Como funciona a cota de Estudante?

Perguntado por: aperes8 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A Lei nº 12.711/2012, também conhecida como Lei de Cotas, determina que metade das vagas de instituições de ensino superiores públicas devem ser destinadas a candidatos que estudaram os três anos do ensino médio na rede pública. Em 2022, a Lei completou 10 anos.

As cotas gratuitas de passagens serão fornecidas aos estudantes no formato do Bilhete Único Diário, com limite de 8 (oito) embarques por dia, a serem realizados no período de 24 horas, contadas a partir do registro da primeira utilização da cota as cotas gratuitas não são cumulativas, devendo ser utilizadas dentro do ...

Consulta de cotas:

  1. Faça login no site Sistema Público SPTrans;
  2. Clique no campo Meus cartões;
  3. Identifique o Bilhete Estudante;
  4. Clique no campo Extrato de utilização.

De acordo com o decreto, a retomada às aulas é facultativa e feita de forma a não exceder a capacidade máxima de alunos em até 35%. Desta forma, os alunos do ensino fundamental não comparecerão todos os dias às escolas e, assim, irão receber 24 cotas por mês.

O cartão Bilhete Único acumula até duas cotas mensais, cinco cotas semanais e 15 cotas Diárias (24 horas).

Uma cota é equivalente a até quatro embarques em um período de duas horas. Antes da regulamentação, o passe livre estudantil permitia oito embarques por dia em até 24 horas – o que rendia 48 cotas por mês. Em outras palavras, a gratuidade podia ser utilizada para deslocamentos extras, como ir ao trabalho.

Quantas cotas tem o Bilhete de Estudante? Para ter acesso ao Bilhete Único Estudante Gratuito, o aluno precisa adquirir o novo modelo do cartão e pagar a taxa anual de validação. As cotas gratuitas são concedidas pela SPTrans, conforme os dias de aula do usuário, com um limite de 48 viagens por mês.

Para isso, é preciso completar o processo de solicitação e pagamento do valor de validação do benefício, que é de sete tarifas vigentes, ou R$ 30,80 via cartão de crédito, boleto ou PIX.

Passe livre - Liberado em um prazo de até 72 horas após o desbloqueio do Bilhete.

Solicitação do Bilhete Único Estudante 2023 já pode ser feita a partir desta quinta (05) no site da SPTrans. A partir desta quinta-feira, 5 de janeiro de 2023, os alunos da cidade de São Paulo já podem solicitar o Bilhete Único Estudante 2023 à SPTrans.

As cotas são estabelecidas de acordo com a estrutura dos cursos informada pelas instituições de ensino e podem variar entre 5 e 24 cotas (estas cotas são duplas) diárias para uso no metrô e trem, cada cota dá direito a até 2 embarques/dia, a contar da data e hora do primeiro uso.

Como carregar a gratuidade no Bilhete Único
Para carregar as suas cotas do passe livre é muito simples. Basta inserir o bilhete único estudante sptrans duas vezes no equipamento de recarga (aquele usado para recarga de vale-transporte).

Como funciona o Passe Livre Estudantil
As cotas são definidas pela instituição de ensino de acordo com suas aulas e variam de 5 a 24 cotas diárias. As cotas de gratuidade são duplas. Cada cota dá direito a 2 viagens de 2 horas cada com até 04 embarques por viagem, e até 02 embarques por dia em trens e metrôs.

É possível solicitar pelos canais de atendimento Portal 156 e presencialmente nos Postos de atendimento com o documento de identificação e o Bilhete.

As recargas podem ser realizadas de fevereiro até junho e de agosto até novembro; em dezembro, até o dia 15, sendo que a cota máxima fica fixada em 30 viagens a fim de se adequar ao período letivo.

A partir de segunda-feira (01/02), estudantes já podem recarregar seus cartões do Passe Livre Escolar emitidos ou revalidados em 2021 e também adquirir os créditos eletrônicos no Meia Tarifa, se os cartões foram emitidos ou revalidados em 2020 e 2021.

Cada “cota diária” permite até oito embarques de ônibus em um período de 24 horas. Dessa forma, o estudante tem mais liberdade para completar seu trajeto, em um ou mais ônibus, no limite máximo de até 192 embarques por mês*.

SPTrans informa!
Com ele você faz até 4 embarques em ônibus diferentes, no período de 3 horas.

Quem deseja conferir o seu saldo do PIS/Pasep para verificar se tem direito às cotas, pode acessar o aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS. No app, o usuário deve clicar em “Cadastra-se” e preencher todos os dados solicitados: CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e uma senha de acesso.