Como foi pego El Chapo?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Ele chegou a ser chamado de "O maior Senhor da Droga do mundo". Em 22 de fevereiro de 2014, "El Chapo" Guzmán foi detido por elementos da Marinha do México em Mazatlan, Sinaloa. Naquele momento encontrava-se evadido da prisão de alta segurança do estado de Jalisco, desde 2001. Em 2013 chegou a ser dado como morto.

Chefe do cartel de Sinaloa era requerido por tribunais do Texas e da Califórnia por acusações que incluem homicídio e narcotráfico. O governo mexicano extraditou aos Estados Unidos o narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán nesta quinta-feira (19), anunciou a Secretaria de Relações Exteriores em comunicado.

López Núñez ajudou Chapo a realizar a sua primeira fuga da prisão há 17 anos e, segundo muitos, era seu sucessor no Cartel de Sinaloa, considerada a maior e mais violenta organização de narcotráfico do mundo.

Em 22 de fevereiro de 2014, "El Chapo" Guzmán foi detido por elementos da Marinha do México em Mazatlan, Sinaloa. Naquele momento encontrava-se evadido da prisão de alta segurança do estado de Jalisco, desde 2001. Em 2013 chegou a ser dado como morto.

No caso de El Chapo, os 12,6 bilhões de dólares são um cálculo do Ministério Público dos EUA, a partir da quantidade de droga que El Chapo e sua organização venderam por lá. O júri considerou provado que Guzmán movimentou mais de 130.000 quilos de heroína e cocaína no país de 1989 a 2014.

Dámaso López Núñez, mais conhecido como "Licenciado", ex-subchefe de uma prisão mexicana, que depois trabalhou por anos para o cartel de Sinaloa e agora colabora com o governo americano, contou ao júri ter se encontrado várias vezes com a ex-miss de 29 anos para discutir detalhes sobre o plano de fuga de El Chapo por ...

O filho de El Chapo também é acusado de tráfico de drogas nos Estados Unidos, mas as autoridades não informaram se ele será extraditado para o país. Quando foi preso em 2019, Ovidio foi libertado horas depois de um intenso conflito ter sido desencadeado em reação a sua prisão.

A justiça lhe impôs uma multa de US$ 12,7 bilhões, quantia que o governo americano estima que "El Chapo" ganhou como líder do cartel entre 1989 e 2014. Ele hoje está retido na Penitenciária Administrativa de Segurança Máxima em Florence, Colorado, mais conhecida pela sigla em inglês ADX, ou "Alcatraz das Rochosas".

O catálogo contém cerca de vinte itens, entre roupas e acessórios, muitas delas com o número 701 estampado — precisamente a posição que a revista Forbes indicou que pertencia a Guzmán, em 2009, na sua famosa lista dos homens mais ricos do mundo.

Após a captura e extradição de "Chapo" para os Estados Unidos em 2017, o comando do cartel ficou a cargo de Ismael "Mayo" Zambada, um dos antigos sócios de Guzmán, e seus filhos Ovidio, Joaquín, Iván Archivaldo e Jesús Alfredo, conhecidos como "Los Chapitos".

Ele está cumprindo pena de prisão perpétua na penitenciária Supermax, no Colorado, a prisão federal mais segura dos EUA, após ter escapado de uma prisão mexicana através de um túnel em 2015.

Joaquim Guzman é apontado como o maior traficante de droga a seguir a Pablo Escobar, responsável por 90% da cocaína e heroína que chegava aos Estados Unidos e Europa. O "baixinho" fica também conhecido pelas duas fugas de estabelecimentos prisionais, a última em 2015 através de um túnel com um quilómetro e meio.

El Cholo Iván, identificado pelo Ministério Público mexicano como Orso e/ou Iván Gastelum, era um temível chefe dos pistoleiros do cartel de Sinaloa, incluído pelo Governo federal na sua lista de 122 alvos prioritários. Foi capturado enquanto protegia o seu chefe, Joaquín El Chapo Guzmán, em Los Mochis.

Apelidado de "o rei da cocaína", Escobar é o criminoso mais rico da história, tendo acumulado um patrimônio líquido estimado em 30 bilhões de dólares no momento de sua morte — equivalente a 64 bilhões de dólares em 2021 — enquanto seu cartel de drogas monopolizou o comércio de cocaína nos Estados Unidos na década de ...

Anderson Lacerda Pereira, conhecido como 'Gordão', era procurado desde 2017 e tinha o nome na Interpol há dois anos. Ele construiu um império de luxo e se inspirava em traficantes internacionais como Pablo Escobar.

Ele escapou de duas prisões mexicanas de segurança máxima – em 2001, com a ajuda de guardas da prisão e, em 2015, através de um túnel debaixo do chuveiro em sua cela.

Caro Quintero, conhecido como o “narco dos narcotraficantes”, é considerado pelas autoridades mexicanas o fundador do cartel de Guadalajara. Ele é acusado de traficar principalmente metanfetamina, heroína, cocaína e maconha.