Como foi que o cego Bartimeu ficou cego?

Perguntado por: umendes4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Interessante é que neste evento, Bartimeu jogou fora a capa que usava, e saiu correndo ao encontro do Mestre, que após acalmá-lo, restitui-lhe a visão. O espírito Emmanuel (op. Cit., cap. 98), considera o gesto de despojamento da capa, um atosimbólico precioso.

Portanto, Bartimeu é um cego em Israel, mas também mendigo, o que o colocava na categoria dos mais necessitados, que dependiam da ajuda de outros para sobreviver. Baritmeu é descrito no texto como cego e mendigo.

O cego transformou do impossível no possível através de sua fé, Jesus mandou chamar e o cego jogou a capa da humilhação, porque estava convicto que seria curado, isso aconteceu no último ano do ministério de Jesus Cristo, com 33 anos de idade, tinha que ser naquele dia a cura do cego, ele estava no lugar certo e na ...

Na Idade Média, a cegueira era utilizada como castigo ou como ato de vingança. Ainda neste período era utilizada como pena judicial, aplicada como castigo para crimes nos quais havia participação dos olhos, como crimes contra a divindade e faltas graves às leis de matrimônio.

Josué

-- Josué 6:20-21" Segundo o Primeiro Livro dos Reis Jericó, séculos depois, um homem chamado Hiel de Betel reconstruiu Jericó e assim como Josué havia predito, ele perdeu seus filhos como resultado.

O nome Jericó significa "perfumado" e deriva da palavra cananeia, que tem o mesmo significado. Acredita-se que Jericó seja uma das mais antigas cidades continuamente habitadas do mundo, por isso, é uma importante fonte de informações sobre as antigas habitações humanas no Oriente.

A beira do caminho é lugar de ciladas. No salmos 140:5 diz: Os soberbos ocultaram armadilhas e cordas contra mim, estenderam-me uma rede à beira do caminho, armaram ciladas contra mim. Jesus disse que Ele é o caminho. Estar à beira é estar próximo, mas sem entrar nEle.

Quem era o pai do cego Bartimeu.
Aquilo que se fala de seu Pai, que era um general aposentado do exército Israelita, que se revoltou contra os romanos, sendo castigado pelos romanos, com a morte por crucificação e na cegueira de Bartimeu (arrancaram-lhe os olhos), nada tem de comprovação escrita.

Bartimeu foi o homem que teve a visão restaurada por Jesus na sua passagem em Jericó. Esta maravilha também ficou conhecida como a cura do cego de Jericó. O relato da cura do cego Bartimeu está presente nos três Evangelhos sinóticos: Mateus 20:29-34; Marcos 10:46-52 e Lucas 18:35-43.

Para Bartimeu a capa era o atestado claro da sua cegueira, pois simbolizava tudo que não era adequado, e que portanto, precisava ser deixado de lado.

No caso de Bartimeu, sentado à beira do caminho, mendigando,clamou por misericórdia quando soube da presença do Messias. Foi repreendido pela população, mas reiterou a rogativa. Ouvindo-o, Jesuso chamou à sua presença e indagou o que desejava. Ele solicitou a sua cura.

Através do Braille (sistema de leitura e escrita para deficientes visuais), o cego pode ler qualquer informação ou conteúdo. Livros, revistas, e outros materiais publicados em Braille ou gravados em fitas cassete ou cd, possibilitam a inclusão dos cegos no mundo da cultura.

Depois de cruzar o Rio Jordão, a Bíblia conta a história da batalha sangrenta que Josué enfrentou para conquistar toda a cidade. Para isso, seu povo rodeou suas fortificações sete vezes até que os muros vieram abaixo como o poder divino.

A população de Jericó plantava, colhia e criava animais – foi o que descobriu a arqueologia, através dos vestígios encontrados nas ruínas -, numa época em que muitos povos ainda eram nômades, vivendo apenas do que caçavam e coletavam, num constante movimento sazonal. Estamos falando de muuuuuito tempo atrás.

Os primeiros habitantes de Jericó, que levantaram as primeiras construções e plantaram os primeiros cultivos, foram os cananeus há mais de 10 mil anos. Os sítios arqueológicos de Jericó revelaram que a cidade foi habitada por vários povos ao longo da sua história: romanos, bizantinos, muçulmanos e otomanos.

Jesus curando o cego perto Jericó é um dos milagres de Jesus narrado nos três evangelhos sinóticos. (Marcos 10:46–52, Mateus 20:29–34 e Lucas 18:35–43) Segundo a tradição cristã, o milagre teria ocorrido quando Jesus passava perto de Jericó, antes da paixão.

A primeira cidade conquistada pelo povo de Deus, narrado em Josué 6, a tomada de Jericó. 2- Segunda Jericó – a Herodiana (construída por Herodes o Grande, e passando a ser administrada a pedido do Imperador Romano.

Segundo o Antigo Testamento, Jericó foi cenário para o que ficou conhecido como “A batalha de Jericó”, na qual Josué teria levado o exército e passado sete noites fazendo um cerco às muralhas da cidade. Ao sétimo dia, Deus teria tocado sete trombetas e todos gritaram juntos, assim derrubando a grande muralha.

Ao dizê-lo, Ele declarou ser o Criador do mundo e Jeová, o Deus do Velho Testamento, cujo nome literalmente significa “Eu sou” (ver Êxodo 3:14).