Como foi o período geométrico na arte grega?

Perguntado por: rgaspar2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

O período geométrico da arte grega antiga ocorreu durante o desenvolvimento das primeiras cidades-estados. Os padrões desse período eram de natureza angular e as pessoas eram frequentemente representadas por figuras de “palitos”.

período helenístico

O período helenístico marca o início da produção artística de grande porte. O período helenístico representa o fim das construções artísticas gregas. O período arcaico é marcado pela perfeição, é o apogeu da arte grega.

Pode-se dizer que a evolução da escultura grega é observada em três períodos: Período Arcaico VIII – VI a.C. Período Clássico – V – a.C. Período Helenístico – IV – II a.C.

O que é a arte?

  • Pré-história. Os primeiros artefatos que podem ser considerados como arte apareceram na Idade da Pedra (25 000 – 8000 a.C.). ...
  • Idade Antiga. ...
  • Idade Média (300-1350) ...
  • Idade Moderna (1350-1850) ...
  • Idade Contemporânea (1850–atualidade)

São as principais características da arte grega: * o racionalismo; * a valorização do belo; * a valorização do corpo humano; * cenas da mitologia. cedro importado do Líbano), sendo substituída pelo mármore a partir de finais do século VII a.

A utilização de formas geométricas pelo homem teve início há milhares de anos. Foram nas primeiras pinturas nas cavernas, nas cerâmicas ou nos mosaicos dos pisos que surgiram as primeiras relações entre geometria e arte (Rickey, 2002).

É na Geometria grega que nasce o Desenho Geométrico. Na realidade, não havia entre os gregos uma diferenciação entre Desenho Geométrico e Geometria. O primeiro aparecia simplesmente na forma de problemas de construções geométricas, após a exposição de um item teórico dos textos de Geometria.

Características da Arte Grega
Perfeição; Obras realizadas a partir de modelos vivos; Uso religioso, doméstico ou funerário; Valorização do ser humano.

Características da Pintura Grega
Representações realistas; Uso de técnicas de afresco, têmpera e encáustica nas pinturas murais.

Acrópole grega
As acrópoles eram as antigas cidades gregas. Elas eram formadas por uma fortaleza no alto de uma colina, junto a construções na parte inferior. A mais conhecida, por exemplo, é Atenas.

A Arquitetura Grega desenvolveu-se a partir do século VIII a.C. Ela é vista principalmente em templos gregos construídos para celebrações públicas e adoração aos deuses. Suas principais características são a simetria, monumentalidade e presença de colunas e pórticos.

Aspectos como a representação do homem, a busca pela perfeição, o idealismo das formas por meio da simetria, volume, a riqueza de detalhes e movimento são algumas das principais características da escultura grega que foram sendo aperfeiçoadas ao longo do tempo.

Nesse período inicial, as esculturas eram produzidas principalmente de madeira e terracota onde os movimentos e a expressão ainda não eram tão explorados pelos escultores. Eram basicamente esculturas eretas de baixo e alto relevo, ou seja, aquelas feitas nas paredes e que causam um efeito de profundidade e volume.

Arte Clássica
Os objetos não apenas retratavam pessoas e atividades comuns, mas também capturavam cenas nas quais os deuses estavam trabalhando ou brincando. As figuras eram frequentemente pintadas de vermelho, em vez de preto – como no período anterior – e com grande detalhamento.

Pintura na cerâmica

  • Estilo Protogeométrico – de aproximadamente 1 050 a.C.;
  • Estilo Geométrico – de aproximadamente 900 a.C.;
  • Estilo Arcaico – de aproximadamente 750 a.C.;
  • Pinturas negras – do aproximadamente entre (700–600 a.C.);
  • Pinturas vermelhas – de aproximadamente 530 a.C..

Friso do Partenon

O friso do Partenon ou friso das Panateneias é um friso esculpido que originamente rodeava o sékos do Partenon, na Acrópole de Atenas, Grécia. De ordem jónica — apesar do edifício ser dórico, — o friso é de mármore pentélico, tem 160 metros de comprimento e tem representações 378 figuras humanas.

A arte grega é a manifestação da perfeição, valorização do homem e revela a história, a estética e filosofia desta civilização. Dos povos da Antiguidade, os que apresentaram produção cultural mais livre foram os gregos.