Como funciona a acentuação?

Perguntado por: asilva . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A acentuação é um tema inerente aos postulados gramaticais que, indiscutivelmente, concebe-se como um fator relevante, em se tratando da linguagem escrita. Trata-se do fenômeno relacionado com a intensidade em que as sílabas se apresentam quando pronunciadas, podendo ser em maior ou menor grau.

São eles:

  • Acento agudo. O acento agudo possui a função de indicar as vogais tônicas. ...
  • Acento circunflexo. O acento circunflexo é utilizado nas vogais “a”, “e” e “o”. ...
  • Til. O til é um acento que usamos para indicar a nasalidade nas vogais. ...
  • Acento grave. Esse acento é também conhecido como crase.

acento agudo (´): destaca uma sílaba tônica com vogal longa e aberta; acento grave (`): indica a ocorrência de crase; acento circunflexo (^): destaca uma sílaba tônica com som fechado; til (~): indica vogais nasalizadas, como os ditongos ão, ãos, ões e a forma isolada ã.

De acordo com a posição da sílaba tônica, as palavras classificam-se em: Oxítonas – aquelas em que a sílaba tônica se encontra demarcada na última sílaba. Paroxítonas – a sílaba tônica é penúltima sílaba. Proparoxítonas – a sílaba tônica é a antepenúltima sílaba.

Não são acentuadas as palavras oxítonas terminadas em: r, l, z, x, i(s), u(s), im(ns), um(ns), om(ns). São naturalmente oxítonas, não necessitando de acentuação gráfica.

Regras fundamentais:

  1. Proparoxítonas: todas são acentuadas. Ex.: analítico, hipérbole, jurídico, cólica.
  2. Palavras oxítonas: acentuam-se todas as oxítonas terminadas em "a", "e", "o", "em", seguidas ou não do plural(s). Ex.: Pará – café(s) – cipó(s) – armazém(s)

As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Ou seja, cuja pronúncia tem mais força e intensidade. Apesar dessa ênfase, a maioria das paroxítonas não possuem o acento gráfico. Além disso, elas representam a maior parte das palavras da língua portuguesa.

Entretanto, duas palavras continuarão recebendo o acento diferencial. São elas: Pôr, (verbo), que mantém o acento circunflexo para que não haja confusão com a preposição por e Pôde (verbo conjugado no passado) que também mantém o acento para que não tenha confusão com pode (o mesmo verbo no presente).

É usado em casos específicos, como:

  1. palavras monossílabas terminadas em -a, -e, -o, -ei, -eu, -oi;
  2. palavras oxítonas terminadas em -a, -e, -o, -em, -ens;
  3. palavras paroxítonas terminadas em -i, -us, -um, -uns, -l, -n, -r, -x, -ons, -ps, -ei, -ã, -ão, -guam, -guem e em ditongo crescente;
  4. palavras proparoxítonas.

O acento tônico está relacionado com a intensidade dos fonemas, e o acento gráfico, como o agudo e o circunflexo, marca a sílaba tônica.

Educação te ajuda a saber quais palavras mudam com as novas regras do acordo ortográfico. Entretanto, conserva-se o acento agudo nas palavras oxítonas e nas monossílabas tônicas terminadas em “éi”, “éu” e “ói”. Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis.

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

O acento Grave é um sinal oblíquo, da direita para esquerda, posicionado acima da vogal [à] e é utilizado para marcar na escrita a ocorrência de um processo fonológico chamado Crase, quando há junção de dois fonemas vocálicos idênticos (preposição “a” + artigo “a” ou preposição “a” + pronome).

Acento tônico
Água: á – gua. Veja que a letra “á” é a que tem mais intensidade fonética, ou seja, é o acento tônico da palavra água. As palavras são classificadas de acordo com a sílaba mais intensa, ou seja, a tonicidade.

De fato, não são acentuadas as palavras oxítonas terminadas em u, seguido ou não de s. Por este motivo, não levam acento: bambu, pitu, ragu, sagu, urubus etc.

Acentuamos todas as palavras monossílabas tônicas terminadas em a(s), e(s), o(s). Pá, pós, já, pés. Os ditongos monossilábicos abertos éi(s), éu(s), ói(s) também são acentuados.

Voo tem acento? Não, a forma correta de se escrever é voo, sem acento. De acordo com a nova ortografia, não devemos acentuar as palavras terminadas nas vogais dobradas “eem” ou “oo”.

Fácil, adjectivo, leva acento agudo, porque é uma palavra grave terminada em l. Facilmente perdeu o acento (mas continua a ser acentuada na pronúncia), como qualquer advérbio terminado em -mente, depois da reforma ortográfica luso-brasileira de 1971-73. Escrevia-se, até então, "fàcilmente" (com acento grave).

1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.

Palavras proparoxítonas são palavras que têm a sua antepenúltima sílaba como sílaba tônica, ou seja, como a sílaba que é pronunciada com maior força: música (MÚ-si-ca); matemática (ma-te-MÁ-ti-ca); gráfico (GRÁ-fi-co).