secundária é mais barata mas mais lenta, sendo utilizada para armazenar informação por longos períodos de tempo.

José Cláudio teve um aproveitamento de 98,5% do total de 200 dígitos memorizados, estabelecendo assim, a marca de Melhor memória numérica. José Cláudio mora em Leme-SP, é administrador, palestrante e mnemonista, profissional que promove treinamento da memória e faz demonstrações de memorização.

Porém, especialistas e cientistas explicam que memórias fotográficas perfeitas não existem, pois os indivíduos são incapazes de lembrar de imagens vistas detalhadamente. Conhecida também como memória eidética, essa característica faz parte de um conjunto de memórias, cuja principal característica é a maior visualidade.

Como criar um palácio mental? Para criar um palácio mental, deve-se definir um lugar com o qual se tenha familiaridade e adicionar-lhe o máximo de detalhes possível. Para utilizá-lo na memorização, colocam-se objetos que serão memorizados a partir de sua localização nesse palácio.