Como funciona a data de vencimento de um produto?

Perguntado por: avarela . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.8 / 5 6 votos

O prazo de validade é uma data que indica o período em que alimentos, bebidas e outros produtos perecíveis podem ser consumidos com segurança. Ele se inicia na data de fabricação do produto e termina no momento em que o alimento começa a se deteriorar, fazendo com que fique fora dos padrões esperados para ingestão.

Data de durabilidade mínima
A data é identificada apenas com mês e ano. O produto pode ser consumido depois do prazo indicado se forem respeitadas as regras de conservação e se passar o teste Observar, Cheirar, Provar. Exemplos: congelados, azeite, grão e feijão enlatado.

Por isso, o melhor a fazer é realmente consumir os alimentos antes da data de vencimento — ou, em último caso, descartar os produtos fora da validade. Senão, você pode aumentar a chance de desenvolver uma intoxicação alimentar, tendo sintomas como diarreia, vômito e dores estomacais.

O remédio vence esse mês, posso tomar? Sim, é possível tomar o medicamento desde que ele não tenha passado da data de validade. Ou seja, você pode fazer o uso do remédio até o momento em que ele chegar no seu prazo, depois disso o uso não é recomendado.

Usar um produto vencido pode ter um efeito reduzido ou até mesmo gerar um eczema de contato, além de poder irritar a conjuntiva, levando à coceira e vermelhidão, sintomas similares aos da conjuntivite.

A validade é contada a partir da data da fabricação. A empresa pode informar na embalagem a data de fabricação e indicar o período de validade (exemplo: “Fabricado em 06/01/2020. Validade: 24 meses.”) ou colocar apenas a data de validade (exemplo: “Validade: 06/01/2022”).

O intervalo de dias entre a data de produção e a data que você começou a sentir as primeiras alterações é o tempo máximo de prateleira do seu produto. Assim, se as primeiras alterações foram sentidas 5 dias após a data de produção, esse será o seu tempo máximo para validade da receita testada.

A data de validade indica aos consumidores que, se o produto tiver sido manuseado de maneira adequada (ou seja, armazenado em condições adequadas a esse produto), o produto fechado deve ser de alta qualidade até a data especificada. As datas de validade referem-se à qualidade dos alimentos.

Como pro exemplo: 20/02/2020. Abaixo, onde não há barras ou pontos separando os numerais, é o lote do produto. Veja no exemplo abaixo: Neste caso o produto vale até dia 20/07/2020 e o número abaixo é o lote com a hora de fabricação.

Prazo de validade, data de vencimento ou consumo preferencial, resumidamente, mede a vida útil de um alimento. Em outras palavras, é uma data aproximada que indica o tempo que transcorre desde o preparo do alimento até sua deterioração, quando torna-se impróprio para consumo.

Estabelecimentos podem vender produtos com valide próxima ao vencimento? “O mercado pode perfeitamente vender os produtos que estão por vencer, mas tem de ser uma data distante do vencimento, colocar em gôndola separada, anunciando que o preço em promoção é em virtude que o produto vai vencer na data tal.

produto deteriorado, alterado, adulterado, avariado, falsificado, corrompido, fraudado, nocivo à vida ou á saúde, perigoso ou em desacordo com as normas de fabricação, distribuição ou apresentação; produto inadequado ao fim a que se destina.

Consumidor que encontrar produto vencido à venda poderá ganhar outro de graça. O Projeto de Lei 1386/19 assegura ao consumidor que constatar produto à venda com prazo de validade vencido o direito a receber gratuitamente uma unidade de produto idêntico ou similar dentro da validade.

De fato, ao encontrar um produto vencido no supermercado, você tem deve receber gratuitamente outro produto, porém dentro do prazo de validade. Caso o supermercado não possua o mesmo produto, deverá fornecer um similar e de igual valor.

Regras: Troca: quem encontrar um produto vencido em exposição nas prateleiras dos supermercados participantes da campanha vai ter direito a outro, dentro do prazo de validade. Mas, independente de quantos produtos o consumidor encontrar, receberá apenas uma unidade gratuitamente.

Muitas vezes pode até parecer inofensivo o consumo de um determinado alimento que esteja fora da validade quando a sua aparência é boa. Contudo, essa ação pode causar diversos problemas de saúde as pessoas e entre os sintomas mais comuns estão dores estomacais, diarreia, infecção alimentar, vômitos e náuseas.

Normalmente, essa data é de 12 e 60 meses a partir da data de fabricação. No caso dos medicamentos dispensados pelo farmacêutico a granel, a embalagem costuma ter um selo com os dizeres "descartar em" com um ano de validade, o que é exigido em 17 estados nos EUA.

via de regra. você não é obrigado a pagar por produtos vencidos.

O departamento de ciência alimentar da universidade de Cornell, nos Estados Unidos, explica que o leite fechado pode ser consumido entre dois a cinco dias após o fim da validade. Fechado pode chegar até aos sete.

Normalmente, a cerveja ainda está apta para o consumo e com as características sensoriais preservadas até 4 meses após o envase. Depois desse período, ainda continua sendo seguro consumir, mas sua qualidade sensorial pode começar a decair.