Como fortalecer o abdômen após abdominoplastia?

Perguntado por: uramires . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

“O ideal é que o paciente que tem planos de se submeter a uma cirurgia plástica no abdômen ou nas mamas comece um programa de Pilates que evidencie a área a ser operada especificando os músculos que serão solicitados no pós-operatório e, assim, potencializar o resultado da cirurgia”, destaca.

Geralmente, é necessário até um mês de repouso e o paciente deve esperar entre 30 e 45 dias para retomar as atividades menos intensas após a abdominoplastia. Para exercícios que movimentem o abdome, o ideal é aguardar pelo menos 60 dias.

É natural que boa parte do inchaço desapareça cerca de três semanas após a abdominoplastia. Nesse momento, o resultado já se torna bastante satisfatório. No entanto, o corpo continuará eliminando líquidos da região por até um ano ou mesmo 18 meses, deixando a aparência ainda melhor!

4. Passei pela abdominoplastia recentemente e sinto que a barriga abaixo do umbigo ficou dura. Isso é normal? É possível que isso aconteça após a cirurgia, sendo um seroma ou um hematoma (acúmulo de líquido ou de sangue).

A cânula fica acoplada a um equipamento que suga toda essa gordura. Dessa forma, ela é eliminada instantaneamente, reduzindo as medidas do local. Para afinar a cintura, pode ser necessário aspirar abdômen, flancos e até mesmo as costas.

A paciente consegue andar ereta depois de 20 dias de abdominoplastia. Antes disso, não será possível esticar o tronco, porque não haverá pele suficiente. Já que a cirurgia remove toda a flacidez de pele abaixo do umbigo. A forma correta de andar nos primeiros dias é curvada, para não comprometer a cicatrização.

Manter-se encurvada nos primeiros dias de pós-operatório de abdominoplastia; Evitar exposição ao sol; Ficar de repouso; Não carregar peso.

As placas de contenção geralmente são recomendadas após o segundo dia de cirurgia (podendo iniciar o uso até o sétimo dia de pós-operatório). O uso deve se manter por, pelo menos, 30 dias, sempre com a pele seca. Algumas pessoas chegam a uma moda-la por até 3 meses.

O abaulamento é decorrente da incapacidade da parede abdominal em conter o conteúdo abdominal dentro da cavidade abdominal. Esta incapacidade é causada pela fraqueza da parede abdominal. As maiores complicações das hérnias abdominais são o encarceramento e o estrangulamento.

Alguns acessórios deverão ser interrompidos temporariamente: Óculos após Rinoplastia ou Otoplastia (30 dias), calças jeans após Lipoaspiração (30 a 60 dias), salto alto após Abdominoplastia (3 semanas). 5.

Quanto tempo a pele cola depois da abdominoplastia? A recuperação da abdominoplastia para a pele “colar” depois da cirurgia varia para cada paciente. Usualmente, entre 1-3 meses, a pele já está bastante aderida e com cicatrização forte, mas apenas com 12 meses temos a maturação completa da cicatriz.

A órtese de umbigo deve ser utilizada por um tempo mínimo de 2 a 3 meses, podendo se estender até 6 meses. Neste período ocorre o maior risco de estenose umbilical, por isso, usar por um período maior não trará vantagens no seu pós-operatório.

É muito comum que algumas pessoas se queixem por continuar com barriga após a abdominoplastia, mas isso pode ter mais relação com o inchaço pós-procedimento cirúrgico do que com a qualidade da operação. Se você passou por uma recente abdominoplastia e está com uma barriguinha, não se desespere, ela pode sumir!

Em quanto tempo terei resultado definitivo da abdominoplastia? Neste tipo de cirurgia de abdômen nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado, antes de 12 a 18 meses de cirurgia.

Sim, quem faz abdominoplastia pode voltar a ter barriga. Porém, é comum também acontecer o contrário. Muitas pacientes apostam em um emagrecimento progressivo antes da cirurgia, ou seja, aquele que ocorre aos poucos e não de uma vez com dietas malucas que prejudicam a saúde.

Em geral, o tempo mínimo de utilização da cinta é de 21 a 45 dias, iniciando logo após o término da cirurgia. Este é o tempo básico no qual a paciente precisará utilizar os tecidos compressores. Durante esse período, podem ser iniciados a drenagem linfática e outros tratamentos que ajudem na recuperação da paciente.

A massagem pode ser feita de forma manual ou com aparelhos. Porém, quando o assunto é drenagem pós-abdominoplastia ou Lipo, o mais recomendado é a versão manual. Isso porque a fisioterapeuta consegue identificar melhor os edemas e inchaço, além de possíveis nódulos, e trabalhar na recuperação dessas áreas.

A recuperação total pode levar aproximadamente 60 dias. Por isso, durante esse período, é preciso redobrar os cuidados.

O conformador (órtese) umbigo anatômico é indicado para modelar o umbigo em caso de pós-operatório. O uso da órtese para umbigo evita a retração da cicatriz (fibrose) e a estenose pós-cirúrgica. A órtese conformadora para umbigo pode ser usada após abdominoplastia, lipo de abdômen, hérnia e cirurgia bariátrica.

Benefícios da cinta modeladora pós abdominoplastia
Sem o acessório, a sustentação do corpo fica comprometida, os inchaços tornam-se bem mais proeminentes, a cicatrização pode demorar tempo superior ao estimado, sem contar a vulnerabilidade imposta à área tratada.

Exercícios leves, como a caminhada, geralmente podem ser realizados após um mês do procedimento. Já treinar de forma mais intensa e localizada, incluindo a corrida, leva um período maior – por volta de dois a três meses.