Como funciona a marcha reduzida no caminhão?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 18 de maio de 2023
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As marchas reduzidas diminuem o uso freqüente dos freios, já que a compressão do motor mais o aumento de torque proporcionado pelas marchas reduzidas resultam em um poderoso freio-motor, capaz de segurar sozinho, sem os freios, o peso do veículo em uma descida mais radical.

A reduzida normalmente tem seu uso restrito a situações mais extremas, onde é preciso muita força e baixa velocidade. Por exemplo, como em uma subida íngreme, para rebocar outro veículo, um atoleiro, ou lugares alagados.

Caso passemos a marcha errada ou perdemos a sincronia entre os pedais de embreagem e acelerador, a correia pode estragar com o tranco ocasionado. Por esse motivo é que nunca se deve aumentar as marchas pulando uma, tem que ser uma por vez.

Deixe a moto em marcha baixa e segure a embreagem. Empurre o veículo. Solte a embreagem e aperte a ignição. Por fim, acelere e aumente as rotações do motor.

Verifique a situação do carro antes de engatar a marcha reduzida. O primeiro passo para usar corretamente a marcha reduzida é verificar se o carro está parado ou em movimento muito lento. Não é recomendado engatar a marcha reduzida com o carro em movimento rápido, pois isso pode causar danos à transmissão e aos freios.

Outra dica é observar o relógio de conta-giros no painel do automóvel. O ponteiro deverá estar entre 2 e 3 (ou entre 20/30, dependendo do modelo do seu painel). Se ele estiver abaixo de 2, você pode reduzir a marcha. Se estiver acima do 3, aumentar.

Na caixa dos veículos pesados, existe uma alavanca no próprio câmbio. Para baixo, a marcha é reduzida; para cima, você tem a marcha simples. É aconselhável sempre engatar a marcha reduzida primeiro. Funciona como em um carro, pois você vai precisar pisar na embreagem para fazer a marcha.

Os modelos para circulação urbana são identificados com a letra C.

Essas duas alavancas exigiam bastante conhecimento para operação, e, em alguns momentos, era necessário tirar as duas mãos do volante para fazer as trocas de marcha. Foi assim que surgiu a expressão Cruzar Marchas, já que muitas vezes uma alavanca subia e a outra descia.

Como o câmbio funciona? Assim como nos carros convencionais, o câmbio de caminhão possui uma caixa, contendo em seu interior diversas engrenagens que se conectam ao motor, pedal e às rodas. Já do lado externo, o pedal aciona a embreagem, além da manivela mecânica utilizada para selecionar a marcha.

Use as marchas reduzidas sempre que rebocar cargas muito pesadas, subir ou descer grandes inclinações ou ainda atravessar terrenos com lama, áreas alagadas, rios etc. Com esse recurso é muito mais fácil administrar o veículo durante o deslocamento em uma trilha radical.

4X4 L: Engatar a Tração 4x4 LOW (Low = Baixa/Reduzida), significa acionar o sistema de redução da caixa de transferência para condução em baixas velocidades. Esta configuração é necessária para transpor a maioria dos obstáculos encontrados em situações fora de estrada.

Os tipos eram guardados em caixas separadas. As letras minúsculas, por serem as mais usadas, eram guardadas em um local de fácil acesso, na “caixa baixa” próxima ao tipógrafo. Já as letras maiúsculas, por serem usadas em menor frequência, costumavam ser guardadas na “caixa alta”.

desde que você alcança a velocidade ideal para a segunda marcha não tem problema você pular por exemplo da quarta.

Andar na quinta marcha
Sendo assim, o que ajudará o motorista a economizar é a forma como ele vai dirigir. Dessa forma, é recomendado que o condutor mantenha velocidade constante e evite pisar fundo no acelerador, pois quanto mais baixa for a rotação, menos gasolina o automóvel consumirá.

5ª marcha. A quinta marcha é a mais alta nos carros convencionais, normalmente utilizada em estradas e rodovias, porque se a velocidade for menor que 60 km/h, ela faz com que o carro perca a potência.

Pisar no acelerador acionava a bomba de aceleração rápida do carburador, que era ligada ao pedal por um conjunto de alavancas e injetava o combustível mecanicamente no motor, mesmo com o carro desligado.

Em essência, a primeira marcha é mais forte do que a quinta porque, como seu índice de multiplicação é muito menor, o motor terá de girar muito mais vezes para percorrer a mesma distância.

Utilize a primeira marcha
O momento de utilizá-las é quando o carro já estiver correndo na estrada, em determinada velocidade. Por isso, da mesma forma que você aprendeu na autoescola, a marcha ideal para subir uma ladeira é a primeira, porque confere mais força para o carro sair do lugar.

A redução segue a mesma lógica: se você diminuir a velocidade também vai ter que diminuir a marcha, para se adequar à nova velocidade. Nós podemos diminuir a velocidade do carro de duas formas diferentes: A primeira, super comum, é utilizando o freio, ou seja, você deixa de acelerar e começa a frear suavemente.

Qual marcha usar para subir uma ladeira
Isso depende muito do carro e de suas relações de marcha. Modelos com muito torque em baixas rotações podem encarar ladeiras em segunda ou até mesmo na terceira marcha. Porém, em carros mais fracos ou com marchas mais longas, pode ser preciso ir na primeira marcha.