Como funciona a luz com câmera?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

Como funciona a lâmpada câmera? Uma lâmpada câmera é moderna e prática, além de trazer muitas vantagens para a segurança da sua casa. Esse equipamento, à primeira vista, se assemelha a uma lâmpada comum, porém sua tecnologia de capturar e transmitir imagens está disfarçada dentro da lâmpada.

Câmera de monitoramento IP infravermelha
Apague as luzes e dê uma olhada. Se as luzes estiverem visíveis, a câmera está ligada e funcionando. Se você quiser outra maneira de verificar se esse tipo de câmera está funcionando, você pode segurar um livro ou outro item e ver se uma luz vermelha aparece nela.

Por ela possuir uma visão de 360º, apenas uma câmera consegue cobrir uma área bem maior do que uma câmera comum, consegue cobrir uma área onde seria necessário aproximadamente 4 câmeras!

A proposta determina a obrigatoriedade de manter as gravações por 30 dias, em ambientes onde há grande circulação de pessoas. No caso de eventos públicos ou privados, esse prazo se estende para 180 dias. No entanto, a situação muda em alguns estados brasileiros.

Tempo mínimo: residências e estabelecimentos
Porém, o recomendado por especialistas é que elas sejam guardadas por pelo menos 30 dias. Para ajudar no processo, muitos sistemas já fazem o descarte de maneira automática: ao fechar um ciclo de 30 dias, as filmagens do primeiro dia fora deste ciclo são apagadas.

A lâmpada incandescente possui em média uma vida útil muito menor que a da lâmpada inteligente. Enquanto a primeira pode funcionar entre 750 a 2.000 horas, as inteligentes podem funcionar entre 35.000 a 50.000 horas, tornando o custo benefício do produto muito mais interessante para o consumidor.

Isso varia bastante, dependendo da função e potência de cada modelo de lâmpada câmera, viu? Por exemplo, tem opções com visão noturna ou panorâmica, sensor de presença, com alarme, além de versões que já vêm com cartão de memória. Em média, elas custam de R$75 a R$260.

A câmera dentro da lâmpada é sem fio e equipada com microfone, alto-falante, microSD, sensor infravermelho e Wi-Fi. Em relação ao consumo, o produto promete ser econômico – por ser uma lâmpada do tipo LED, ela deve oferecer alta durabilidade e baixo consumo de energia.

E isso ocorre porque a câmera de segurança é um aparelho eletrônico que depende da eletricidade para funcionar. Nessa dimensão da realidade, a falta de energia elétrica causa o desligamento de um determinado circuito de câmeras. No entanto, a exceção é vista nas câmeras que possuem baterias recarregáveis.

Algumas câmeras de segurança têm uma luz vermelha e intermitente no momento de gravar. Estes são ativados com o movimento e indicam que toda a luz intermitente está sendo captada. Não confunda com a mudança de cor das luzes.

Como saber se a câmera de segurança está gravando?

  1. Aplicativos que possuem acesso as imagens das câmeras. ...
  2. Esteja atento aos barulhos e movimentos do equipamento. ...
  3. Verifique a autenticidade do equipamento. ...
  4. Use detectores eletrônicos de erros. ...
  5. Mantenha a manutenção em dia.

Confira agora alguma das melhores opções de 2023:

  • Lâmpada Câmera Panorâmica Smart Data. ...
  • Câmera Lâmpada Espiã Durawell. ...
  • Lâmpada Câmera Alta Definição AB MIDIA. ...
  • Câmera com Lâmpada Tuya BuyB. ...
  • Câmera IP Lâmpada VR CAM. ...
  • Lâmpada Câmera Hardfast HF01.

A lâmpada espiã é um eletrônico projetado para monitoramento de ambientes. O aparelho é uma lâmpada de LED que possui em seu interior uma câmera sem fio, microfone, alto-falante, entrada para cartão microSD, sensor de presença e conectividade Wi-Fi.

As imagens do circuito fechado podem ser armazenadas em servidores, dispositivos de armazenamento (DVDs, pen drive, cartão de memória etc) ou em um banco de dados on-line através da nuvem. Quanto ao tempo de armazenamento das gravações, não existem regras.

Algumas câmeras de segurança possuem recursos de áudio integrados, enquanto outras não. Se a câmera possui áudio, geralmente há uma indicação no manual do usuário ou na descrição do produto.

Como regra geral, pode-se estabelecer que apenas as pessoas envolvidas em situações de infrações legais, danos e prejuízos materiais podem solicitar as imagens. É prudente, porém, que o interessado veja sozinho as gravações para afastar eventuais curiosos.

Para acessar câmeras de monitoramento via celular é preciso que seu DVR ou NVR possua esse recurso e esteja conectado a uma linha de internet. Além disso, a maioria dos sistemas de monitoramento possuem softwares próprios que devem ser instalados no celular para acessar o sistema.

Através do site “Câmeras CET” (camerascet.prefeitura.sp.gov.br), os motoristas e toda a população têm acesso as informações de trânsito e podem traçar sua rota, verificando se há acidentes ou bloqueios no trajeto.

Ou seja, para fazer a smart lâmpada funcionar, é só trocar uma lâmpada antiga em um lustre, luminária ou pendente pela alternativa inteligente e conectada e, depois, configurar pelo aplicativo do fabricante.