Como funciona a carta de reverter no UNO?

Perguntado por: eguimaraes . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Regras do Uno: tipos de cartas

  1. Carta +2: Quando esta carta é jogada na mesa, o próximo jogador deve comprar duas cartas.
  2. Carta Inverter: Representada por duas setas, se esta carta for posta na mesa, o sentido horário será invertido.

Você pode usar a carta "+4" para fazer o jogador seguinte sacar quatro cartas e passar a vez. Diga "Uno" quando você só tiver uma carta na mão. Continue alternando com os demais jogadores até alguém ficar só com uma carta. Nesse ponto, essa pessoa tem que dizer "Uno" — ou é penalizada caso seja pega no flagra.

Criadores do jogo UNO esclarecem: cartas +2 e +4 não se podem somar.

E o veredito foi dado: você não precisa falar absolutamente nada quando estiver com apenas uma carta restante em sua mão no UNO.

Regra 1: O Corte
Caso você tenha uma carta exatamente igual à que está no bolo de descarte (mesma cor e mesmo número/símbolo), pode furar a fila e "cortar a mesa", jogando sua carta na frente dos outros. Isso significa que o próximo a jogar é a pessoa que vem depois de você.

As cartas +4 não podem ser combinadas com outro +4 para somar oito cartas a serem compradas pelo o próximo jogador. Desta maneira, se você tiver a infelicidade de receber um +4, só lhe resta aceitar, comprar suas quatro cartas e esperar até que possa jogar de novo.

7: Caso alguém jogue esta carta, todos tem que ficar em silêncio e, não pode falar nada, se não compra uma carta. se for jogada a mesma carta por outra pessoa que está jogando, todos podem falar normalmente.

"Se alguém joga uma carta +4, você deve comprar 4 e sua vez é pulada. Você não pode jogar um +2 para fazer a pessoa comprar 6. Nós sabemos que você já tentou isso," escreveu. A regra também vale para qualquer outra carta, até mesmo outra +4.

Sete: Ordem de silêncio por uma rodada ou até ser interrompido por outro sete. Se o silêncio for quebrado o soldado indisciplinado compra 1 carta por palavra. Corte: Se o soldado possui a carta da mesma cor, número ou símbolo jogado por outro, pode fazer o corte.

Por meio de seu Twitter oficial, a empresa deixou claro que o jogador não pode jogar uma carta de mais dois em cima de outro mais dois, ou seja, o próximo jogador deve obrigatoriamente comprar as cartas.

Pode se vencer com qualquer carta, que não seja especial o coringa. Lembrando que para vencer o jogo tem que restar na mão uma carta apenas e o jogador deve avisar todos dizendo uno.

Se alguém jogar uma carta incorreta ou se esquecer de gritar “Uno” cada vez que ficar apenas com uma carta na mão, ele terá que “comprar” duas cartas da pilha. Quando acontecer de o jogador não ter uma carta correspondente à que está na mesa, então ele deverá tirar uma carta da pilha.

O Blefe existe no jogo, a possibilidade de desafiá-lo é uma regra padrão, muitas vezes esquecida por quem joga com as cartas ao vivo. É o famoso negar carta, as punições para essa jogada podem ser combinadas entre os jogadores. Na versão online, se o jogador for pego blefando ele compra duas cartas.

O 8 funciona como um curinga podendo ser jogado a qualquer momento. O jogador que o fizer deve então escolher o naipe com que o jogo seguirá.

A mais conhecida é a de empilhar cartas de ação «comprar duas» ou «comprar quatro». Assim, o jogador que teria que pegar do monte pode passar a infeliz prenda para o próximo da ordem (com a pena dobrada). Tem quem ainda permita o empilhamento de ambas as cartas juntas!

"FUNDO ROXO Cartas defensivas que somente podem ser jogadas quando você é atacado por outro jogador."

Permite escolher a próxima cor, inclusive aquela que já está sendo usada. Se for a primeira carta do jogo, a pessoa à esquerda do sorteador deverá escolher a cor. Pode ser jogada sobre qualquer carta.

Se no começo do jogo o usuário sacar a carta +2, ele precisa sacar duas cartas da pilha. Se um jogador sacar uma carta de inversão, o jogo começa no sentido anti-horário pelo participante à direita de quem distribuiu as cartas.