Como foi o processo de domesticação dos animais?

Perguntado por: uxavier . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Quando nossos ancestrais deixaram de ser caçadores-coletores passando a ser fazendeiros algumas espécies de animais começaram a ser domesticadas para proporcionar a seus donos conforto, alimentação e ajudar nos trabalhos pesados. Os cientistas apenas supõem como os cães e os humanos iniciaram sua aproximação.

A maior parte da domesticação, tanto dos animais quanto das plantas, começou no Neolítico, um período histórico que teve início há mais de 10.000 anos. Nele, as mudanças climáticas propiciaram que as populações humanas passassem a ser sedentárias.

O cachorro foi o primeiro animal domesticado, e o único antes do surgimento das primeiras plantas de cultivo e o aparecimento dos assentamentos agrícolas que iniciaram o Neolítico. Alguns estudiosos chegaram a afirmar que os primeiros cachorros foram domesticados a partir do lobo há 30.000 anos, em pleno Paleolítico.

A plantação atraiu ratos, que atraíram os gatos. As pessoas gostaram da presença dos felinos, pois eles ajudavam no controle de roedores. Para incentivá-los a ficar por perto, começaram a dar alimentos. Esses foram os primeiros passos da domesticação dos gatos.

Dizem que o cão foi o primeiro dos animais a ser domesticado pela humanidade. Dizem também que as primeiras plantas a serem domesticadas foram o trigo, a cevada, a lentilha, as ervilhas… Isso na Mesopotâmia, por aqui, outras foram as plantas domesticadas, o milho e a mandioca, por exemplo.

Desde então, o cão é o melhor amigo do homem. Acredita-se que os cães evoluíram a partir dos lobos. Isso porque, antigamente, quando humanos e animais ainda disputavam o mesmo espaço e lutavam para conseguir comida, alguns lobos perceberam que conseguiam se alimentar melhor se os homens estivessem por perto.

Na Pré-História, os animais eram tratados como mercadorias. Quando não serviam mais, eram descartados, salientando-se que a preocupação não consistia na vida do animal, e sim nos interesses pessoais do ser humano. Não importava se o animal sentia calor, frio, fome, sede e dor, sob alegação de que este não possuía alma.

Entre os principais animais mamíferos domesticados estão: cão, ovelha, cabrito, porco, gado, dromedário, burro, cavalo, búfalo-asiático, gato, porquinho-da-índia, lhama, camelo-bactriano, coelho, rena, furão doméstico, hamster-sírio e elefantes de carga.

A domesticação é um processo evolucionário conduzido pelo homem visando adaptar plantas e animais às necessidades humanas. Plantas domesticadas são geneticamente distintas de seus progenitores selvagens.

Todos os cães do mundo evoluíram a partir de um único grupo de lobos, afirmam cientistas. Um novo estudo argumenta que os cães podem ter evoluído de uma população de lobos de único local por volta de 20 mil a 40 mil anos atrás.

3a - Domesticidade - Na qual a espécie (não mais o indivíduo) se submete ao homem. É o estado de simbiose no qual se acham os animais domésticos e o homem.

Os indícios arqueológicos apontam que os primeiros sinais de domesticação são da era glacial, cerca de 500 mil anos atrás.

ovelha

O segundo animal a ser domesticado foi a ovelha, seguida da cabra, do porco e da vaca. A diferença, claro, é que esses serviam para virar churrasco e fornecer outros materiais – leite, lã, ossos para a fabricação de ferramentas.

Conheça a dickinsonia, o primeiro animal do mundo
Poucas pessoas a conhecem, mas a dickinsonia é uma criatura que existiu durante o período Ediacarano, ou seja, 635 milhões de anos atrás. Deste período vêm fósseis de extrema raridade, aos quais a dickinsonia foi adicionada.

Os cachorros surgiram na América do Norte há 40 milhões de anos e já existiam há 20 milhões quando os primeiros gatos começaram a aparecer na Ásia.

Após a fixação da Humanidade e inicio do sedentarismo o homem mudou "confiando" no animal que ele passou a ter , no antes inimigo que ameaçava, um confiante aliado, tal confiança (creio eu) foi substancial para as relações harmônicas e da saúde humana.

Acredita-se que o primeiro gato do mundo que deu origem a todas as raças de gato é o Felis silvestris lybica, comum na região do Crescente Fértil e primo do leão e do guepardo.

Quando nossos ancestrais deixaram de ser caçadores-coletores passando a ser fazendeiros algumas espécies de animais começaram a ser domesticadas para proporcionar a seus donos conforto, alimentação e ajudar nos trabalhos pesados.

O ser humano passou a se sedentarizar, o que aconteceu em consequência do desenvolvimento de técnicas agrícolas, domesticação e criação de animais e aprimoramento de objetos de armazenagem. Dominando todos esses procedimentos, o alimento começou a sobrar, o que fez o número de mortes diminuir e a população aumentar.