Como funciona a internet nos aviões?

Perguntado por: efurtado . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Os aviões equipados com antenas especiais se conectam a um satélite que cobre uma área específica. A conexão é transmitida para a cabine do avião, onde os passageiros podem usar seus dispositivos móveis ou computadores para navegar na Internet.

De acordo com pesquisas, o celular é uma fonte emissora e receptora de ondas eletromagnéticas que podem provocar alguma interferência nos instrumentos do avião, já que podem causar um campo magnético falso. Esse é o porquê de não poder usar celular no avião.

Assim como os das outras duas empresas, o sistema de wi-fi nos aviões da Azul permite o uso de aplicativos de troca de mensagens. Para utilizá-lo, o passageiro deve colocar o celular em modo avião.

Ligações só são permitidas antes da decolagem e depois do pouso. A LATAM não permite o uso de nenhum equipamento eletrônico durante pousos e decolagens, e gadgets que não permitem desligar o Wi-Fi e/ou Bluetooth não podem ser usados. Celulares, tablets e notebooks, só com o Modo Avião ativo e com a aeronave no ar.

Atualmente, apenas quatro companhias aéreas oferecem o wi-fi gratuitamente durante o voo. As companhias são Norwegian, SAS, Air France, Turkish Airlines, Qantas - e apenas aos passageiros de primeira classe.

Por que não devemos usar celular durante um voo? A proibição da utilização de aparelhos eletrônicos se deve ao fato de que as ondas eletromagnéticas emitidas pelos celulares são capazes de se comunicar via rede sem fio e podem ser de tamanho suficiente para causar interferências em certos equipamentos do avião.

Basta verificar se há um alerta de wi-fi ao lado do sinal de atar cintos.

Apesar de não existir qualquer registro de que um celular tenha passado perto de derrubar ou atrapalhar o voo de um avião, a função desliga todas as conexões do aparelho, como Wi-Fi, Bluetooth e rede. Isso para que você não consiga fazer e receber chamadas ou usar os dados móveis.

Três das principais companhias aéreas que atuam no Brasil começaram a proibir o embarque de passageiros com smartphones do modelo Galaxy Note 7, da Samsung. Os aparelhos também não podem ser despachados com a bagagem.

Desative o Modo Avião
Como o modo avião desativa a rede móvel e o Wi-Fi, o WhatsApp entenderá que você está offline, portanto, não mostrará aos seus contatos que você está no aplicativo.

Não é permitido consumir bebidas alcoólicas que não foram servidas pela tripulação. É proibido abrir as portas de emergência sem autorização da tripulação. Não é permitido transportar armas de fogo ou objetos cortantes na bagagem de mão. Uso do cinto de segurança é obrigatório durante todo o voo.

Gol possui planos para acessar a internet no avião
É o caso do plano Light, que é voltado para navegação padrão, acesso a emails e redes sociais. Neste caso, a modalidade custa R$ 25 para garantir um acesso de uma hora ou R$ 40 para utilizar a internet durante todo o voo.

Por Dérek Arakaki. Na última terça-feira, dia 25 de janeiro, a LATAM passou liberar o acesso gratuito a internet Wi-Fi em voos no Brasil e América do Sul para a troca de mensagens de texto pelo WhatsApp, Facebook Messenger e iMessage durante o voo.

A proibição da utilização de aparelhos eletrônicos se deve ao fato de que as ondas eletromagnéticas emitidas pelos celulares são capazes de se comunicar via rede sem fio e podem ser de tamanho suficiente para causar interferências em certos equipamentos do avião.