Como funciona a inveja no mundo espiritual?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

A inveja é um dos sete pecados capitais na tradição Católica. É considerado pecado porque uma pessoa invejosa ignora suas próprias bênçãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do próprio crescimento espiritual.

Como identificar pessoas invejosas

  1. Torce contra. Pode não ser tão óbvio, porque se a pessoa se diz seu amigo, dificilmente ela vai dizer na sua cara que deseja o seu mal. ...
  2. Quer te superar em tudo. ...
  3. Imita coisas que você faz ou tem. ...
  4. Disputa atenção. ...
  5. Diminui suas conquistas.

O invejoso começa a comparar a sua vida com a dos outros, focando em identificar quais oportunidades e momentos bons ele não viveu, mas o outro sim. Assim, ele passa a desejar as conquistas alheias. Então, pode-se dizer que a inveja é um sentimento que afasta as pessoas delas mesmas.

A causa mais comum da inveja é a baixa autoestima. Quando você elogia e ressalta os pontos positivos da pessoa invejosa, talvez ela perceba que não tem porque ficar com inveja.

Senhor! Indigno como sou, vos peço: impeça-nos de tanta maldade, salva-nos de tantas calúnias. Envia-nos muitas bênçãos para que fiquemos bem protegidos dos inimigos. Faça-nos pessoas bondosas, simpáticas e alegres e que possamos transmitir tudo isso àqueles que nos rodeiam.

O invejoso sabotador é o pior e mais traiçoeiro dos inimigos.

Precisamos, em primeiro lugar, cuidar para não pecar pelo prazer de se sentir invejado, sempre lembrando as palavras de São Paulo: “Não sejamos ávidos da vanglória. Nada de provocações, nada de invejas entre nós” (Gálatas 5,26). Ore pelo invejoso: podemos neutralizar o mal que o invejoso nos direciona com oração.

Uma das formas de se proteger da inveja e do mau-olhado é tomando um banho de limpeza energética. Um bom banho de sal grosso e arruda, por exemplo, vai mandar as vibrações ruins presentes em sua vida para bem longe. O banho de sal grosso com arruda é muito simples.

Quando a inveja se converte em patológica, pode impelir o invejoso a caluniar, perseguir e, até mesmo, desejar a morte do invejado. Tampouco são os casos em que o invejoso entra numa espiral autodestrutiva, com sintomas de depressão, agressividade e pensamentos suicidas.

Os ataques invejosos podem ser internalizados e destruir a autoestima, corroer o amor próprio, causar insegurança, medo, agressividade contra si mesmo e até depressão. A psicoterapia é uma ferramenta que pode ajudar a lidar com esses sentimentos gerados pela inveja.

Estudos recentes mostram que, na verdade, existem dois tipos de inveja: A inveja positiva (chamada de 'benigna' pelos estudiosos), onde eu vejo alguém em situação melhor do que a minha e me sinto ESTIMULADO por isso. A inveja negativa (ou maligna)… Essa é uma 'm' mesmo.

A melhor maneira de lidar com uma pessoa invejosa é se afastando dela. Como nem sempre é possível manter distância de um familiar, a dica é mudar sua frequência de modo a não se conectar mais com a inveja do outro. Em geral, nos conectamos com a inveja quando estamos inseguros de nossos potenciais.

Em alguns casos, a ação do mal lançado é rápida: ficamos doentes, brigamos com entes queridos, plantas secam, roupas são danificadas, carros sofrem batidas ou aparecem com manchas.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estendei vosso escudo e vossas poderosas armas, defendendo-me com vossa força e grandeza. Ajudai-me a superar todo desânimo e a alcançar a graça que vos peço (faça agora seu pedido). Dai-me coragem e esperança, fortalecei minha fé e auxiliai-me nesta necessidade.