Como funciona a lista de segunda chamada?

Perguntado por: nguedes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

A lista de espera é aberta aos inscritos que não foram selecionados na chamada regular ou que foram aprovados somente para a segunda opção de curso, independentemente de terem efetuado ou não a matrícula para o curso no qual foram selecionados. A participação na lista é restrita à primeira opção de vaga.

Para participar, é necessário ter feito alguma edição do Enem, a partir de 2010, ter atingido média de 450 pontos e possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.

O aluno tem direito a segunda chamada? Sim. Porém, somente de avaliações de NAP 1 E NAP 2. Além disso, o pedido de segunda chamada deve ser feito no protocolo geral (com os documentos comprobatórios), no prazo de dois dias úteis após a data de realizações das provas.

Como saber o resultado da lista de espera? O site do MEC divulga a data de início da convocação dos candidatos que estão aguardando a lista de espera, mas para que você saiba se foi selecionado ou não, precisa entrar em contato diretamente com a instituição de ensino na qual está concorrendo a uma vaga.

Como funciona a lista de espera do SiSU
Atualmente, o SiSU realiza apenas uma chamada. Os candidatos com as maiores notas em cada curso são convocados e têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição e, desta forma, confirmar a ocupação da vaga.

segunda-feira, 25 de julho

A partir desta segunda-feira, 25 de julho, começa a convocação dos candidatos aprovados em lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do segundo semestre de 2022.

O resultado da segunda chamada regular deste ano para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será divulgado hoje (6) no site Acesso Único, do Ministério da Educação (MEC). As inscrições para esta edição do Sisu terminaram na última sexta-feira (1º).

MEC divulga terceira chamada neste domingo, 13
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação convoca neste domingo, 13, os candidatos selecionados em terceira chamada. Os estudantes selecionados terão os dias 15e 16 de fevereiropara efetuarem a matrícula nas instituições de ensino.

Como funciona a 2ª opção? A chamada de candidatos em 2ª opção só ocorrerá a partir da 2ª lista de convocação, ou seja, após serem convocados todos os candidatos aptos em 1ª opção da 1ª lista de convocação.

Grande parte das cenas de “Segunda Chamada” são gravadas em São Paulo. As filmagens da segunda temporada foram iniciadas no início de 2020, mas tiveram de ser adiadas por causa da pandemia.

Art. 2º A concessão de segunda chamada será requerida ao Inspetor do estabelecimento e sòmente será dada mediante atestado médico, em que se declarem a impossibilidade física ou mental de subme-ter-se o aluno a prova parcial, bem como a causa do impedimento.

Para saber se tem direito ao auxílio, o aluno pode acessar a lista disponível aqui ou acessar o painel de consulta criado pela Secretaria de Estado da Educação (SED). Neste painel, também é possível conferir a situação das parcelas pagas até aqui.

O programa oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior com cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Não! Segundo entendimentos recentes e uniformes do Tribunal Regional Federal 1ª Região- Brasília-DF, reprovar um aluno por faltas, mesmo que estas tenham sido justificadas com atestado médico, é uma prática ilegal, abusiva e desproporcional, ainda mais se o aluno obtém média para aprovação na disciplina.

Caso seja aprovado na primeira ou segunda opção de curso, o candidato precisa fazer a matrícula dentro do prazo estipulado, senão perde a vaga. Já o participante que não for aprovado em nenhuma das duas opções pode fazer sua inscrição na lista de espera do Sisu.

Como consultar a classificação parcial do Sisu
Para isso, é preciso acessar a página http://www.sisu.mec.gov.br. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados. No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final.

mesmo. A cada edição o ProUni conta com duas chamadas e uma lista de espera. Veja a seguir como funciona cada uma delas e o que fazer para participar.

O estudante que não conseguir uma vaga na chamada regular pode manifestar interesse para participar da lista de espera de um dos dois cursos desejado. Esta etapa só ocorre caso haja vagas que não forem preenchidas na 1ª chamada do Sisu 2023.