Como funciona a distribuição eletrônica de frenagem?

Perguntado por: nlima . Última atualização: 20 de maio de 2023
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O EBD (Electronic Brake Distribution ou Distribuição Eletrônica de Frenagem) é um sistema de gerenciamento da pressão nos freios dos automóveis, que atua em conjunto com o ABS, para exercer maior ou menor pressão nos freios de cada roda - de modo individual; a fim de aumentar a eficiência do conjunto.

O assistente do freio de emergência suporta o motorista em caso de manobras de frenagem de emergência, disponibilizando automaticamente a força de frenagem máxima.

Parente menos famoso dentre os demais subsistemas do ABS, o EBD, ou Distribuição Eletrônica dos Freios em inglês, tem a função de equalizar a pressão sobre as rodas traseiras evitando o risco de travamento das rodas com o veículo descarregado.

Tipos de freio: veja quais são e seu funcionamento

  • Freio de mão. Este é o tipo de freio mais conhecido, chamado também de freio de estacionamento ou freio mecânico. ...
  • Freio ABS. ...
  • Freio a tambor.

É preciso que o pedal do freio seja pressionado firmemente, até o veículo parar por completo, alerta Hanashiro. “O ABS também permite fazer o desvio de trajetória durante a frenagem, algo impossível com as rodas travadas.”

O sistema EBD, distribuição eletrônica dos freios, distribui a força da frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras, sendo utilizado como um complemento para o sistema ABS. Este sistema faz com que se aplique a quantidade de força dos freios de acordo com a aderência de cada roda ao solo.

Assim como o ABS, o termo EBD é outro conhecido dos motoristas. O “Eletronic Brake Force Distribution” é outro recurso tecnológico auxiliar no sistema de freios do veículo, atuando em conjunto com ABS.

Já o EBD (Electronic Brake force Distribution) trabalha em conjunto com o ABS e tem a tarefa de dosar a potência de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro, garantindo maior eficiência ao sistema.

Os freios auxiliares, além de garantirem uma maior eficiência na frenagem do veículo, especialmente em situações de descida prolongada, também têm um papel importante na questão da economia de combustível.

Ele consegue calcular exatamente as manobras necessárias para estacionar o carro na vaga desejada, por meio da câmera e dos sensores localizados no veículo. O motorista precisa apenas apertar o botão do Park Assist e acionar os pedais de acelerador e freio: o restante, o sistema faz sozinho!

Esse dispositivo evita o travamento das rodas em frenagens de emergência e, consequentemente, diminui a distância necessária para parar o veículo em condições extremas.

O que é o ABS? É um sistema eletrônico que complementa o freio e evita que você trave as rodas em uma frenagem de emergência. Uma curiosidade é que o nome vem da sigla inglesa Antilock Braking System, por isso no painel do carro você tem a sigla ABS identificada por uma luz do abs acesa no painel.

Para a maioria dos carros de passeio, porém, o modelo considerado mais seguro é o freio ABS. Quanto mais se consegue garantir uma frenagem estável e controlável, mais seguro é o veículo.

A distância de frenagem é aquela que o veículo percorre a partir do momento em que o motorista pisa no freio até sua parada total. A distância total percorrida pelo veículo desde o instante da observação da situação de perigo até sua parada é a soma das distâncias de reação e de frenagem.

Na frenagem dinâmica da máquina de corrente contínua utilizada neste trabalho, a energia cinética é dissipada no banco de resistências, ao passo que na frenagem regenerativa, parte desta energia cinética é devolvida para rede.