Como funciona a cabeça de um drogado?

Perguntado por: aguedes5 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Como as substâncias psicoativas alteram as funções cerebrais, o dependente químico pode ficar com depressão profunda. Quando ocorre o consumo de drogas, as alterações das funções químicas cerebrais diminuem a produção de neurotransmissores, ligados a sensação de bem-estar, o que acaba gerando a depressão.

Os dependentes químicos se agarram a um estilo de vida rígido, começam a se sentir desconfortáveis com o que não seja familiar. A dependência química implica um estilo de vida centrado na própria pessoa e a falta de flexibilidade acrescenta certo grau de bem-estar à vida do dependente químico.

Por se tratar de uma droga psicoativa, ela atinge diretamente o cérebro, mas esse não é o único problema e estrago causado por essa droga. Ela também atinge outros órgãos no corpo, e é isso que faz da cocaína uma das drogas mais perigosas e também uma das mais atuantes no sistema nervoso.

heroína

Embora existam várias drogas altamente viciantes, quando a pergunta é sobre qual a droga mais difícil de largar, a resposta é a heroína. Um estudo mostrou que a heroína é a droga mais viciante de todas, ficando na frente da cocaína, nicotina, barbitúricos e álcool.

Como o abuso de substâncias pode estimular a infidelidade
Vício e infidelidade estão comumente relacionados. Quando alguém bebe álcool ou usa drogas, está complicando e adicionando um elemento que pode se tornar um motivador e um bode expiatório para a traição.

Como as drogas acabam tomando conta de grande parte de sua vida, ele exige muito dos outros e até dele mesmo. Por isso, ele tende a acumular emoções e sentimentos em sua grande maioria negativos, o que pode o tornar ansioso.

Assim, os sentimentos que restam após o uso das drogas são o cansaço e a tristeza (dentre outras emoções negativas), o que gera o estado depressivo. Como o cérebro demora para voltar a liberar neurotransmissores normalmente, o indivíduo costuma permanecer deprimido por um tempo.

Confira nesse post, 5 passos simples que podem ser feitos na hora do desespero, quando a pessoa chega em casa drogada.

  1. Tenha calma. ...
  2. Análise a situação de que encontra a pessoa e preste socorro. ...
  3. Ofereça água a pessoa. ...
  4. Prepare-se para o pós do uso das drogas. ...
  5. Aconselhe.

Para isso, você precisa se colocar no lugar da pessoa, ser compassivo, compreensivo e tratá-la como gostaria de ser tratado. Julgar está fora dos seus limites, por mais difícil que seja evitar. Ser respeitoso e atencioso, por outro lado, pode fazer de você um porto seguro no processo de desintoxicação e recuperação.

O uso da cocaína provoca no cérebro o aumento do estado de alerta, da sociabilidade e da autoconfiança, além de reduzir a necessidade de dormir, o cansaço e o apetite. Isso acontece devido à sobrecarga do psicoativo conhecido como dopamina, responsável por proporcionar os efeitos da droga.

Um dos efeitos rápidos do consumo da cocaína é a elevação da pressão sanguínea, dos batimentos e a vasoconstrição no cérebro e no corpo. É isso que dá, ao usuário, a sensação de picos de energia, de ansiedade, estresse e paranoia. O uso prolongado da droga causa danos irreversíveis ao sistema cardiovascular.

Ele confessou que vende drogas na região e que cada pino de cocaína era vendido pelo valor de R$ 10.

É claro que beber muita água é recomendado, já que ajuda a eliminar a substância do seu organismo mais rapidamente, assim como praticar uma atividade física e manter uma alimentação saudável.

Depressoras ou sedativas
Afetam o cérebro (sistema Nervoso Central) fazendo com que funcione de forma mais lenta, pois dificultam o processamento das mensagens que chegam ao cérebro. Essas drogas diminuem a atenção, a concentração, a tensão emocional e a capacidade intelectual.

As principais são as anfetaminas, a nicotina (presente no cigarro) e a cocaína, que geralmente inibem as sensações de fome, cansaço e sono, podendo produzir estados de excitação e aumento da ansiedade.

Efeito imediato: Euforia e felicidade aparecem, provocando um prazer intenso que pode servir como gatilho para o vício. Além disso, o usuário pode ter uma crise de taquicardia, espasmos, elevação da pressão e até mesmo convulsões.

cannabis

A cannabis é a droga mais consumida no mundo, segundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2022, apresentado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas ( UNODC). Em 2020 mais de 4% da população mundial de 15 a 64 anos (209 milhões de pessoas) havia usado cannabis no último ano.

Oxidado, crack oxidado ou oxi é uma droga derivada da cocaína de uso altamente viciante. Trata-se de uma mistura de base livre da cocaína oxidada, cerca de 80% da composição da droga, entre eles: querosene, gasolina e diesel com cal ou permanganato de potássio.

Palavras grosseiras, gritos e ofensas são as piores coisas a se fazer. 5- Piadas não são bem-vindas: contar piadas e histórias relacionadas a dependentes químicos pode ser algo desagradável. Mesmo com a boa intenção de animar o indivíduo, esse tipo de distração pode gerar um efeito contrário.

A relação pode sofrer fortes impactos e, com isso, matrimônios e namoros acabam sendo desmanchados por não encontrarem uma saída mais interessante. Essa dificuldade pode aparecer ainda mais intensa quando o sujeito ainda não se reconhece como um dependente químico, elevando assim os conflitos dentro de casa.