Como funciona a dependência escolar no ensino médio?

Perguntado por: efreitas4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Essa dependência é uma ou mais atividades e/ou provas sobre conteúdos dessa disciplina que o aluno foi reprovado. Vale lembrar que é costume o estabelecimento de quantidade de disciplinas com reprovação que cada aluno pode ter para que ele não seja reprovado no ano automaticamente.

Diferentes motivos podem levar o aluno a uma DP, como dificuldade no conteúdo, excesso de faltas, falta de dedicação, entre outros. Em alguns casos, o aluno pode reprovar a disciplina em diferentes disciplinas ou a mesma matéria mais de uma vez.

Entende-se por regime de dependência a faculdade de poder o aluno frequentar até duas (2) disciplinas em que ficou reprovado, independentemente de série, simultaneamente com a série para a qual será regularmente promovido.

Na escola, o tempo dedicado a uma disciplina é um ano letivo inteiro. E caso o aluno não alcance a nota necessária para passar naquela disciplina, ele corre o risco de repetir o ano escolar inteiro.

O presente artigo prova, através da legislação educacional, que a sala de alfabetização não é reconhecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nem tem, por isso mesmo, caráter reprovativo.

O aluno aprovado em “Progressão Parcial“ (reprovado em até 3 disciplinas) poderá cursá-las no ano letivo seguinte como dependências. A dependência ocorre em contraturno e possui avaliações. Podem usufruir do programa disciplinas do 7º ano do Ensino Fundamental II ao 2º ano do Ensino Médio.

A dependência precisa ser colocada de uma forma positiva, para criar um desejo do aluno por ela. O professor que vai ministrar o conteúdo deve ser criativo e que consiga fazer com que o aluno cresça e aprenda o que não havia conseguido antes.

Não há número limite de repetições, desde que dentro do prazo de validade, de 12 meses, para obtenção de habilitação.

Com a alteração, mesmo se o estudante tiver reprovado em até três disciplinas, a aprovação será permitida. Porém, é obrigatória frequência igual ou superior a 75% do total de horas letivas para a aprovação. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, os alunos também não reprovam.

Portanto, a reprovação por frequência possui impacto negativo maior no IRA do que o trancamento da disciplina, que, por sua vez, tem impacto negativo maior que a reprovação por nota. Durante a pandemia da COVID-19 , foi estabelecido o mecanismo de supressão de componentes curriculares.

Dependência é o impulso que leva a pessoa a usar uma droga de forma contínua (sempre) ou periódica (freqüentemente) para obter prazer. Alguns indivíduos podem também fazer uso constante de uma droga para aliviar tensões, ansiedades, medos, sensações físicas desagradáveis, etc.

Caso reprove em 3, pode ter advertência da instituição e, se isso se repetir, até mesmo precisar deixar a faculdade.

Resposta verificada por especialistas. No sistema escolar, o termo "ficar em dependência" é aplicado para os alunos que não conseguiram estabelecer a meta em alguma disciplina durante o ano letivo.

Para garantir essa nova oportunidade, é essencial que a escola tenha um plano de ação para recompor as aprendizagens desse aluno no ano seguinte, com reforços paralelos ao novo ano escolar. “Se a escola entende que não vai ter condição de fazer nada para esse aluno, então não tem por que segurá-lo”, observa Rodrigo.