Como funciona a Copa Sul-americana 2022?

Perguntado por: amoura8 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela terão quatro equipes cada, avançando duas de cada país para os grupos. Serão jogos únicos, com sorteio de mando de campo.

As equipes se enfrentaram em jogos eliminatórios de ida e volta, classificando-se a que somasse o maior número de pontos. Em caso de igualdade em pontos, a regra do gol marcado como visitante seria utilizada para o desempate. Persistindo o empate, a vaga seria definida em disputa por pênaltis.

Os vencedores de cada grupo avançam para as oitavas de final, enquanto os segundo colocados disputam os play-offs contra os terceiro colocados da fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2023. Nessa fase, cada grupo é disputado em turno e returno, todos contra todos.

Nas Eliminatórias Sul-americanas, as dez seleções fazem partidas de turno e returno; as quatro mais bem classificadas ficam com as vagas. A 5ª colocada disputa uma repescagem com a seleção campeã da Oceania ou com a 4ª da America do Norte e Central ou com a 5ª da Ásia.

América, Botafogo, Goiás, Bragantino, Santos, São Paulo e Fortaleza são os representantes brasileiros na fase de grupos da Sul-Americana; veja a lista completa. O América conheceu nesta quinta-feira (16/3) todos os possíveis adversários na fase de grupos da Copa Sul-Americana 2023.

Assim, São Paulo, América-MG, Botafogo, Santos, Goiás e Bragantino no Brasil, e Gimnasia y Esgrima, Defensa y Justicia, Tigre, Newell's Old Boys, Estudiantes e San Lorenzo, da Argentina, foram apenas observadores do sorteio deste fim de ano.

Times classificados para as quartas de final da Copa Sul-Americana

  • Deportivo Táchira.
  • Independiente del Valle.
  • Melgar.
  • Internacional.
  • Nacional.
  • Ceará
  • São Paulo.
  • Atlético-GO.

Assim como na Libertadores, a premiação aumentará gradativamente a partir das oitavas. Quem passar para as quartas recebe 600 mil dólares (R$ 2,8 milhões) e quem chegar às semifinais ganha mais 800 mil dólares (R$ 3,8 milhões).

A data é a mesma do sorteio da Libertadores. Ao todo, 16 times se classificaram a partir da fase preliminar da Sul-Americana.

A Conmebol divulgou uma notícia importante nesta terça-feira. A partir de 2023, todas as fases da Conmebol Libertadores e da Copa Sul-Americana terão presença do VAR.

O regulamento da Sul-Americana prevê três critérios de desempate em caso de igualdade de pontos entre os times na fase de grupos. O primeiro é o saldo de gols, depois gols marcados e, por fim, os gols marcados fora de casa.

Critérios de desempate
melhor saldo de gols entre as equipes em questão; maior número de gols marcados entre as equipes em questão; maior número de gols marcados como visitante entre as equipes em questão; ranking da CONMEBOL.

São eles: América-MG, Botafogo, Goiás, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Fortaleza, que foi eliminado da Libertadores. Pote 1 (times mais bem rankeados na Conmebol - cabeças de chave): São Paulo, Santos, Peñarol, LDU, Estudiantes, San Lorenzo, Emelec (EQU) e Santa Fé (COL);

Os times que vão disputar a repescagem são os 10 segundos colocados dos grupos das Eliminatórias (Portugal, Suécia, Itália, Ucrânia, Gales, Escócia, Turquia, Rússia, Polônia e Macedônia do Norte), mais as duas melhores seleções que venceram seus grupos na Liga das Nações 2020-21 e que não conseguiram vaga pelas ...

As duas primeiras colocadas de cada grupo se classificam para a Copa do Mundo FIFA de 2022, com os terceiros colocados de cada grupo se enfrentando por uma vaga na repescagem.

Entre as 12 seleções, são criadas três chaves e, em cada chave, são feitos dois jogos, como se fossem partidas de semifinal e final. A que vencer os dois jogos da sua respectiva chave ganha a vaga para a Copa do Mundo. Os jogos foram disputados no mês de março de 2022.