Como formalizar um namoro?

Perguntado por: vgalvao . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Para reconhecer o namoro, basta o casal definir quais as cláusulas do contrato, e agendar o serviço junto a um cartório ou tabelionato com os seus documentos pessoais em mãos.

O documento, contudo, não precisa ser redigido por um advogado. Inclusive, muitos cartórios de notas oferecem modelos de Instrumento Particular de Contrato de Namoro, com cláusulas que podem ser modificadas, a um custo que varia em cada região do país e fica entre R$ 200 e R$ 500.

Para formalizar a união, é possível seguir dois caminhos: no Cartório de Notas, por meio de uma escritura pública declaratória firmada pelos conviventes, ou por meio de um contrato de união estável particular firmado entre os dois e registrado no Cartório de Registro de Títulos e Documentos.

Um grande passo na história de um relacionamento é o momento de trazer a pessoa para o seu convívio, começando pelos familiares e amigos mais próximos. Se você sente que é a hora de passar para o próximo nível, um bom começo é convidar o parceiro para esses encontros e tentar deixá-lo o mais à vontade possível.

Namoro significa a relação afetiva mantida entre duas pessoas que se unem pelo desejo de estarem juntas e partilharem novas experiências. É uma relação em que o casal está comprometido socialmente, mas sem estabelecer um vínculo matrimonial perante a lei civil ou religiosa.

Geralmente, as pessoas precisam de cinco a seis encontros para oficializar o namoro. Cada casal é diferente, mas se nada acontecer após três ou quatro dates, não se preocupe e espere mais duas ou três saídas para discutirem o futuro de vocês.

De maneira geral, pode-se simplificar o conceito de namoro como sendo a união afetiva entre pessoas que, mesmo sendo pública, contínua e duradoura, não possui a intenção de constituição imediata de família.

O contrato de namoro terá validade, caso se refira a uma situação verídica, isto é, se as partes realmente tem uma relação de namoro, e não de união estável. Ele não tem força, porém, de mudar o estado do casal. Se, de fato, eles viverem em união estável, o contrato não terá força para desconstituí-la.

O Contrato de Namoro é um documento assinado por ambas partes do relacionamento, no qual os envolvidos assumem a condição de namorados, mas sem intenção, por ora, de constituir família. É uma escritura pública e deve ser feito no Cartório de Notas.

O namoro é o relacionamento informal e livre dos casais, que não gera direitos familiares ou patrimoniais. As responsabilidades pelo relacionamento são menores, e não há, em princípio, qualquer consequência jurídica na esfera civil. Por sua vez, as uniões estáveis são entidades familiares equiparáveis ao casamento.

O contrato de namoro é um negócio jurídico celebrado mediante a clara e expressa vontade de duas pessoas. Apesar de não possuir previsão específica no Código Civil, trata-se de um contrato como qualquer outro e sua validade jurídica está voltada para os requisitos formais de um contrato.

O que é Compromisso:
Um compromisso é um acordo entre duas partes de que algo será realizado. Um namoro é considerado um compromisso, um casamento também. Quando diz-se que a pessoa está "compromissada" é porque esta estabeleceu um compromisso de fidelidade com a outra sob a forma de um relacionamento amoroso.

O documento registra que há uma relação pública e duradoura, mas não atribui um regime de bens para o casal e nem altera o estado civil do mesmo. Essa modalidade tem se tornado mais comum nos últimos anos, principalmente com a pandemia, mas ainda é menos requerida nos cartórios de notas.

O QUE DEFINE O NAMORO? O namoro já se trata de algo mais sério, nessa relação está envolvido o interesse de ambas as partes. O companheiro normalmente já conhece a família e tem uma melhor relação com o seu grupo de amigos, ou seja, ele está incluso no seu círculo social.

Um relacionamento saudável precisa ter alguns pontos principais, como o diálogo, a confiança, o respeito e o amor. Para que se mantenha o relacionamento a dois, é necessário reinventar, sair da rotina, tratar um ao outro de uma maneira carinhosa e fazer elogios.

No Brasil a idade média de namoro entre pré-adolescentes é de 13 a 16 anos. O namoro entre pré-adolescentes pode não ser um namoro como você pensa. Um namorico na escola, geralmente, é descrito com outras coisas pelo seu filho.