Como funciona a hierarquia da família real?

Perguntado por: aflores7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

No caso daqueles que detêm sangue da família real e estão na linha de sucessão ao trono, os principais são o príncipe e a princesa —os herdeiros do rei ou rainha. É o caso do príncipe Charles, que agora assume o trono como rei, e que também é conhecido como 'duque de Edimburgo', um título de nobreza.

Após estes títulos monárquicos, estão cinco escalões de nobreza: duque, marquês, conde, visconde e barão. Duque e duquesa constituem os títulos mais altos entre as cinco categorias, estando logo abaixo dos monarcas. Historicamente, os duques controlavam os ducados – ou seja, eram governantes das províncias.

A regra estabelece que quando um monarca morre, o 1º sucessor é o filho mais velho. Ou seja, caso William eventualmente não possa ou não queira assumir o lugar de Charles 3º, quem assume é seu filho mais velho, o príncipe George.

Filho mais velho da monarca, príncipe Charles, 73, é quem deve assumir a coroa. Na sequência está o príncipe William, 40, filho mais velho de Charles com a princesa Diana. As posições seguintes pertencem aos filhos do duque de Cambridge e da esposa, Kate Middleton.

Rei é o mais alto título da nobreza, reservado ao membro da família real que preside o governo monárquico, responsável pelo governo da dinastia. Príncipe é o título dado aos filhos do Rei, seus herdeiros na linha de sucessão ao trono. Em geral é dado ao primeiro filho, que será o herdeiro direito.

“Os cinco principais títulos de nobreza formam uma escadinha hierárquica que obedece à seguinte ordem, a começar do mais poderoso: duque, marquês, conde, visconde e barão.

No ano fiscal de 2021-2022, o valor pago à Coroa foi de 86,3 milhões de libras. Geralmente esse valor é utilizado para manutenção dos castelos, salários de funcionários e viagens oficiais.

Ao anunciarem o nascimento de sua filha no domingo (6), o duque e a duquesa de Sussex também revelaram o nome escolhido: Lilibet “Lili” Diana Mountbatten-Windsor. Os dois já são pais do menino Archie, nascido em 2019.

Duque/Duquesa
É o título com maiores poderes após o rei/rainha.

Abaixo do monarca estão os vários nobres, incluindo duques, condes, viscondes, barões, e cavaleiros. Os duques são os mais altos nobres, seguidos pelos condes, viscondes e barões. Os duques são responsáveis pela supervisão de grandes regiões de terra e têm um poder político significativo.

Embora Elizabeth II não descenda diretamente de Elizabeth I, que morreu solteira e sem filhos, elas podem retroceder sua linhagem até o rei Henrique VII, fundador da dinastia Tudor, e sua esposa, Isabel de York.

Para se referir às rainhas consortes até hoje foi utilizado apenas o título de rainha acrescido de seu nome. Sendo assim, o termo “consorte” não é citado, mesmo que para fins oficiais seja válido. Afinal, o título de rainha é apenas para quem está na linha de sucessão, como era o caso de Elizabeth II.

Depois de Charles, seu filho primogênito, William, deverá assumir a coroa.

O Guarda Real da Rainha é empregado pelo Exército Britânico, então o quanto eles são pagos depende de sua patente. O salário médio de um soldado no Reino Unido é de £ 20.400 por ano.

Nela, é apresentada uma Chefia de Estado – representada pela Coroa – e uma Chefia de Governo – representada pelo cargo de Primeiro-Ministro. O rei/rainha ocupa o cargo de monarca e de comando do Reino Unido, além dos 56 países da Commonwealth (Comunidade das Nações, em português), que reúne antigas colônias britânicas.

Segundo a ordem da linha de sucessão ao trono, Harry teria sim direto à coroa. De acordo com informações do jornal The Sun, mesmo sua saída da realeza não muda a regra que define quem deve receber o poder que hoje é de Elizabeth II. Ainda assim, as chances de Harry se tornar oficialmente rei são pequenas.

O que é, o que é? Está acima do Rei. Resposta: Coroa.