Como funciona a compra que não compromete o limite do cartão?

Perguntado por: oescobar8 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Ao realizar alguma compra via cartão de crédito, o cliente poderá pagar as mensalidades normalmente na data acordada mas, o limite do seu cartão não será comprometido com o valor total da compra. Apenas será descontado o valor de determinada mensalidade.

Pagamento recorrente é o modelo de negócios baseado na entrega de produtos ou prestação de um serviço em que o consumidor se torna um assinante, pagando um valor por período. Geralmente, a cobrança é mensal, mas também pode ser diária, semanal, quinzenal ou até em períodos maiores, como bimestres, semestres e anos.

Para adotar a cobrança recorrente no cartão de crédito, é preciso contratar uma plataforma de pagamentos com funcionalidades de recorrência. Além disso, é preciso elaborar um contrato para o cliente ler antes de confirmar a compra. Assim, os dados do consumidor passam a ser automaticamente utilizados nas cobranças.

Existem inúmeras lojas que aceitam pagamento recorrente, sendo alguns exemplos:

  • brinquedos por assinaturas (como clube de livro, produtos e jogos geek, etc.);
  • academias (além de personal trainer, clínicas de fisioterapia, etc.);
  • café por assinatura (como Nespresso, Mercafé, etc.).

O crédito recorrente é uma forma de cobrança periódica e automática que acontece diretamente na fatura do cartão de crédito do cliente. Esse modelo de recebimento de valores é extremamente benéfico para empresas que oferecem serviços contínuos e, por conta disso, precisam cobrar seus usuários regularmente.

A cada mês, o consumidor pode utilizar integralmente todo o limite, que é liberado novamente após o pagamento da fatura. Por exemplo, se o limite do cartão de crédito é R$ 2 mil, o consumidor consegue fazer uma compra nesse valor ou várias que somadas chegam a esse limite.

Qual o limite máximo que se pode obter no cartão de crédito? A resposta padrão dos bancos é que o limite total de crédito não deve ultrapassar uma fração (geralmente 70%) da sua renda bruta. É o mais comum, mas está bem longe de ser o teto.

Comprar com recorrência é optar pela cobrança mensal de um serviço ou produto de maneira automática e recebê-lo até o encerramento ou cancelamento do contrato, usufruindo dele durante todo o período em que ele está sendo pago.

Crédito recorrente como funciona
Só é encerrada quando o cliente solicitar o cancelamento do serviço ou o período do contrato acabar.

Qual maquininha faz pagamento recorrente? Por ser um serviço financeiro, existem algumas maquininhas de cartão de crédito que trabalham com o pagamento recorrente, como PagSeguro, PayPal e Wirecard.

Você pode oferecer a cobrança recorrente de diversas formas, seguindo sempre a preferência do consumidor e o tipo de negócio que você tem:

  1. Boleto. bancário. ...
  2. Cartão. de crédito. ...
  3. Transferência. bancária. ...
  4. Débito. automático.

Recorrência é o modelo de cobrança no qual o cliente realiza pagamentos periódicos (semanais, mensais, semestrais ou anuais, por exemplo) para ter acesso a determinado produto ou serviço. Esse modelo de cobrança se popularizou com o surgimento de serviços de streaming, porém ele não é novo.

A venda recorrente é uma modalidade comercial na qual o cliente realiza pagamentos periódicos para continuar recebendo ou tendo acesso a um determinado produto ou serviço. Para isso, é firmado um contrato que determina a periodicidade da cobrança, que pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual, por exemplo.

Quando o cliente recebe a fatura do cartão e vê uma compra que ele não reconhece, pode notificar o banco. O banco, por sua vez, ao notar alguma irregularidade na compra, realiza o cancelamento e o estorno ocorre. O objetivo é garantir mais confiança e segurança ao comprador.