Como fritar carne de forma saudável?

Perguntado por: lpeixoto7 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Não deixe que os alimentos fiquem encharcados: Não frite muitos itens de uma vez, pois com a frigideira cheia, a tendência é que a temperatura diminua, demore mais tempo para fritar e esse alimentos absorvam mais a gordura. Atente-se à temperatura: Nunca esquente muito e nem por muito tempo a panela com óleo.

Antes de preparar a carne, procure deixar o alimento marinando no azeite, suco de limão, alho ou vinho tinto que, além de promover mais maciez e sabor ao prato, ajuda a reduzir os riscos de doenças.

Óleos mais saudáveis para fritar
Um estudo descobriu que o azeite de oliva extravirgem e o óleo de coco são dois dos óleos mais estáveis. Os pesquisadores aqueceram três litros de óleo em uma fritadeira a 180 °C por seis horas. Isso sugere que eles podem ser os mais adequados para fritar.

A carne vermelha possui alguns nutrientes importantes, alertam especialistas. Consuma a carne vermelha de forma mais saudável.
...
Para isso, basta alguns cuidados como:

  1. Use água para cozinhar;
  2. Evite preparos fritos e à milanesa;
  3. Enriqueça a receita com legumes;
  4. Escolha uma carne vermelha magra de qualidade;
  5. Faça em casa!

Pessoas que consomem um alto teor de frituras, somadas a outros tipos de alimentos ruins (ricos em açúcares, sódio, industrializados) são mais propensas a desenvolverem doenças. Entre elas estão: problemas cardiovasculares, hipertensão, diabetes, câncer, infertilidade, carência nutricional, entre outras.

Segundo Grootveld, o melhor óleo para fritar e cozinhar é o azeite. "Primeiro porque esses compostos tóxicos são gerados em baixa quantidade e segundo porque os compostos que são formados são menos maléficos para o corpo humano."

Atualmente, a melhor alternativa em termos de saúde é o óleo de coco, que é uma gordura saturada, ou seja, não sofre alterações quando aquecido.

Portanto, a recomendação é que o azeite seja utilizado em alimentos após o preparo, como em saladas, molhos e em finalizações. Em altas temperaturas, como para frituras, o óleo é mais resistente, mas, se requentado, também perde nutrientes.

Existe também a opção que foi feita exatamente para evitar usar óleo na hora de fritar, que é a fritadeira elétrica airfryer, que frita no vapor. Assim como no caso do micro-ondas, tudo o que você precisa fazer é colocar o alimento, ligar o aparelho e esperar ficar pronto.

Uma maneira de driblar o enrosco é garantir o consumo adequado de proteínas. E a carne vermelha é desses alimentos que possuem a versão mais valiosa do nutriente. Ocorre que o ponto de cozimento faz diferença na sua posterior absorção. É o que demonstraram cientistas da Universidade de Clermont Auvergne, na França.

Segundo a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é ingerir 300 gramas de carne vermelha por semana (ou três porções de 100 gramas semanais), porque a carne vermelha também é fonte de nutrientes e aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes.

Além de ser saudável, por ser rico em vitaminas e gorduras boas, o azeite é saboroso. Quando o utilizamos na fritura, damos sabor ao alimento e ainda o impermeabilizamos para a absorção de gorduras em excesso, deixando espaço para que absorvam vitaminas K, E, A e ômega 6 e 9 e, em menores quantidades, o ômega 3.

O melhor óleo para fritura é o de coco
Estudos mostraram que, mesmo após oito horas de fritura contínua a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, o que o torna muito resistente ao calor.

A banha de porco oferece nutrientes como as vitaminas do complexo B, C e D, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro. Inclusive, essa gordura perde apenas para o óleo de fígado de bacalhau quando se trata do teor de vitamina D, o que faz dela um excelente auxiliar para a absorção de cálcio pelo organismo.

De acordo com o cristianismo, Jesus foi executado na Sexta-feira Santa e morreu por nossos pecados. Ao fazer isso, ele sacrificou sua carne. É por isso que a igreja encoraja os seguidores a se absterem de carne carnuda, a de animais de sangue quente, no aniversário da morte de Cristo.

Wally's Porterhouse

Chegamos à carne mais cara do mundo, chamada de Wally's Porterhouse, vendida pela Wally's Wine & Spirits, que fica em Las Vegas, nos Estados Unidos. A casa oferece 1,7 kg dessa carne por um precinho que cabe no bolso: US$ 20 mil, o equivalente a R$ 106 mil reais!

- As comidas fritas podem fazer parte do cardápio até uma vez por semana e você deve optar por somente um tipo. Ou seja, se quiser manter a saúde, é bom evitar a famosa combinação bife frito com batatas fritas - conclui.

Nesse caso, preparar um ovo frito (estrelado ou mexido) não faz mal para a saúde. O problema está na quantidade de gordura inserida na hora de fritar o alimento. Mas, para não aumentar o colesterol, bastar usar um pouco de manteiga, azeite ou algum outro óleo vegetal em pequenas quantidades.