Como formar gelo rápido?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Para preparar o gelo rapidamente, ferva a quantidade de água desejada e a coloque no congelador. Aproximadamente 1 hora no congelador é o suficiente para você ter gelo. Agora você já sabe: no momento em que faltar gelo na sua casa, não se desespere.

3 horas

O tempo aproximado para fazer gelo é de 3 horas após reabastecer o reservatório de água. Se a geladeira acabou de ser ligada na tomada, poderá levar mais tempo. Confira as nossas peças de reposição para Geladeira. Dúvidas sobre refrigeração da Geladeira?

Primeiro, leve a água ao fogo até aquelas bolhinhas bem pequenas no fundo do recipiente começarem a se formar (cerca de 60ºC). Mas não deixe ferver: você não quer incorporar gases. Em seguida, despeje tudo em uma forma e leve à geladeira (na parte de laticínios, a cerca de -3ºC) para que o congelamento seja lento.

Coloque 1 copo (medida maior) de gelo moído no saco plástico grande e acrescente a mesma medida de sal. Misture o gelo e sal e deixe derreter até obter uma fase líquida.

Ao adicionar sal ao gelo, seu ponto de solidificação diminui porque ocorre uma forte interação entre as moléculas destas duas substâncias, dificultado a organização dos cristais de gelo. Na Química este processo é fonte de estudo da Criometria. Ao adicionar sal ao gelo, a bebida congela mais rápido.

Com uma chave de fenda com acetato de sódio sólido, toque a substância líquida. A impureza da chave de fenda vai perturbar toda a substância, fazendo com que o congelamento aconteça em pouquíssimos segundos.

misture a água e o sal até que o sal esteja completamente dissolvido. Coloque a mistura em um recipiente hermético e leve-a a uma temperatura abaixo de zero. O ideal é usar um freezer, mas se não tiver um disponível, você pode colocar o recipiente dentro de outro maior com gelo.

Uma solução super saturada de acetato de sódio se encontra em um tipo de equilíbrio chamado meta estável. Quando o sistema é perturbado, por exemplo, um pequeno cristal de acetato de sódio, ele reorganiza a rede cristalina se tornando sólido.

A água quente congela mais rápido porque ela tem menos bolhinhas de gás, que se formam a partir de gases dissolvidos na água a medida que ela esfria.

Mas, ao fabricar gelo com a água da torneira, ele pode estar contaminado e trazer consequências bem desagradáveis para quem o consome. A contaminação alimentar pode trazer riscos sérios para a saúde das pessoas e, de quebra, gerar penalidades para o seu restaurante, bem como manchar a reputação do seu negócio.

Para isso, encha um recipiente suficientemente grande (isopor, cooler, caixa térmica, etc) com água e cubos de gelo na mesma proporção, e a seguir, acrescente o sal. Essa dica serve tanto para manter as bebidas geladas, como para gelar as bebidas que estão em temperatura ambiente.

Como gelar? Coloque o gelo em um isopor, para cada saco de gelo, coloque 2 litros de água, meio kg de sal e meia garrafa de álcool. A água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo (ele demora mais pra derreter) e, por uma reação química, o álcool rouba calor.

Para manter por mais tempo o congelamento, deve-se tentar minimizar as trocas térmicas usando isolantes fechados, ao abrigo da luz (que carrega energia da irradiação solar e de outros corpos quentes), e, em último caso, reduzindo a pressão no recipiente que contém o gelo (quando isso é possível).

Normalmente os congeladores não chegam a uma temperatura tão baixa quanto -78°C para que o gelo seco seja mantido sem derreter. Uma alternativa é enrolar o produto em um jornal e depois armazená-lo em um isopor com tampa. A mudança de fase ainda irá ocorrer, mas depois de um longo tempo.

O cloreto de sódio tem a capacidade de abaixar o ponto de congelamento da água, que ao nível do mar é de 0 ºC. Assim, se fosse adicionado apenas o sal, o gelo iria derreter, pois seria preciso que ele ficasse ainda “mais frio” para congelar novamente.

O álcool tem um papel semelhante: derrete o gelo “roubando” calor e diminui ainda mais o ponto de congelamento. É usado porque quando a temperatura ficar abaixo de -9 ºC, o sal perde um pouco do efeito, mas o álcool não.

A química explica: o sal e o álcool fazem o gelo derreter mais rápido, em uma reação endotérmica, ou seja, que absorve calor.

A água congela a zero grau, porém, com essa mistura, reduzimos a temperatura para -5 ºC. Já a água, que aqui em São Paulo entra em ebulição com 98ºC, com a solução de açúcar alcançou impressionantes 102ºC.

Ocorre parecido com a Ebulioscopia, ao colocar sal na água, diminui a pressão de vapor e assim aumenta o ponto de ebulição da água. Quanto menor a pressão de vapor, menor o ponto de ebulição.