Como fritar um ovo de forma saudável?

Perguntado por: irocha . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Ovo frito em água > Em vez de usar óleo, manteiga ou margarina para fritar o ovo, use água! Coloque metade de um dedo de água na frigideira e, quando começar a ferver, quebre o ovo e frite do jeito normal. Fritando o ovo dessa forma, as calorias dele voltam as 75 iniciais, equivalentes às calorias do ovo cozido.

Nesse caso, preparar um ovo frito (estrelado ou mexido) não faz mal para a saúde. O problema está na quantidade de gordura inserida na hora de fritar o alimento. Mas, para não aumentar o colesterol, bastar usar um pouco de manteiga, azeite ou algum outro óleo vegetal em pequenas quantidades.

Fritar os ovos ou fazê-los mexidos em óleo e manteiga adiciona gordura e, possivelmente, gorduras saturadas à dieta. Se você quiser fritar ou fazer ovos mexidos, use uma pequena quantidade de óleo saudável para o coração como o azeite de oliva, que é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a melhorar o colesterol.

Azeite de oliva, óleo de coco ou a própria manteiga são ótimos substitutos porque oferecem vitaminas e minerais importantes para uma alimentação saudável. Assim, quando quiser um prato que envolva fritura, priorize esses ingredientes.

É optar, por exemplo, pelos óleos vegetais para fritar a comida. Nesse caso, dê preferência às versões à base de soja, canola, milho e girassol. Eles contém vitamina E e a gordura presente é insaturada, considerada boa para o organismo.

Ovo frito feito com azeite é a melhor opção!
É claro que existem diversas formas de preparar esse alimento, no entanto, alguns itens usados para evitar que o ovo grude na frigideira, como os óleos e a manteiga, podem acabar fazendo com que esse item não seja mais tão saudável.

O óleo de coco é o melhor óleo para fritura. Estudos mostraram que, mesmo após oito horas de fritura contínua a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, o que o torna muito resistente ao calor.

E, por fim, uma dieta muito restritiva, como a do ovo, pode até levar à perda de peso, mas além dos danos à saúde, pode também ocorrer o efeito sanfona. Esse efeito acontece quando, após uma dieta, a pessoa recupera todo o peso perdido e pode até mesmo ganhar alguns quilos a mais.

Os 6 melhores alimentos do mundo

  1. Leite materno. É sabido que o leite materno é o melhor alimento que existe, e segundo especialistas não há nenhum que chegue perto da sua qualidade. ...
  2. Ovo. ...
  3. Óleo de coco. ...
  4. Quinoa. ...
  5. Azeite de oliva. ...
  6. Cúrcuma.

Os estudos sugerem uma média de 2 a 3 ovos inteiros por dia, mas não existe uma quantidade certa, porque é muito individual. Há pessoas saudáveis e muito ativas, por exemplo, que consomem pouco mais que 3 ovos por dia sem problema algum.

Sim, você pode comer ovo todos os dias. Ele é considerado um dos melhores alimentos do mundo, devido ao seu alto valor nutricional. O ovo é composto por proteínas bem aproveitadas pelo organismo, vitaminas, minerais e gorduras, incluindo o colesterol.

Qual gordura utilizar no ovo frito? Se o que você quer é o melhor sabor possível, utilize gordura de bacon. Outra ótima gordura é manteiga. Como a manteiga tem um ponto de queima baixo, o ovo ficará com um aspecto mais escuro, como na foto abaixo.

No geral, métodos de cozimento mais curtos e com menos calor, causam menos oxidação do colesterol e ajudam a manter os nutrientes. Por esse motivo, ovos cozidos, escalfados e ovos moles, podem ser as formas de preparo e de consumir ovos mais saudáveis. Esses métodos de cozimento também não adicionam gorduras.

- As comidas fritas podem fazer parte do cardápio até uma vez por semana e você deve optar por somente um tipo. Ou seja, se quiser manter a saúde, é bom evitar a famosa combinação bife frito com batatas fritas - conclui.

5 opções para substituir o óleo de cozinha

  1. Óleo de coco. O óleo de coco é considerado uma dos melhores óleos. ...
  2. Manteiga ghee. Utilizar manteiga ghee, também conhecida como clarificada, para cozinhar é uma decisão positiva e saudável. ...
  3. Azeite de oliva. ...
  4. Óleo de abacate. ...
  5. Óleo de amendoim.

Usar óleos vegetais é o mais indicado para fritar, mas dê preferência aos neutros. Ou seja, evite o óleo de soja, que deixa cheiro e sabor não só na comida, mas na cozinha também. Eles devem possuir um ponto de fumaça alto, visto que a temperatura ideal para fritar é entre 180 e 190º.