Como fortalecer as células de defesa?

Perguntado por: rrodrigues . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

O que fazer para fortalecer o sistema imunológico?

  1. Faça uma dieta rica em frutas e legumes e procure manter um peso ideal.
  2. Pratique exercícios regularmente.
  3. Beba com moderação e não fume.
  4. Durma adequadamente.
  5. Tenha bons hábitos de higiene para evitar infecções, como lavar as mãos com frequência e cozinhar bem as carnes.

Quando falamos em células que participam do sistema imunológico, devemos dar destaque aos leucócitos, responsáveis pelas principais ações de defesa do organismo. Também chamados de glóbulos brancos, são produzidos na medula óssea e migram para as várias partes do corpo pelos vasos sanguíneos.

A imunidade baixa, cientificamente chamada de imunodeficiência, ocorre quando o organismo do paciente está com sistema imunológico fragilizado. Em sua maioria, isso acontece devido a doenças crônicas ou passageiras. O sistema imunológico baixo torna o organismo suscetível a infecções virais, bacterianas e outras.

O sistema imunológico desempenha um importante papel nesse mecanismo de defesa. Ele é constituído por um sistema de células distribuídas numa rede complexa de órgãos, como o fígado, o baço, os gânglios linfáticos, o timo e a medula óssea, e também circulando na corrente sanguínea.

A autoimunidade acontece devido a uma falha no sistema imunológico que não consegue diferenciar os invasores de suas próprias células, órgãos e tecidos saudáveis. Em alguns casos, ela atinge o sangue, ossos, articulações e os músculos. A doença não tem cura.

As barreiras físicas compõem a primeira linha de defesa do organismo. São elas a pele, a saliva, o muco, as lágrimas e os pelos. A saliva, o muco e as lágrimas contêm enzimas que destroem as membranas dos patógenos. Se mesmo assim o patógeno entra no organismo ele se depara com a segunda linha de defesa, a biológica.

As barreiras naturais são constituídas pela pele, pelas membranas mucosas, pelas lágrimas, pela cera dos ouvidos, pelo muco e pelo ácido gástrico.

O aumento ou diminuição de glóbulos brancos no sangue pode causar algumas doenças. Chamamos de leucocitose o aumento significativo de leucócitos no sangue. Já a leucopenia acontece quando ocorre uma diminuição nas taxas de leucócitos, sendo normalmente associada a doenças virais.

As células que participam do sistema imunitário se originam na medula óssea, onde muitas evoluem para a fase adulta. A partir da medula, e por meio de vasos sanguíneos, elas migram junto com todos os elementos celulares do sangue.

O linfócito T auxiliar é a principal célula da resposta imune celular. Eleapresenta como principais proteínas de membrana: TCR (receptor de linfócito T),CD4+ (marcador fenotípico exclusivo de linfócito T auxiliar), CD3+ (marcador delinfócito T em geral) e moléculas co-estimuladoras (CD28 e CD40-Ligante).

A medula óssea produz todos os diferentes tipos de glóbulos brancos, inclusive neutrófilos, eosinófilos, basófilos, monócitos, células B e células que se tornam as células T (células T precursoras).

Linfócitos

Linfócitos
são os glóbulos brancos responsáveis pela imunidade adquirida (específica), inclusive a produção de anticorpos (pelas células B) e a distinção entre o que é próprio do que não é próprio do corpo (pelas células T), e por matar células infectadas e as células cancerígenas (pelas células T killer).

Defesas imunitárias específicas: responsáveis pelas respostas de defesa altamente específicas e personalizadas que o organismo desenvolve face a um dado parasita ou infeção determinada. Este tipo de resposta surge numa segunda fase de defesa, sendo, no entanto, altamente eficiente.

Quais são as células do sistema imunológico? O sistema imunológico é formado por células que atuam na defesa do organismo, como: leucócitos, macrófagos e linfócitos. Os leucócitos são denominados também de glóbulos brancos e são originadas da medula óssea.

4 tipos de alimentos que baixam a imunidade

  • Alimentos com alto índice glicêmico.
  • Alimentos industrializados.
  • Bebidas alcoólicas.
  • Excesso de cafeína.

Os principais nutrientes são: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Estes podem ser divididos em duas categorias: os macronutrientes e os micronutrientes.