Como fortalecer a conexão do casal?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Recomendações para melhorar a conexão com o parceiro

  1. A gratidão. Nada contribui tanto para alimentar a conexão com o parceiro quanto demonstrar que você é grato por sua presença em sua vida. ...
  2. Dedique tempo com exclusividade. ...
  3. Recupere as carícias simples e cotidianas. ...
  4. Resolva os conflitos. ...
  5. Foque as emoções.

A rotina, em conjunto com a falta de comunicação, excesso de dedicação ao trabalho, a convivência, intimidade e o ciúme descontrolado abre espaço para o desgaste dos amantes na relação”, afirma o psicólogo.

O que fazer quando o relacionamento esfria?

  1. Marque um encontro. Para evitar o tédio no relacionamento, surpreenda o seu parceiro com um encontro noturno. ...
  2. Encontre um novo hobby. ...
  3. Faça algo juntos. ...
  4. Tente coisas novas no sexo. ...
  5. Mantenha o diálogo aberto.

Por isso, vale a pena conhecer os pilares mais importantes de um relacionamento, com a finalidade de melhorar a convivência e fortalecer a relação. A psicóloga e sexóloga Letícia García compartilha conosco os 4 pilares fundamentais de um relacionamento: comunicação, confiança, cumplicidade e criatividade.

A base para uma relação saudável é o respeito, a amizade, admiração e alegria. “O que vai sustentar o relacionamento é o respeito por si mesmo e pelo outro, a amizade e a disposição.

Dicas para ter um relacionamento duradouro

  1. Priorize o diálogo. O diálogo é um dos fatores mais importantes para o sucesso de um relacionamento e, ainda, para outras áreas da vida. ...
  2. Faça acordos. ...
  3. Não durma com raiva. ...
  4. Demonstre apoio ao cônjuge. ...
  5. Tenha confiança no outro. ...
  6. Respeite as diferenças. ...
  7. Passe tempo de qualidade juntos.

A princípio, relacionamento desgastado é aquele no qual os parceiros não estão mais em sintonia e acabam em desequilíbrio. Isso significa que pode haver apenas uma infelicidade temporária, desentendimentos e brigas constantes, toxicidade de algumas das partes ou mesmo que o amor acabou.

Amor, respeito, diálogo e confiança, por exemplo, são alguns sinais de um casal feliz. Segundo o psicoterapeuta Luciano Passianotto, o ideal é conseguir enxergar o parceiro como ele realmente é, sem expectativas irreais ou fantasias românticas. “Casais felizes entendem as aspirações e desejos um do outro”, comenta.

Como identificar se é amor ou costume
Um casal apegado à rotina e focado em hábitos tem medo de mudar. O apego faz com que todos os dias sejam iguais, impede o crescimento e o progresso de cada um como indivíduo, colocando-o em estado de inércia não só na relação, mas com outras partes da vida, também.

Ela listou alguns sinais que indicam que o amor acabou, como a falta de interesse em passar tempo juntos, falta de intimidade física, falta de comunicação e compartilhamento de ideias e pensamentos.

5 atitudes para reacender a chama no relacionamento

  1. 1 – Abra o jogo e converse. Pode parecer estranho essa ser a primeira dica, mas o diálogo é a base de qualquer relação amorosa. ...
  2. 2 – Tenham momentos de qualidade juntos. ...
  3. 3 – Demonstre amor. ...
  4. 4 – Faça programas diferentes. ...
  5. 5 – Apimente a relação.

Assim, pode haver um diálogo entre eles, alterando sua ordem e fazendo com que alguns desses estágios se repitam no tempo, por exemplo.

  • Fase 1 - Paixão. ...
  • Fase 2 - União. ...
  • Fase 3 - Desilusão. ...
  • Fase 4 - Amor. ...
  • Fase 5 - Deixar sua marca. ...
  • Casais em relacionamentos afetivos de longa duração.

O que une um casal é o amor! Ame o seu namorado, sua namorada profundamente; primeiro pelo diálogo, pela presença, pela segurança recebida, pelo amor e pela fidelidade. O que nutre o casal é a ternura, é o carinho!

- Diálogo: Esse é o pilar fundamental de qualquer tipo de relação. Sem diálogo, o relacionamento fica difícil, pois as pessoas não se entendem, não compartilham pontos de vista, não solucionam conflitos e etc.

Respeitem a individualidade do outro
A individualidade de cada um não precisa morrer depois do "sim". Um casal saudável continua a praticar os seus hobbies e suas atividades individuais. O espaço de cada um deve permanecer sagrado, e entender que o outro precisa desse espaço é fundamental.

Competir com o parceiro ou parceira
O mais comum é que o casal fique brigando para dizer quem está certo ou errado, quem faz isso ou aquilo, entre outras coisas. Essa competição não é nada saudável, leva ao desgaste da relação e pode estragar um relacionamento.

Continuar lendo Como fortalecer o casal?