Como funciona a floração do ipê?

Perguntado por: eximenes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Floresce entre junho e novembro, começando pela cor roxa e rosa, depois o amarelo e por último o branco. Elas caem no decorrer de uma semana, cobrindo o chão com a sua cor. O nome ipê origina-se da língua indígena tupi e significa casca dura.

A idade da planta está relacionada com a maturidade da árvore, isso varia de acordo com os cuidados com adubação, rega ou fertilidade do solo. Em geral o florescimento inicia após os dois anos de idade, se a planta estiver bem cuidada. Em outros casos, pode levar até 5 anos.

Em geral, o florescimento ocorre com cerca de 5 anos de idade, podendo esse tempo pode diminuir se a planta estiver bem cuidada.

Por conveniência, subdivide-se o processo de floração em três fases: in- dução, evocação e desenvolvimento floral.

Os ipês-rosas são os primeiros a florescer e enfeitam as paisagens a partir de junho. Entre julho e agosto, é a vez dos amarelos. Tanto um quanto outro oferecem cerca de cinco dias de florada para o observador.

ipê verde

O mais raro dos ipês
Entre as 566 espécies de diferentes gêneros floríferos em Belo Horizonte, está o incomum ipê verde.

Isso porque as influências climáticas, como incidência de chuvas e de frio interferem nas temporadas dos ipês e em alguns anos eles podem florescer ao mesmo tempo.

Para garantir o crescimento da muda, é recomendável que se faça uma adubação na cova antes do plantio, utilizando-se 150 gramas de calcário, 200 gramas de superfosfato simples e adubo orgânico (esterco) bem curtido.

Para que as plantas tenham uma floração bem feita e desenvolvam flores, assim como frutos, o cuidado com a fertilização é fundamental. Isso porque as plantas precisam de uma fonte equilibrada de cerca de 20 nutrientes, incluindo entre os principais o Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio e Zinco.

A germinação ocorre no decorrer de 10 a 12 dias e o desenvolvimento das mudas é rá- pido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é apenas moderado, alcançando aproximadamente 3 metros em 2 anos.

Quais as principais mudanças durante a fase de floração? O tempo de duração dessa fase será indicado de acordo com a variedade – as índicas levam de sete a nove semanas para completar o processo e as sativas de 10 a 14 semanas.

O ipê é uma planta bastante resistente, aceita bem a poda severa, tanto das folhas e galhos quanto das raízes. Porém, para que haja a floração, é necessário provocar a queda das folhas diminuindo a rega.

As mudas possuem desenvolvimento rápido, mas depois de um tempo o crescimento se torna lento e ela pode demorar cerca de 100 anos para atingir a idade adulta. O ipê-rosa pode viver por muitos anos, assim como o jequitibá-branco.

Quando começa a etapa de Floração? Crescendo ao ar livre, as plantas começarão a etapa de floração quando os dias crescerem mais curtos, geralmente quando o Outono está chegando.

Fatores de indução da floração
Entre os fatores endógenos pode-se citar o estado nutricional, teores hormonais e ciclos circadianos e entre os fatores exógenos, ou seja, externos, pode-se destacar o fotoperíodo, a irradiância, a temperatura e a disponibilidade de água.

Antes da floração
“Finalize as podas antes que as espécies floresçam para que seu desenvolvimento aconteça de forma saudável”, ensina a engenheira agrônoma Fabiana Fróes. Mas atenção: não pode arbustos e árvores durante a floração, porque isso significa que elas estão em atividade e a poda será prejudicial à planta.

“Preferencialmente plantando em sol pleno, o ipê-roxo aprecia climas quentes e secos. Por não ser muito exigente com adubação e muito tolerante a períodos de seca, é uma planta de fácil cuidado”, comenta Arthur. Já para plantio doméstico, ele pode ser regado uma vez por semana, evitando umidade constante no solo.

E elas, sim, possuem tonalidade arroxeada-azulada. Por isso, quando algumas pessoas dizem que viram um ipê-roxo ou azul, na maioria das vezes estão se referindo aos jacarandás muito presentes em nossos caminhos.

Quanto tempo o ipê leva para crescer? O ipê se desenvolve de acordo com as condições climáticas ideais para a espécie, mas seu crescimento e floração demoram em média quatro anos para acontecer.