Como funciona a doutrina rastafári?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 13 votos

A proibição da ingestão de álcool, tabaco e carnes, principalmente de porco, além de seres marinhos ou de aparência ambígua, repetia as abominações do Levítico. Tudo que era tabu deveria ser rejeitado em nome daquilo que fosse ital, ou seja, natural ou limpo. Proibia-se também pentear ou cortar o cabelo.

Os rastas acreditam serem os verdadeiros filhos de Israel e seu objetivo primordial é o retorno à África. Não identificam o céu como o lugar do paraíso, acreditando em vez disso, que o paraíso fica na terra, invariavelmente na Etiópia.

Rastafári (também grafado Ras Tafari) ou Rastafarianismo (termo considerado ofensivo) é um movimento religioso judaico-cristão surgido na Jamaica na década de 1930 entre negros camponeses descendentes de africanos escravizados.

Para os rastafari não cortar os dreads é um tributo a Deus, pois o crescimento natural dos cabelos é um preceito bíblico. Outra inspiração para o cultivo dos dreads é Sansão, herói bíblico tido como um nazareno que usava o penteado.

Eles acreditam viver num território independente e, por isso, não seguem as leis do país. Os rastafáris sonham em voltar à África, que eles respeitam como a Terra Mãe. Os rastafáris não cozinham com gás. Eles usam lenha para cozinhar.

Jah tem sua origem da palavra hebraica Yah que é a abreviação de Yahweh (Jeová, Javé). Na Bíblia, as palavras Jah, Yahweh e Jeová são usadas para representar o nome pessoal de Deus. O Deus designado na Bíblia é considerado por judeus e cristãos o único Deus verdadeiro.

3 Uso do Dread como Marca Identitária e Símbolo de Estilo
até que termine o tempo de separação para o Senhor ele estará consagrado e deixará crescer crescer o cabelo da sua baceça.” ; Levítico 21:5 - “Não farão calva na sua cabeça, e não raparão as extremidades da sua barba, nem darão golpes na sua carne.”

Uso rastafári
Rastafáris usam os termos Jah ou às vezes Jah Jah como um termo para o Senhor Deus de Israel ou Haile Selassie, que alguns Rastafari consideram como a encarnação do Deus do Antigo Testamento ou como a reencarnação de Jesus Cristo, que também é conhecido pelos título etíope Janhoy.

O rastafarianismo pode ser descrito brevemente como um movimento filosófico religioso que preza pela auto-subsistência de seus seguidores, enfatizando os aspectos positivos de uma vida rural, de alimentação vegetariana e consumo da cannabis, entre outras condutas identificadas por eles como possuindo uma característica ...

Quanto custa para fazer o cabelo rastafári? Depende da região que você vive. Em geral, os dreads custam entre R$ 80 e R$ 300 — esse preço também inclui o trabalho do profissional e o valor do material usado. No caso de dreads feitos com o seu próprio cabelo, o procedimento pode sair mais barato.

Significado de Rastafári
apositivo, substantivo masculino e feminino Diz-se de, ou movimento místico, político e cultural dos negros da Jamaica e das Antilhas anglófonas. (A música reggae é manifestação desse movimento.). Diz-se de, ou indivíduo desse movimento.

A durabilidade do penteado rastafári vai depender dos cuidados que você tomar com seus cabelos. Para quem cuida bem dos fios, em se tratando de rastafári feito de cabelo natural ou sintético, é possível ficar com os dreadlocks por até 1 ano.

Em uma síntese bastante breve, pode-se afirmar que a seita é uma mescla do judaísmo e do cristianismo primitivos com tradições africanas (egípcias, em particular), que baseia-se na crença em Jah (abreviação de Jehovah) e na oposição de um “paraíso”, identificado com as terras da Etiópia (para onde todos os negros ...

Ao pé da letra, a palavra dread, em inglês, significa medo e lock (entre outros significados), pode ser cacho de cabelo. Numa tradução livre, pode-se dizer que dreadlocks são cachos de cabelo que causam medo. Nada a ver com gostar ou não da aparência deste estilo!

A higienização dos dreads deve ser feita de uma a duas vezes por semana, com água morna ou fria, utilizando um shampoo que tenha uma boa propriedade de limpeza, mas que não estimule o ressecamento do couro cabeludo. O shampoo não deve ser aplicado diretamente nos dreadlocks.

Para muitos internautas, o uso dos dreads por Ana Maria pode ser considerado apropriação, uma vez que ela é uma mulher branca, faz parte de um grupo privilegiado, e passou a usar algo que é bem mais do que um penteado, mas também um simbolismo para a cultura negra, sendo assim usado por pessoas que se identificam.

Alguns dos principais cuidados com os dreadlocks são: lavar ao menos duas vezes por semana com um shampoo de limpeza profunda, não aplicar nenhum tipo de creme na raiz e jamais dormir com os dreads molhados, o mesmo serve para o caso de prendê-los. Ou seja, certifique-se de secá-los sempre muito bem.

Cuidados básicos
O cuidado número um é a lavagem, que precisa ser feita duas vezes por semana com um shampoo. Não passe creme na raiz e nunca durma com os dreads molhados, e não prenda se estiver molhado. Tenha a certeza de manter sempre seco.

8 semanas

A durabilidade da trança raiz depende muito das características do cabelo e da forma como são feitas. Mas, de forma geral, elas costumam durar cerca de 3 a 8 semanas.