Como funciona a ilusão de óptica?

Perguntado por: lmuniz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Uma ilusão de ótica ou ilusão de óptica envolve imagens que são percebidas pelo sistema visual de uma maneira e interpretadas de forma diferente no cérebro. Enquanto o cérebro pode processar alguns dos atributos da imagem ou objeto, há aspectos que são enganosos e, portanto, levam a erros no processo perceptivo.

A fadiga ocular também pode gerar ilusões de óptica. Por exemplo, ao olhar para a imagem durante um certo período de tempo, os receptores de luz do nosso olho ficarão cansados. Por isso, quando paramos de olhar e mudamos nossa visão de lugar vemos a imagem com as cores invertidas.

Entre os tipos de ilusão de ótica, criados ao longo do tempo por artistas e cientistas, há três mais utilizados:

  • Ilusão literal.
  • Ilusão cognitiva.
  • Ilusão fisiológica.

Resposta: descubra onde está escondida a quinta pessoa
Basta olhar a imagem de solução para encontrar o elemento escondido na paisagem, atrás do muro. Aumente e aproxime a imagem para ter mais clareza sobre o resultado do enigma.

A luz refletida pelos objetos atravessa a córnea, a pupila, o cristalino e chega a retina, onde células especializadas codificam a imagem e o nervo óptico leva o estímulo para o cérebro. A pupila funciona como o diafragma de uma máquina fotográfica, controla a entrada de luz de acordo com o ambiente.

A criação do artista japonês Kokichi Sugihara - uma "escada impossível" - foi eleita a Melhor Ilusão Ótica de 2020 Além de enganar o cérebro, a invenção o impede de ativar mecanismos para abandonar o que está vendo e voltar à realidade.

A óptica é uma área da física que busca compreender um grande número de fenômenos relacionados à luz. Em vista disso, ela pode ser compreendida como um caso particular da ondulatória, que estuda o comportamento das ondas de todo o espectro eletromagnético e não somente da luz visível.

Você já ficou confuso ao se deparar com esses dois termos: óptica ou ótica? Antes de mais nada, as palavras óptica, óptico, ótica, ótico existem na língua portuguesa e estão corretas.

Escher (1898-1971) quem mais fez uso do conceito da ilusão de ótica para compor suas obras, com explorações do infinito e metamorfoses – padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes.

A Óptica da visão estuda o comportamento dos raios de luz através do globo ocular humano até à formação da imagem no cérebro.

A ilusão de ótica também pode ser provocada por formas circulares que lembram circunferências concêntricas, ou seja, circunferencial que possui o mesmo centro, mas raios diferentes.

A ilusão pode ser causada por razões naturais (mudança de ambiente, deformação do ambiente, mudança de clima, etc) ou artificiais (camuflagem, mimetismo, efeitos sonoros, ilusionismo, entre outros). Todos os sentidos podem ser confundidos por ilusões, mas as visuais são mais conhecidas.

As ilusões são alterações no estímulo recebido e podem ser causadas por diversos fatores como falta de atenção, limitações naturais dos órgãos sensoriais, alterações no sistema de refração, sono, etc. As alucinações são a criação de estímulos inexistentes, e é a que mais interessa numa entrevista clínica.

Ilusão de ótica fisiológica
São aquelas que causam um desequilíbrio nos processos fisiológicos do nosso cérebro. Elas ocorrem quando nosso cérebro recebe estímulos visuais de maneira excessiva, em forma de movimento, luz, brilho ou cor que interferem na nossa percepção da realidade.

Como encontrar pessoas com o Google Imagens

  1. Acesse o Google Imagens. No seu navegador, abra o link images.google.com.br;
  2. Vá em “Pesquisa por imagem” Na barra de pesquisa, clique no ícone de câmera;
  3. Envie a imagem de referência. ...
  4. Encontre a fonte da foto.

Acompanhe o passo a passo:

  1. Acesse o aplicativo do Google e clique na câmera ao lado direito;
  2. Em seguida, clique no álbum de fotos, ao lado da lupa;
  3. Escolha uma foto da sua galeria e inicie a pesquisa;
  4. Comece a estudar o resultado.

Uma das formas mais fáceis de verificar o “passado” de uma foto é a pesquisa reversa do Google. Na página de busca de imagens, clique no botão de câmera dentro da caixa de busca. Submeta então a imagem que desejar, por upload ou link, e o buscador exibirá resultados iguais ou semelhantes.

Por outro lado, já que o amarelo é a cor mais visível de todas, é a primeira cor que o olho humano vê.