Como Freud divide as fases do desenvolvimento infantil?

Perguntado por: avidal . Última atualização: 22 de maio de 2023
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Trata-se do elemento central da teoria freudiana dos instintos, na qual os seres humanos, desde o nascimento, possuem uma libido (energia sexual) instintiva que se desenvolve através de cinco estágios - oral, anal, fálico, latente e genital -, sendo cada um deles caracterizado por uma zona erógena.

Freud apresentou as fases psicossexuais, na qual mostrou que o desenvolvimento do ser homem se dá por estágios, estágios estes que foram denominados por estágio oral, anal, fálico, latência e por último o estágio genital.

A criança é estimulada pela boca (o seu meio de contato com o mundo que a rodeia) e experiência dor, frustração e satisfação através de pulsões orais. O seu principal objeto de desejo é o seio materno, que proporciona alimento e satisfação. Morder, mastigar, sugar e comer são sinônimo de prazer independente da fome.

Existem quatro áreas do crescimento e desenvolvimento infantil que devem ser acompanhadas pela escola. São as fases física, cognitiva, social e afetiva. Elas devem ser observadas com bastante atenção para identificar se a criança apresenta alguma dificuldade.

Entendendo as 4 fases da infância

  • Primeira infância. ...
  • Fase pré-escolar. ...
  • Período de latência. ...
  • Estágio da puberdade.

Fases do desenvolvimento infantil (segundo Jean Piaget)
A teoria de Piaget considera que o desenvolvimento infantil consiste em quatro fases no que diz respeito à cognição: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

6 anos

A primeira infância compreende a fase dos 0 aos 6 anos e é um período crucial no qual ocorre o desenvolvimento de estruturas e circuitos cerebrais, bem como a aquisição de capacidades fundamentais que permitirão o aprimoramento de habilidades futuras mais complexas.

Em 1923, Freud desenvolveu um modelo estrutural da personalidade, organizando o aparelho psíquico em três estruturas: ID, ego e superego. Cada uma delas é responsável por um aspecto da personalidade humana, regendo a interação do indivíduo com outras pessoas.

Id, ego e superego: esses são os três componentes da Teoria Estrutural, que representam, respectivamente, os impulsos, a racionalidade e o senso de moral.

Podemos dividi-las em: 1) Teorias psicanalíticas, discutidas por Sigmund Freud e Erik Erikson; 2) Perspectiva da Aprendizagem que se subdivide em condicionamento clássico, condicionamento operante e teoria da aprendizagem social; 3) A perspectiva Cognitiva de Piaget e Vygotsky.

A partir das descobertas freudianas a psicanálise passa a olhar para a infância com outros olhos e começa a considerar que a criança também tem sentimentos que podem marcar e determinar seu futuro, tais como lembranças, desejos e fantasias (COSTA, 2010, p. 14).

Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico e pesquisador austríaco que criou a Psicanálise, método utilizado para o tratamento de doenças mentais. Suas teorias modificaram a maneira de ver o ser humano e influenciaram a Medicina, a Educação, as Artes, tornando-o um grande ícone do século XX.

Freud utilizou da literatura grega para explicar o desenvolvimento sexual infantil de uma criança do sexo masculino, que numa determinada fase cria fortes desejos pela mãe. Por outro lado, o menino cria certa rejeição pelo pai, indivíduo com quem divide a atenção materna e, ademais, aquele que dorme com sua mãe.

Podemos observar quatro áreas no desenvolvimento de uma criança, as quais são: a física, a cognitiva, a emocional e a social. Essas áreas necessitam estar sintonizadas e precisam se desenvolver na mesma proporção.

DOMÍNIOS DO DESENVOLVIMENTO
Os cientistas do desenvolvimento estudam os três principais domínios, ou aspectos, do eu: físico, cog- nitivo e psicossocial. O crescimento do corpo e do cérebro, as capacidades sensoriais, as habilidades motoras e a saúde fazem parte do desenvolvimento físico.

Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. É na transição entre eles que há maiores chances de acontecer o desequilíbrio entre assimilação e acomodação.

As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice.

São cinco as etapas de desenvolvimento econômico que Rostow atribui a todas as sociedades: sociedade tradicional, precondições para o arranco, arranco propriamente dito, marcha para a maturidade e a era do consumo em massa.

1) ESTÁGIO PRÉ-NATAL: Concepção ao nascimento; 2) PRIMEIRA INFÂNCIA: de zero a três anos; 3) SEGUNDA INFÂNCIA: dos três aos 06 anos; 4) TERCEIRA INFÂNCIA: dos 06 aos 12 anos – Adolescência. Formação da estrutura e órgãos corporais básicos; O crescimento físico é rápido; Grande vulnerabilidade às influências ambientais.

Fase da Segunda Infância (período de latência) Dos 6 anos até a puberdade. Fase da Adolescência (da puberdade até a idade adulta) Dos 10 até os 18 anos.

A chamada primeira infância contempla a idade de 0 a 3 anos. Esse é o tempo por onde as crianças se desenvolvem rapidamente, aprendem a andar e falar, além de reconhecer cores entre outras evoluções.